Como ensinar seu filho a dormir a noite inteira?

É natural que o sono de um bebê seja bem leve em seus primeiros meses de vida. Porém, há coisas que você pode fazer para ajudá-lo a dormir melhor.
Como ensinar seu filho a dormir a noite inteira?

Escrito por Thady Carabaño

Última atualização: 23 agosto, 2022

A ideia de fazer um bebê dormir durante a noite é mais uma maneira de falar, porque, na prática, não é assim. O normal é que um bebê acorde várias vezes durante a noite. E embora possa não parecer, os adultos também.

Um adulto não dorme “a noite toda”, ao contrário do que muitas vezes se pensa. O ciclo normal de sono do adulto inclui vários despertares durante a noite, após os quais eles adormecem novamente.

Um bebê pode passar 17 horas por dia dormindo, com vários despertares incluídos. Portanto, não há muito o que ensinar a eles sobre dormir bem, pelo contrário, eles sabem fazer isso maravilhosamente bem.

O que devemos saber sobre o sono das crianças?

O sono é um processo natural em todo ser humano. No cérebro do recém-nascido, os ciclos de sono duram de 2 a 3 horas, segundo um estudo publicado no Boletín de la Sociedad de Pediatría de Asturias, Cantábria, Castilla y León . O ponto é que assim que acorda, o bebê não sabe como conciliar o sono novamente e chora.

Nos 9 meses em que esteve dentro da barriga de sua mãe, o pequeno passava boa parte do tempo dormindo, alternando o sono com a alimentação através do cordão umbilical. Quando acordava, ouvia o coração e a voz de sua mãe. Logo depois, voltava a dormir. Então, assim que nasce, pode-se dizer que literalmente acorda.

O recém-nascido acorda, chora e, depois de comer, volta a dormir. Assim, costuma passar o dia todo nesse mesmo ciclo. Se o bebê for amamentado, aos 20 minutos aproximadamente já terá digerido o leite. Se tomar leite em pó, vai demorar umas duas horas para digeri-lo. Depois, acordará e, novamente, procura sua mãe para começar o ciclo de novo.

Veja também: Motivos para amamentar o seu bebê

Meu bebê dormia, mas agora já não dorme…

Nos dois primeiros meses de vida do bebê, o sono tende a ser tranquilo, mas, a partir do terceiro ou quarto mês, torna-se mais leve. É então quando o bebê acorda mais vezes. Muitas mães reprovam isso, afirmando que não ensinaram bem aos seus bebês, quando realmente esse padrão de sono é normal em todo bebê que está amadurecendo seus ciclos do sono.

Aos 6 e aos 8 meses, o sono do bebê alcança todas as fases do sono (as 4 fases do sono lento e a fase do sono rápido). Porém, em algumas crianças, ainda não tem a duração ou a periodicidade dos adultos, como mostra este artigo publicado em Pediatría Atención Primaria.

Aos 3 anos, o sono da criança é como o do adulto, mas somente aos 5 ou 6 anos é quando a criança vai superar todas as dificuldades para dormir a noite toda.

O que você deve fazer para o bebê dormir a noite toda?

É normal que os pais se perguntem se estão fazendo isso certo, se algo “anormal” está acontecendo com seu bebê porque não consegue conciliar o sono e chora. Porém, uma atmosfera carregada de preocupação, ansiedade e tensão é o pior cenário para dormir a noite toda.

Existem métodos como o Estivill e o Ferber que recomendam deixar a criança chorando até que ela se acalme. Efetivamente, depois de tanto chorar, em algum momento ela vai dormir pelo cansaço de esperar que alguém a atenda. Avalie se essa é a opção para você e seu filho.

Para a doutora Rosa Jove, autora do famoso livro “Dormir sem lágrimas”,  deixar um bebê chorando gera um choque emocional. Os hormônios que regulam as emoções são alterados e o bebê aprende que não faz sentido reclamar, porque sua mãe não vai atender ao seu chamado.

O pediatra Carlos Gonzalez, conhecido por livros como “Beija-me muito. Como criar seus filhos com amor”, explica que quando o bebê acorda e chora por sua mãe, espera que atenda ao seu chamado. Se a mãe acudir, o bebê aprende a ter respostas aos seus pedidos.

É comum pedir aos pais que limitem o contato com seus filhos e não se esforcem para consolá-los, já que isso pode “mal criá-los”. Contudo, é completamente normal que as crianças acordem a noite e queiram ser consoladas para conciliar o sono de novo.

Como ajudar o seu filho?

Depois de muitas noites com muitos despertares, você estará cansada e vai querer algo que a ajude e faça seu pequeno dormir a noite toda. Sabemos que não é fácil, mas se você estiver de acordo com a criação respeitosa, sabe que a opção não é deixar o bebê chorando.

A recomendação básica é: ter paciência até que seu filho amadureça e regule seus ciclos. Mesmo que te digam que determinado método funcionou para tal bebê, não necessariamente será igual com o seu filho. Na dinâmica diária com seu bebê, você  descobrirá o que funciona para vocês.

Porém, estabelecer algumas rotinas ajuda a proporcionar a calma de que seu filho precisa antes de dormir.

  • Dê um banho com água morna no bebê antes de colocá-lo para dormir.
  • Evite os brinquedos ou telas luminosas no berço ou na cama, já que isso desperta sua atenção.
  • Se seu filho tiver mais de 2 anos e já assistir televisão ou brincar no tablet, seu uso não deve ultrapassar uma hora por dia.
  • Quando uma criança se sente muito cansada, ela tem mais dificuldade para conciliar o sono. Por isso, a soneca depois do almoço é um recurso valioso.
  • Se ele não gostar de ambientes escuros ou se esse for um de seus medos, deixe uma luz tênue acesa.
  • Evite se alterar ou menos repreendê-lo ou castigá-lo mandando-o dormir. Associar o sono com castigo é uma ideia muito infeliz.
  • Tenham seu ritual pra ir dormir. Pode ser cantar uma mesma música de ninar, ler um conto, conversar um pouco.

Sobre como dormir a noite toda…

O estilo e os métodos de criação que cada mãe decidir para o seu filho é uma decisão particular. Porém, insistiremos em que é importante respeitar os ciclos e as particularidades de cada criança. Igualmente, é necessário compreender que a fórmula que serve para um bebê não necessariamente ajudará outro.

Seu filho não será um bebê pra sempre. As noites de cansaço que ele gera aos pais hoje são parte do seu amadurecimento e crescimento. Tenha paciência, pois logo ele deixará de ser bebê e o que hoje parece um problema amanhã terá ficado para trás. Logo haverá tempo para dormir mais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.