8 passos para reinventar a relação do casal

Reinventar-se como casal significa mudar a atitude e o significado do seu relacionamento, especialmente quando ele está passando por uma crise. Com algumas mudanças, podemos melhorar a situação.
8 passos para reinventar a relação do casal

Última atualização: 20 Maio, 2021

Existem vários motivos pelos quais o relacionamento do casal entra em declínio. Quando isso acontece, vivencia-se uma situação de crise em que é necessário reinventar a relação para evitar a separação. Se você quiser saber como fazer isso, continue lendo.

Reinventar a relação do casal implica mudar a atitude atual e dar um novo sentido à vida a dois. Isso requer comprometimento, compreensão e amor. Além disso, deve haver abertura para se permitir repensar as crenças que geram problemas.

Reinventar-se como casal não é uma tarefa fácil. Ambos devem olhar objetivamente para o problema e ser capazes de resolvê-lo em equipe. Isso às vezes é difícil, pois a carga emocional em torno do conflito pode ativar velhos ressentimentos.

No entanto, não é impossível. Mostraremos como fazer isso a seguir.

Orientações e dicas para reinventar a relação

Quando você perde a atração física, a comunicação, a diversão, a cumplicidade ou a paixão em um relacionamento, precisa disparar o alarme e se perguntar se deseja continuar.

Se a resposta for positiva, é urgente repensar a relação. Para isso, deixamos algumas orientações.

1. Identifiquem o problema

Em primeiro lugar, é necessário que vocês dois reconheçam que o relacionamento não está passando por um bom momento e o discutam. É importante identificar qual é o problema para resolvê-lo.

Isso exige que os dois expressem seus pensamentos e sentimentos sobre o relacionamento e, em seguida, busquem alternativas que lhes permitam reinventar a relação.

Os problemas mais comuns costumam ser falta de comunicação, pouca proximidade e intimidade, falta de detalhes, falta de gostos compartilhados e declínio sexual. Identificar a origem dos conflitos ajudará o casal a determinar o que realmente precisa.

O diálogo no relacionamento
Se não houver diálogo entre o casal, é impossível começar a abordar o conflito.

2. Compartilhem momentos a sós

Comprometam-se a compartilhar momentos só entre os dois, pelo menos um dia por semana. Muitas vezes o excesso de trabalho, os filhos e outras obrigações impedem o casal de encontrar um momento exclusivo, o que favorece o distanciamento.

Se este for o seu caso, defina um horário por semana para ficarem juntos só vocês dois e fazerem o que quiserem. Pode ser um jantar romântico, assistir a um filme, conhecer novos lugares ou até mesmo conversar sobre qualquer coisa. Não descuide deste plano e torne-o habitual.

3. Procurem novas atividades como casal

Veja quais são as atividades que vocês apreciam para realizá-las juntos, como aulas de dança ou culinária, praticar esportes, aprender um idioma. O ideal é que vocês dois sejam atraídos pela atividade para que possam apreciá-la enquanto estão na companhia um do outro. Compartilhar interesses comuns fortalece o vínculo e estimula a confiança.

4. Caprichem nos detalhes

Os detalhes são uma forma de demonstrar afeto. Estes não se limitam a presentes materiais, mas também incluem todas as ações que fazem com que ambos experimentem uma gratificação.

Por exemplo, um detalhe seria preparar o café da manhã preferido do parceiro e servi-lo na cama.

É importante que você identifique o que deixa o seu parceiro feliz. Segundo Juan Ortega, a importância de manter os detalhes está no fato de que eles são capazes de consolidar o vínculo, mesmo em tempos de crise.

5. Realizem atividades divertidas

O psicólogo e psiquiatra José Díaz Morfa aconselha a promoção de situações para rir juntos. Esses momentos são necessários para combater a pressão do dia a dia ou o tédio. Além disso, a diversão ajudará o casal a querer compartilhar coisas novas.

6. Reacendam a paixão

A vida sexual é um aspecto a considerar quando se quer reinventar a relação. Para acender a chama da paixão, ouse experimentar coisas novas, como fazer sexo em outros lugares, renovar posições e, inclusive, incluir brinquedos eróticos.

Isso permitirá reativar o desejo e lhes dará a oportunidade de descobrir novas formas de prazer.

7. Respeitem o espaço individual

Assim como é importante investir no tempo juntos, também é necessário que cada um tenha seu próprio espaço. Isso permite que cada um se desenvolva como pessoa, cultive seus hobbies e mantenha suas amizades.

Em outras palavras, ter espaços pessoais é uma forma de atender às suas próprias necessidades. Se não as cobrirmos individualmente, é difícil manter um bom relacionamento.

8. Trabalhem a comunicação

A comunicação é um dos pilares do relacionamento. Procurem sempre manter uma comunicação clara, honesta e compreensiva, na qual sejam capazes de se colocar no lugar do outro e estabelecer acordos.

Da mesma forma, o respeito pelo parceiro deve ser fomentado por meio da escuta ativa, do controle das emoções raivosas e da aceitação de pontos de vista diferentes.

Homem beijando esposa
Os casais podem experimentar novas sensações para fortalecer o vínculo.

Leia também: A convivência em casal

Detalhes do dia a dia para reinventar a relação diariamente

Se você não sabe por onde começar a reinventar a relação, aqui está uma lista de detalhes do dia a dia para ajudá-lo a fazer isso. São os seguintes:

  • Transforme as rotinas em atividades divertidas. Por exemplo, ao limpar a casa, coloque suas músicas favoritas e faça dessa tarefa um momento de entretenimento e compartilhamento.
  • Digam um ao outro coisas que ambos adoram ouvir ao longo do dia. Falem sobre o que aconteceu no trabalho, o que sonharam na noite passada. Preste atenção ao que o parceiro tem a dizer.
  • Esqueça o seu celular quando estiverem conversando.
  • Planejem uma escapadela romântica de maneira inesperada
  • Façam com que cada dia seja especial. Comemorem as pequenas coisas que a vida a dois tem a oferecer. Isso os ajudará a valorizar mais os momentos que passam juntos.
  • Façam uma lista de interesses que têm em comum e desfrutem em fazê-los juntos. Isso inclui falar sobre um tópico pelo qual ambos sejam apaixonados.
  • Relaxem, meditem, façam exercícios respiratórios e massagens. Encontrem uma maneira de colocar suas preocupações de lado.
  • Flertem, elogiem um ao outro, ofereçam presentes inesperados e se surpreendam com os detalhes românticos.
  • Trabalhem em si mesmos. Cuidem da aparência e estabeleçam metas individuais.
  • Respeitem a privacidade de cada um e o tempo a sós.

Reinventar a relação com ajuda profissional

Em alguns casos, principalmente quando o relacionamento está muito deteriorado, a melhor opção será a terapia de casal. O profissional poderá fornecer as ferramentas e o suporte necessários para a superação das suas incompatibilidades.

Caso nada disso funcione, às vezes é melhor optar pela separação. Nem todos os casais foram feitos para ficarem juntos.

Pode interessar a você...
6 obstáculos comuns na terapia de casal
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 obstáculos comuns na terapia de casal

A terapia de casal pode fortalecer o vínculo. No entanto, ela também envolve alguns obstáculos. Neste artigo, vamos descobrir como podemos superá-los.