6 dicas para ter um quarto mais saudável
Quer saber como ter um quarto mais saudável? Embora não costumemos dar muita atenção ao tema, um cômodo pode ser contaminado por diferentes elementos que ameaçam a saúde física e emocional de uma pessoa.
É necessário se concentrar neste tópico, principalmente quando se trata de dormir bem e obter um descanso agradável, necessário para renovar as energias e começar todas as manhãs com força e motivação.
Tenha em mente que, ao dormir, o corpo gera antioxidantes e hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Se você quiser que seu quarto seja um templo de tranquilidade, “boas vibrações” e um lugar agradável para descansar, siga as seguintes dicas passo a passo:
1. Evite dispositivos eletrônicos para ter um quarto mais saudável
Os transtornos do sono estão relacionados à quantidade de poluição eletromagnética presente no cômodo.
Televisões, tablets, computadores e telefones móveis deterioram a qualidade do sono, reduzindo nossas defesas.
Portanto, evite a sobrecarga magnética na sala. Retire o tablet e o celular e desconecte os outros aparelhos, como o aparelho de som e a TV.
2. Ventile o seu quarto
É fundamental que o ar que você respira no cômodo seja renovado diariamente: assim você eliminará a sujeira que estiver acumulada.
- Adquira o hábito de abrir as janelas pelo menos 10 minutos por dia quando você acordar.
- O ar limpo não só produzirá um efeito refrescante, mas também ajudará a prevenir o mofo e a proliferação de micro-organismos bacterianos.
3. Troque a roupa de cama semanalmente
A roupa de cama deve ser trocada ao menos uma vez por semana. Isso evitará o acúmulo de bactérias, ácaros e outros germes que ameaçam a saúde.
Se possível, lave todo o conjunto de roupa de cama (cobertores, colchas e capas) com água quente e sabão antibacteriano para eliminar de forma mais eficaz qualquer vestígio de bactérias.
4. Decore com plantas
Existem diferentes plantas que, além de decorar, oferecem uma sensação de relaxamento e harmonia e nos ajudam a ter um quarto mais saudável.
Embora as plantas em geral sejam úteis para purificar o ar, nem todas são adequadas para armazenamento em um espaço confinado, portanto, escolha qualquer uma das seguintes:
- Lavanda: além de ter um aroma requintado, a lavanda é usada para induzir o sono e reduzir o estresse.
- Jasmim: esta planta exótica é especializada em proporcionar um efeito calmante e controlar a ansiedade.
- Areca-bambu: a areca-bambu atua como um relaxante, além de ser perfeita para purificar o ar e decorar os espaços.
- Língua-de-sogra: a língua-de-sogra é ideal para decorar os interiores, pois suporta mudanças climáticas fortes, além de resistir à falta de luz e irrigação. Purifica o ar, transformando o dióxido de carbono em oxigênio e, de acordo com o feng shui, é um ímã para a boa sorte.
- Crisântemo: graças às suas belas cores, o crisântemo é usado para purificar o ar e dar um toque de harmonia e felicidade ao lar.
- Orquídea: conhecida como a planta da juventude, tem a capacidade de remover do meio ambiente o xileno, narcótico e agente prejudicial encontrado em pequenos eletrodomésticos.
- Aloe vera: O aloe vera é uma planta adequada para se ter em casa, pois é responsável por emitir oxigênio e estimular um sono mais profundo. É a planta perfeita se você não passa muito tempo em casa, pois suporta a falta de luz e água. Embora você ainda deva cuidar dela, é muito mais resistente do que outras plantas.
5. Remova o lixo
Se você é daquelas pessoas que tomam café da manhã, almoço ou jantar na cama enquanto veem televisão, retire imediatamente os pratos e louça sujos.
Além de causar um cheiro ruim e uma aparência ruim, você pode estar atraindo bichos indesejados.
6. Coloque tudo em seu lugar
Existem muitas maneiras de promover a saúde emocional, e uma delas é manter o quarto e a casa em perfeita ordem.
- Mantenha tudo em seu lugar, arrume a cama assim que se levantar, pegue os sapatos e mantenha as roupas sujas no cesto de roupas.
- Certifique-se de que a decoração e cada elemento que esteja no cômodo cumpra a função de transmitir tranquilidade e alegria.
- Se você puder, adicione fotografias ou imagens que combinem com a decoração e o faça lembrar de lugares, momentos e pessoas especiais.
Esta é uma rotina muito simples de se praticar. Ao chegar em casa depois de um longo dia, você vai se sentir muito melhor ao ter um quarto mais saudável, limpo e organizado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kaufman, D. M. (2008). Trastornos del sueño. In Neurología clínica para psiquiatras. https://doi.org/10.1016/B978-84-458-1917-3.50017-2
- Miró, E., Cano-Lozano, C., & Buela-Casal, G. (2005). SUEÑO Y CALIDAD DE VIDA. Revista Colombiana de Psicología. https://doi.org/10.1007/s00253-011-3421-1