Os problemas mais frequentes da incomunicação

10 de agosto de 2019
A incomunicação pode prejudicar nossas relações com os outros, já que ser incapaz de se comunicar de maneira saudável, assertiva e clara pode fazer com que as pessoas interpretem mal nosso silêncio.

Quando usamos o termo incomunicação, estamos nos referindo à incapacidade de manter a comunicação com outra pessoa de maneira fluida, saudável e bidirecional. Isso dá origem a formas de se relacionar de maneira bastante prejudicial. Falaremos mais em detalhe sobre as consequências da incomunicação. Não perca!

Situações que a incomunicação não resolve

O primeiro dos fatores da incomunicação é que haverá muitos problemas que permanecem sem solução. Isso não será nada positivo para o relacionamento, uma vez que, mais cedo ou mais tarde, esse conflito ressurgirá sob a forma de recriminação.

Imagine que um dos membros de um relacionamento está chateado por seu parceiro fumar dentro de casa. Seu problema de falta de comunicação impede que ele diga o que pensa de maneira clara, por isso a situação não é resolvida.

No entanto, essa pessoa está com raiva muitas vezes e seu parceiro não entende o motivo. Ele pode até perguntar “o que há de errado com você?”, E a outra pessoa dirá “nada”. Isso gerará um conflito que pode ser agravado.

O que pode acontecer com a pessoa que não se comunica de maneira saudável? Você quer que a outra pessoa leia sua mente e perceba o que lhe incomoda. Esse modo de agir poderia ter sido visto na relação de seus pais e agora ela se reproduz, mas é uma forma de incomunicação.

Leia este artigo: Por trás de toda criança difícil há uma emoção que ela não sabe expressar

Incapacidade de expressar sentimentos

Não é importante apenas expressar sentimentos com o parceiro, mas também com os amigos ou filhos. No entanto, se não soubermos nos comunicar de maneira saudável, é mais provável que isso seja uma limitação ao interagir com outras pessoas.

Quando não expressamos nossos sentimentos, outras pessoas não podem nos conhecer, e tampouco sabem o que sentimos por elas. Por exemplo, se não dissermos a um amigo que o apreciamos muito e que valorizamos sua amizade, ele não saberá.

Da mesma forma, se não dissermos à uma criança o quanto a amamos e não lhe oferecermos nenhum tipo de carinho positivo, ela pode crescer com uma grande falta de afeição. A falta de comunicação nos impede de estabelecer um relacionamento íntimo com o outro, e que exista uma abordagem mais afetiva.

O problema de não saber como comunicar nossos sentimentos é que, muito provavelmente, nós mesmos não saibamos identificá-los. Isso pode gerar não apenas conflitos com os outros, mas com nós mesmos, já que não sabemos o que sentimos.

Não deixe de ler ademais: 7 formas de melhorar a comunicação entre o casal

A incomunicação não permite você chegar a lugar nenhum

Outro problema de falta de comunicação é que você nunca pode chegar a lugar nenhum. Imagine que estamos discutindo com nosso parceiro sobre o fato de que vamos morar juntos. Nós conversamos, pesamos nos prós e nos contras, mas nosso parceiro mal se comunica.

Como ele não está nos dizendo o que ele pensa, nem o que ele sente, e apenas faz caretas e gestos com a cabeça, podemos acreditar que ele tem outra opinião sobre isso, e que está nos dando razão sem concordar. Isso pode nos fazer sentir frustração, e tornar a situação muito tensa.

Tomar decisões em conjunto é impossível, se lidamos com uma pessoa que tem como regra a falta de comunicação. De fato, pode nos exaurir a mera ideia de forçá-lo à dar sua opinião, ou expressar e compartilhar conosco os pensamentos que passam pela sua mente.

Conclusão

Apesar dos problemas que a falta de comunicação cria claramente, precisamos entender as razões pelas quais algumas pessoas são incapazes de se comunicar com outras, de maneira saudável:

  • Medo da rejeição
  • Timidez
  • Autoestima baixa
  • Ausência de habilidades de comunicação
  • Medo de críticas

Em conclusão, estas são algumas das possíveis razões pelas quais uma pessoa pode ser identificada com o problema da incomunicação. No entanto, tudo isso pode ser resolvido. Ir a um psicólogo resolverá o que está afetando a maneira de se comunicar.

Você já lidou com alguém que não sabia se comunicar? Já sofreu com a falta de comunicação? Desenvolver as competências relevantes, e conseguir uma comunicação mais eficaz é possível. Você só precisa estar ciente do que está acontecendo e procurar ajuda.