12 sinais que mostram que há distanciamento entre o casal

5 de setembro de 2019
A distância entre o casal pode ser o prelúdio da separação, mas também podemos aprender a reconhecer os sinais para tomar providências e impedir que o relacionamento se deteriore até esse ponto.

Viciado em trabalho, desculpas e a falta de atenção são sinais de distanciamento.

Ser casado ou viver um relacionamento nem sempre representa automaticamente um acompanhamento. O fato de haver uma pessoa do outro lado do colchão nem sempre significa ter um parceiro amoroso. O distanciamento do parceiro pode afetar o campo emocional, que é ainda pior que a distância física.

Quase sempre essa solidão começa com a indiferença do parceiro. A falta de comunicação, por sua vez, leva a um sentimento de abandono e de falta de carinho. Portanto, isso resulta em um distanciamento que pode ser fatal para o relacionamento. Esses são pequenos erros que vão aumentando até se tornarem um problema difícil de resolver.

O estágio do namoro é geralmente emocionante e dinâmico, mas viver sob o mesmo teto pode levar a um ritmo de vida rotineiro que pouco a pouco interfere na comunicação, fazendo com que diminua e assim, aumente a distância. Aliás, o compromisso de viver como um casal também inclui compartilhar o estresse diário do emprego, problemas econômicos e soluções do dia-a-dia.

Sinais de distanciamento do parceiro

A falta de diálogo e de atenção são sinais de distanciamento

A distância do parceiro pode dever-se a muitas causas, mas algo que devemos ter em mente é que não é saudável manter uma situação com essas características por um longo tempo. Portanto, apresentamos alguns sinais de distanciamento que indicam que é hora de agir.

  1. Excesso de tempo investido em trabalho e passatempos.
  2. Abuso de substâncias.
  3. Pouca comunicação ou conversas somente referidas a temas que não incluem nada de importância pessoal ou emocional.
  4. Incapacidade de interagir com amigos ou familiares do casal.
  5. Parar de fazer planos juntos.
  6. Sensação de vida rotineira.
  7. Falta de atenção e preocupação na vida cotidiana.
  8. Desculpas ao considerar passeios juntos.
  9. Esforços que não são compensados.
  10. Sensação de solidão quando estão juntos.
  11. Imitar comportamentos prejudiciais do parceiro, em vez de falar sobre eles e corrigi-los.
  12. Falta de comprometimento.

Leia também: Os problemas mais frequentes da incomunicação

Comportamentos aprendidos

A distância provoca tristeza e solidão

Geralmente, o afastamento é um comportamento inconsciente para tentar tolerar o relacionamento. Sendo assim, obtemos alívio na intensidade emocional que ele representa. Isso pode ser baseado no comportamento aprendido no círculo familiar em que o parceiro foi criado.

Relações familiares tensas, com pouca afetividade, resultam em pessoas incapazes de expressar suas emoções. Portanto, mesmo se apaixonados, eles marcam uma certa distância, porque é o que está no banco de dados como deveria ser; ninguém lhes ensinou a demonstrar carinho e, consequentemente, não sabem como fazê-lo.

Também pode acontecer que a pessoa tenha sido criada em um ambiente em que seus pais estavam em constante conflito e acredita que marcar uma certa distância ajudará a que não aconteça a mesma coisa no lar que formará. No entanto, o efeito é contrário. A distância do seu parceiro aumenta a ansiedade e pode levar à destruição do relacionamento.

Não deixe de ler: Os 4 pilares fundamentais de um relacionamento

O que fazer?

O trabalho associado a dificuldades econômicas, tempo limitado para compartilhar gostos e passatempos e outros fatores podem ser a causa da sensação de solidão. Portanto, para lidar com essa situação, recomendamos:

  • Aumentar a frequência do diálogo, aliás,  a comunicação é a base de qualquer relacionamento. Expresse suas opiniões, emoções e necessidades. Você também deve saber ouvir, sem jogar culpas ou usar chantagem emocional.
  • Evitar a rotina e tentar compartilhar juntos, fora do mundo digital. Lembre-se de que isso é um complemento, mas não pode ser a base de um relacionamento.
  • É essencial aprender a perdoar os erros um do outro, reconhecer os seus próprios e tentar trabalhar em conjunto para melhorar. Se você não souber como fazê-lo, é melhor procurar ajuda profissional.

A distância no relacionamento é uma realidade que pode ser enfrentada pelo apego ao amor que sentimos um pelo outro. Entretanto, discussões e diferenças são comuns na vida de um casal, mas enquanto mantivermos respeito e motivação para um projeto comum, todo esforço será recompensado.