Reduza o colesterol ruim com suco de limão e gengibre

14 Agosto, 2020
Se quisermos reduzir o colesterol, além de tomar este remédio, é fundamental que o complementemos com uma dieta saudável equilibrada e pratiquemos exercícios para obter melhores resultados.
 

O suco de limão e gengibre é uma bebida que pode ser consumida como refresco, mas também como um complemento quando estamos seguindo uma dieta que visa reduzir o colesterol ruim.

Por si só, não reduz o colesterol ruim, no entanto, pode ajudar a alcançar esse objetivo. Como? Substituindo as bebidas industriais, que são ricas em açúcar, sódio e outros elementos pouco benéficos à saúde.

Mais sobre colesterol

O colesterol é uma substância química gerada por nosso organismo através do funcionamento do fígado. Trata-se de um composto essencial para o bom funcionamento do corpo, de certos hormônios, dos ácidos digestivos e das estruturas corporais.

Dependendo da estrutura de sua composição, o colesterol pode ser bom (ou HDL), ruim (ou LDL), ou a combinação de ambos (total). O chamado colesterol ruim é formado pro lipoproteínas de baixa densidade, que é a causa principal dos riscos coronários.

Por sua vez, o colesterol bom é composto por lipoproteínas de alta densidade e sua função é facilitar a limpeza arterial.

O que significa estar com o colesterol alto?

Uma pessoa recebe o diagnóstico de colesterol alto ou hipercolesterolemia quando seus níveis de colesterol total superam os 200 mg/dl, ou também quando os níveis de LDL são superiores a 130 mg/dl, ou os de HDL são inferiores a 35 mg/dl, em homens, e inferiores a 40 mg/dl, em mulheres.

 

Sofrer deste transtorno indica ao paciente que ele corre alto risco de desenvolver problemas graves de saúde, principalmente em relação a tudo o que tem a ver com o sistema cardiovascular.

Níveis de colesterol alto sem controle, podem causar um acidente cerebrovascular, uma cardiopatia e outros problemas associados. Além disso, pessoas que fumam, que sofrem de pressão arterial alta, diabetes ou obesidade, potencializam os efeitos negativos desse lipídio no sangue.

Veja também: Remédio com alho e limão para limpar as artérias e baixar o colesterol

Como reduzir o colesterol?

Baixar os níveis de colesterol envolve modificar por completo os hábitos de vida, principalmente quando a dieta é rica em gorduras e a pessoa não realiza atividades físicas.

Após receber o diagnóstico, e dependendo da gravidade da situação, o médico pode receitar um tratamento farmacológico que deve ser complementado com dieta e exercícios.

Remédios com suco de limão e gengibre

Além de levar um estilo de vida saudável, há quem acredite poder recorrer a remédios naturais para reduzir o colesterol ruim. Um dos mais populares é a mistura de suco de limão e gengibre.

Acredita-se que, dadas as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes de ambos os ingredientes, o remédio pode contribuir muito para a saúde.

Quais são os benefícios do limão?

O limão é famoso por seu alto teor de vitamina C e outros compostos antioxidantes que podem melhorar a saúde em muitos aspectos. Também contém quantidades significativas de fibra, vitaminas e minerais que supostamente contribuem para a limpeza dos vasos sanguíneos, impedindo que o colesterol “grude” nas paredes das artérias.

 

Segundo especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição, o limão é uma fonte de vitamina C, ácidos orgânicos e flavonoides.

Recomendamos ler: Descubra o poder curativo do limão para depurar e melhorar a sua saúde

Quais são os benefícios do gengibre?

Segundo estudos, o gengibre possui mais de 21 antioxidantes que podem ajudar a impedir a peroxidação lipídica. Esse mecanismo reduz de forma significativa os níveis de colesterol bom, e é por isso que é necessário controlá-lo.

Por outro lado, ao ingerir gengibre de forma regular, impedimos que o fígado sintetize o colesterol ruim proveniente dos alimentos.

Receita de suco de limão e gengibre

Ingredientes

  • 1 limão
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado (12 g)
  • Opcional: mel (1 colher de chá, 5 g), canela (ramo ou pó)

Preparo

  • Descasque o gengibre e rale-o.
  • Esprema o limão e reserve o suco.
  • Coloque tudo no liquidificador e adicione um copo de água.
  • Bata até ficar homogêneo.
  • Sirva e beba com moderação.
  • Caso você queira adicionar mel, tente manter a moderação.

Mantenha bons hábitos para reduzir o colesterol

 

Nunca consuma essa bebida como substituição aos medicamentos prescritos pelo médico ou como substituta de uma refeição principal, pois isso pode ter um grande impacto na sua saúde. O ideal é consumi-la como parte de uma dieta equilibrada, variada e rica.

Lembre-se de que o gengibre é um alimento contraindicado em alguns casos, por isso você deve se informar bem a respeito. E, em caso de dúvida, você sempre pode consultar seu médico antes de começar a incorporá-lo regularmente em sua dieta.

Por fim, lembre-se que se você deseja gozar de boa saúde e bem-estar, é imprescindível combinar uma boa alimentação com atividade física regular.

 
  • Salgado, F. (2011). El jengibre (Zingiber officinale). Revista Internacional de Acupuntura5(4), 167–173. https://doi.org/10.1016/S1887-8369(11)70041-2
  • Quintero, A., & Copca, A. L. (2014). Colesterol “ Bueno y malo ” HDL y LDL. Laboratorio Grupo Químico S.A. de C.V. Retrieved from http://www.edu.xunta.es/centros/ieschapela/gl/system/files/HDL+yLDL_0.pdf