5 recomendações para ter um filho carinhoso

· 29 de junho de 2018
Para ter um filho carinhoso, você deve ser seu exemplo. Sua forma de tratar os demais, e especialmente, de tratá-lo, influenciará em como seu filho expressa seus sentimentos. 

Quantos pais sonham com aqueles grandes e ricos abraços que recebem de seus filhos? Quando chegam em casa do trabalho, desfrutar do afeto de seus filhos. Ter um filho carinhoso é satisfatório para os pais, e ainda que não acredite, é algo fácil de conseguir.

Existem casos nos quais os filhos são fechados e não expressam seus bons sentimentos. Algumas destas razões, podem ser justamente por traumas emocionais ou falta de carinho. Se não consegue ter um filho carinhoso, o inicial será averiguar o que acontece com o seu filho e como pode ajudá-lo. 

Nem tudo está perdido! Se você dar momentos de amor e compreensão, os maus hábitos que seu filho possa ter, irão desaparecer. É por isso que hoje trazemos as melhores recomendações para fazer de seu filho um menino mais doce e carinhoso.

Como ter um filho carinhoso?

Os filhos adoram imitar os adultos. Por isso é muito importante ter uma boa imagem diante deles. Se você quer ter um filho carinhoso, um dos pontos primordiais para consegui-lo é ensiná-lo a ser amoroso com as pessoas e ter tais ações como hábitos, os quais podem ser: sorrir, cumprimentar com afeto e ser atento com as demais pessoas.

Vários pais costumam dar como prêmio aos seus filhos coisas sem afeto, como brinquedos, guloseimas ou dinheiro. Ao fazer isso, em vez de cumprir como pais, estão mesmo criando um vazio. Existem momentos nos quais a melhor recompensa pode ser um abraço ou um beijo de mãe ou do pai. 

Saiba mais: Como se aproximar dos filhos para poder aconselhá-los?

Filho carinhoso dando a mão para sua mãe

Dar amor é o que eles precisam. Se ter um filho carinhoso é o que quer, pode começar sendo um guia para ajudá-lo a expressar melhor seus sentimentos para com as pessoas mais próximas. Todo primeiro passo dá bons resultados.

1. Demonstre afeto

Acorde seu filho com beijos e abraços, assim como no momento de ir dormir. Ao converter este gesto em um hábito, ele o repetirá com seus seres amados, como seus amigos e familiares. Isso fará com que melhorem suas relações pessoais e, também, o converterá em uma pessoa mais carinhosa.

O amor nunca é demais. A generosidade é um valor que deve ser incentivado desde cedo. Dar amor, ao contrário do que muitos creem, é significado de pessoas fortes e sem complexos. O carinho está profundamente vinculado as boas ações. Quem o faz bem, sem dúvidas, tem carinho em seu coração.

2. Faça-o sentir seguro

Muitos meninos duvidam do carinho de seus pais devido a ausência de gestos ou porque não expressam o amor que sentem por seus filhos. Muitos desses meninos podem se tornar rebeldes com o tempo.

Existem momentos que podem ser compartilhados com seu filho, como ver televisão, ler, comer, brincar, e até mesmo, dormir juntos. Ao passar estes momentos únicos com seu filho, o fará se sentir mais seguro e poderá ter um filho carinhoso.

Leia mais: Como ensinar seu filho a dormir a noite inteira?

Filho que não é carinhoso com a mãe

3. Garanta uma casa livre de violência

Talvez seu filho possa lhe causar estresse ou incômodos, mas sempre é bom saber controlar estas emoções.

Ao não fazê-lo, podemos gritar e feri-lo fisicamente sem necessidade. Assim, a única coisa que conseguiremos será afastá-lo da ideia de ser carinhoso com os demais, e principalmente com você. Ao aprender como administrar tais emoções, poderá evitar consequências que lamentaria no futuro.

4. Ensine-o o valor do respeito

Quando seu filho te acompanha nas compras, em um passeio ou algum outro lugar, capte com atenção como trata as outras pessoas. Se você é daquelas que cumprimenta com muito amor e respeito, provavelmente ter um filho carinhoso não será difícil para você. Ao ensinar tal gesto, está demonstrando o sentido do respeito que se deve ter com os demais.

5. Seja um exemplo

Saúde a todos com afeto, fale das coisas que ama fazer, seja generoso com os mais necessitados e passe estes bonitos valores ao seu pequeno.

Os filhos sempre querem chegar a ser como seus pais, assim que sempre pareça como um super-herói para eles, já que é a pessoa que mais vão admirar.

Filho carinhoso com a mãe

Conclusão

Hoje em dia, a tecnologia nos afasta do afeto que damos como pessoas. Ao deixar todo nosso carinho em uma tela, é difícil o tratamento com nossos familiares, amigos e demais indivíduos que conhecemos. Não permita que isso lastime seus filhos, já que para serem carinhosos, precisam que você o expresse primeiro.

Cada filho é um mundo diferente. Terão alguns que, por seus próprios traços de personalidade, não irão ser muito expressivos. No entanto, existem casos nos quais você como pai pode ajudar.

Faça-os se sentirem mais seguros, ensinando-os bons valores e dando muitos beijos e abraços. Dedique momentos para os seus filhos, porque eles agradecerão no futuro.