Descubra os benefícios do limão para a saúde

7 de janeiro de 2019
Apesar de o limão ser ácido, ao entrar no corpo se transforma em alcalino, e por isso ajuda a neutralizar a acidez de outros alimentos.

Quando nos sentimos mal, frequentemente recorremos à medicamentos, vamos ao médico e, como é habitual, oferecem um diagnóstico e um tratamento.

Apesar de todos saberem o que fazer quando adoecem, poucas vezes nos preocupamos em prevenir, e em se esforçar todos os dias para levar uma dieta e hábitos de vida mais saudáveis.

O tratamento com limão é excelente para conseguir esse equilíbrio interno. Não se trata de um “remédio milagroso”, mas sim uma forma de se beneficiarmos desta fruta tão saudável e medicinal que a natureza oferece.

Dessa forma, descubra em nosso espaço os benefícios do limão para a saúde.

Em que um tratamento com limão pode ajudar?

Um dos primeiros aspectos que deve convencer de que o limão é um alimento muito adequado é o seu alto índice de água, minerais e vitaminas, bem como a sua baixa concentração em gorduras ou açúcares.

Os três componentes mais interessantes do limão são, sem dúvida, a vitamina C, o ácido cítrico e o ácido málico.

Sabemos que nem todo o mundo se sente bem quando o consome. Contudo, o segredo para se beneficiar do limão é encontrar a dose certa.

Se acaso perceber que o suco diário de um limão cai mal, tente reduzir à metade ou menos e usar mais água para dissolvê-lo. Se beber este suco de forma regular, seu organismo agradecerá, mas sempre que encontrar a quantidade mais adequada para o seu caso.

Descubra: Todas as propriedades curativas do limão

Veja agora os benefícios do limão para a saúde:

Poder-curativo-do-limão

1. Deixar o organismo mais alcalino

Em nosso espaço, falamos em várias ocasiões dos benefícios de estar com um organismo mais alcalino.

  • Se observar com atenção, perceberá que a maioria dos alimentos que nos rodeiam contêm componentes acidificantes: o açúcar, os doces, os bolos, as carnes, o arroz branco, as farinhas refinadas, as pizzas e os refrigerantes.
  • Tudo isso se traduz em mais trabalho para as células, pois devem eliminar todo o excesso de tóxicos e de resíduos originados por este tipo de alimentos. Isso envolve um sangue mais sujo e um excesso de trabalho para os rins e fígado.
  • É necessário um pH equilibrado para que a alcalinidade forneça uma regulação interna para poder absorver de forma adequada os minerais, e para que não existam depósitos de gorduras ou toxinas que dificultem a correta circulação do sangue.

E uma forma para conseguir tudo isso é cuidar da alimentação, assim como incluir de forma regular limão na dieta.

Leia também: Saiba como preparar água de chia com limão para emagrecer

2. O tratamento com limão mineraliza e depura

Poder-curativo-do-suco-de-limao

Muita gente evita consumir limão porque pensa que é um alimento “ácido” que ataca a saúde dos ossos e que reduz o nível de glóbulos vermelhos no sangue. Acontece exatamente o contrário.

O seu sabor não deve confundir.  Apesar de ser ácido, ao chegar no estômago, o limão se transforma em um aliado alcalino, assim como afirmamos anteriormente.

Por isso, converter-se-á em um facilitador muito potente para que assimilemos todos os nutrientes.

  • Se acaso sofre de anemia, o limão ajudará a assimilar melhor o ferro, graças a sua vitamina C.
  • Seu alto teor em minerais e vitaminas elevará de forma notável as defensas e fortalecerá o sistema imunológico para combater múltiplas doenças.
  • O tratamento com limão é, além disso, um excelente modo de depurar o organismo. Ajuda a digerir as gorduras, reduzir as inflamações, eliminar todas as substâncias residuais que tendem a inchar e a atacar a saúde dos ossos ou das articulações.

3. O seu coração gostará do tratamento com limão

A saúde cardíaca agradecerá o tratamento com limão. O seu alto índice de antioxidantes ajuda a melhorar a saúde das veias e das artérias graças a estas virtudes:

  • Regula o excesso do mau colesterol, o LDL.
  • Proporciona maior elasticidade às veias e artérias.
  • Elimina a placa de gordura grudada nas artérias.
  • Reduz a hipertensão.

Todos os alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes são bons para o coração, mas é evidente que o limão é sempre um dos mais interessantes.

Como realizar o tratamento com limão?

Poder-curativo-da-limonada

Ingredientes

  • O suco de ½ limão orgânico
  • 1 copo de água (200 ml)

Quer ler mais?  Os benefícios e usos da casca do limão

Como preparar?

  • Tente usar um limão orgânico, do qual se conheça a origem e esteja seguro de que tenha sido cultivado sem pesticidas.
  • Pode ser que isso o surpreenda, mas, nos últimos anos, devido aos métodos de cultivo e transporte, muitos dos cítricos estão perdendo os seus níveis originais de vitaminas.
  • Primeiramente, aqueça um pouco de água. Deve ficar morna, não muito quente e, é claro, nunca fria. Dessa maneira, reforça um pouco mais as propriedades do limão.
  • Em seguida, obtenha o suco de meio limão e misture com a água morna. 
  • Beba esta mistura em jejum e com o estômago vazio, durante 4 dias seguidos.
  • Descanse uma semana e recomece.
  • Se acaso perceber que não se sente bem, adicione mais água ou inclua menos limão.
  • O suco de limão também é adequado para tratar a gastrite.

Não duvide. Comece a cuidar um pouco mais de sua saúde com o tratamento do limão.

  • Trucom, C. (2014). O poder de cura do limão. Alaúde Editorial.
  • Moreno LUZIA, D. M., & Jorge, N. (2010). Potencial antioxidante de extratos de sementes de limão (Citrus limon). Ciência e Tecnologia de Alimentos30(2).