Biscoitos de aveia, limão e amêndoas sem fermento

· 7 de fevereiro de 2019
A moda dos alimentos saudáveis tornou-se muito conhecida e procurada. Os biscoitos de aveia, limão e amêndoas são uma opção nutritiva e de um intenso sabor.

Há muito tempo se sabe que as farinhas refinadas e açúcares são prejudiciais à saúde. Quem sabe disso procura opções para melhorar sua alimentação suprimindo-as de sua dieta sem sacrificar o sabor e a variedade.

E há muitas receitas de sobremesas ​​e lanches saudáveis que atendem a esse objetivo, como é o caso dos biscoitos de aveia. Aqui você vai aprender a fazer essa receita sem farinha refinada, açúcar e fermento.

Danos da farinha refinada para a saúde

O risco de comer farinhas brancas, refinadas, é maior se se mantém um estilo de vida sedentário e se são ingeridas repetidamente, em detrimento dos alimentos de origem vegetal. Além disso, o também há a probabilidade de aumentar o risco de sofrer de diabetes.

Os altos níveis de carboidratos dessas farinhas, se processam como glicose no organismo, causando este transtorno. Pessoas que já sofrem de diabetes veem aumentada exponencialmente a vulnerabilidade da sua saúde.

Por serem pesadas e carecerem de fibras, as farinhas processadas são digeridas mais lentamente. Isto por sua vez está relacionado com inflamação no trato intestinal, gases e prisão de ventre.

O consumo dessas farinhas também pode produzir graves reações alimentares, como é o caso da doença celíaca ou da intolerância ao glúten. Outro de seus efeitos indesejáveis são as inúmeras doenças inflamatórias que são capazes de causar. Isto é devido à interferência negativa dos carboidratos no processamento de certos nutrientes.

Veja também: Aprenda a fazer tortilhas de farinha, caseiras e fáceis de preparar

Farinha para preparar biscoitos de aveia, limão e amêndoas sem fermento

Finalmente, o excesso de carboidratos impacta na química natural do cérebro, chegando a ser causa de fadiga, sonolência e depressão.

Recomendações ao assar os biscoitos

Assar é essencial ao preparar qualquer tipo de biscoitos. Por isso recomenda-se estar muito atento para levar ao forno na temperatura indicada.

Se for muito alto, os biscoitos cozinharão muito por baixo e ficarão pálidos na parte superior. Se, pelo contrário, a temperatura requerida não for alcançada, demorarão mais para cozinhar e poderiam se deformar ou ficar muito secos.

Biscoitos de aveia, limão e amêndoas

Os biscoitos de aveia são muito populares e procurados. Nesta receita, seu bom sabor se une ao limão e às amêndoas em uma combinação perfeita. Substituir a farinha processada por este cereal, transforma esse lanche em uma opção excelente e saudável.

Amêndoas para preparar biscoitos de aveia, limão e amêndoas sem fermento

Ingredientes

  • 2 ½ gramas de flocos de aveia (250 g)
  • 1 xícara aveia moída (também chamada de farinha de aveia) (120 g)
  • 1 banana madura
  • ½ xícara de amêndoas em lâminas (80g)
  • 1 copo de leite de soja (200 ml)
  • 2 colheres de sopa de xarope de agave (30 ml)
  • 1 limão grande
  • 1/4 de copo de azeite de oliva (50 ml)
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira (15 ml)

Leia também: Por que devemos evitar as farinhas refinadas? Descubra 7 efeitos negativos

Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
  2. Engordure uma travessa de assar ou cubra com papel manteiga.
  3. Obtenha raspas da casca do limão e esprema-o. Reserve ambos.
  4. Coloque os flocos de aveia em um recipiente e adicione os ingredientes líquidos: o azeite de oliva, o leite de soja, o limão, o xarope e a água da flor de laranjeira. Mexa até misturar tudo muito bem.
  5. Despedace a banana madura em pedaços pequenos e amasse-as com um garfo até obter uma pasta.
  6. Adicione a mistura as raspas de limão e a banana e misture.
  7. Adicione quase todas as amêndoas em lâminas (reserve algumas para enfeitar) e a farinha de aveia. Misture tudo.
  8. Com a ajuda de duas colheres, pegue porções e com elas vá dando forma aos biscoitos de aveia, ou moldando com as mãos. Se quiser que fiquem crocantes por fora e macios por dentro, devem ficar um pouco grossos. Se prefere que fiquem totalmente torrados, faça-os mais finos.
  9. Sua forma também afetará a quantidade de biscoitos que sairão dessa proporção de ingredientes. Coloque-os na bandeja para assar.
  10. Adicione algumas das amêndoas restantes em cada biscoito.
  11. Asse os biscoitos por cerca de 30 minutos, ou até que fiquem bem dourados.
  12. Deixe que esfriem para depois consumir. Podem ser conservados por vários dias em um recipiente coberto. Mais secos estiverem, mais durarão em bom estado.