4 passos para ajudar o bebê a dormir

· 16 de abril de 2018
Existem estratégias que podem ajudar o bebê a dormir tranquilamente. Neste post nós as compartilhamos com você, bem como algumas dicas para alcançar este objetivo de forma eficaz.

Ajudar o bebê a dormir é uma maneira de começar a desenvolver sua futura independência. O ritual realizado na hora de dormir é muito importante. Você deve niná-lo de uma maneira descontraída e confortável para ser produtivo em seu desenvolvimento.

O recém-nascido não diferencia entre dia e noite. Por esta razão, a atividade de dormir deve ser incluída pouco a pouco. Isso é feito para que ele entenda que dorme à noite e deve ficar acordado durante o dia.

Não há manuais para ensinar as crianças a dormir, cada bebê aprende a descansar com uma rotina específica. Embora cada criança seja diferente, você pode tentar aplicar esses passos que compartilhamos abaixo.

O que você deve fazer para ajudar o bebê a dormir?

1. Jantar leve

Bebê comendo

Dar ao bebê a última refeição do dia entre 20:00 e 21:00 é o primeiro passo. A comida deve ser leve para que ele possa digeri-la rapidamente, dormir cedo e descansar bastante. Desta forma, no dia seguinte acordará com mais energia.

2. Banho: a estratégia perfeita para fazer o bebê dormir

Chega o momento do banho, o momento ideal para relaxar o bebê com um banho quente. Se desejar, adicione um aroma como camomila ou lavanda. Isso vai fazer ele dormir muito melhor e descansar.

3. Levar para o quarto 

Mãe colocando o bebê para dormir

Depois de alimentar e dar banho no bebê, leve-o para o quarto onde ele dorme. A área de descanso deve ser feita para que a criança durma tranquilamente durante a noite.

4. Mimos e histórias ajudam o bebê a dormir

Enquanto estiver no quarto, pegue-o no colo por alguns minutos. Conforte-o, acaricie-o e ame-o. Aproveite o momento, seu filho não vai ser um bebê toda a sua vida. Se ele já está em um estágio em que entende um pouco mais, você pode ler uma história para ele.

Quando o bebê já estiver dormindo, apague a luz. Envolva-o para que fique quente e passe a noite feliz. Você pode deixar uma pequena lâmpada acesa para ele não entrar em pânico com a escuridão, caso acorde à noite.

Algumas dicas para ajudar o bebê a dormir

Vista-o com um pijama confortável

Bebê dormindo

Para que seu bebê durma tranquilamente, vista pijamas confortáveis. Os mais usados ​​são aqueles de 100% de algodão. Com este tipo de tecido ele evitará quadros alérgicos, se sentirá mais confortável e dormirá melhor.

É importante que você verifique se o pijama não fica muito apertado. Certifique-se de usar o tipo certo de roupa para cada estação. Além disso, verifique se as etiquetas da roupa não roçam ou incomodam.

Mantenha seu quarto a uma temperatura adequada 

O recém-nascido vem de um ambiente acolhedor e agradável, que é o ventre de sua mãe. Para simular aquele lugar de onde vem, você deve controlar a temperatura do ambiente onde vai dormir.

Você deve garantir que não há correntes de ar que possam deixá-lo desconfortável e com frio. No entanto, o quarto não pode ser muito quente. A criação do ciclo de sono de um bebê exigirá um ambiente agradável.

Faça aromaterapia e massagem

Massagem nos pés do bebê

A aromaterapia tenta nos sensibilizar com certos aromas ou óleos. Isso nos ajuda a alcançar uma maior força física e psíquica. Além disso, eles contribuem para a nossa energia e para nos sentimos bem por dentro.

Portanto, usar uma essência enquanto você faz uma massagem adequada em seu bebê irá ajudá-lo a relaxar e a se sentir pronto para dormir. Este momento de aromaterapia deve ser um bálsamo para ajudá-lo a adormecer de uma forma agradável.

Você não deve usar aromas que sejam fortes demais, pois podem causar alergias, fazendo com que ele espirre, coce os olhos ou se sinta desconfortável.

Lembre-se

Bebê dormindo tranquilamente

Estes quatro passos para ajudar o bebê a dormir, a aromaterapia e as massagens relaxantes são uma ótima maneira de fazer ele se sentir seguro, amado e pronto para dormir.

Se você notar algo irregular, deve ir imediatamente ao pediatra. Normalmente, seu bebê vai dormir e acordar o quanto for necessário.