6 dicas para ter um quarto mais saudável

· 10 de janeiro de 2018
Acredite ou não, manter o quarto limpo e arrumado não é apenas bom para a sua saúde física, evitando micro-organismos prejudiciais, mas também para o seu bem-estar mental.

Quer saber como ter um quarto mais saudável? Embora não costumemos dar muita atenção ao tema, um cômodo pode ser contaminado por diferentes elementos que ameaçam a saúde física e emocional de uma pessoa.

É necessário se concentrar neste tópico, principalmente quando se trata de dormir bem e obter um descanso agradável, necessário para renovar as energias e começar todas as manhãs com força e motivação.

Tenha em mente que,  ao dormir, o corpo gera antioxidantes e hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Se você quiser que seu quarto seja um templo de tranquilidade, “boas vibrações” e um lugar agradável para descansar, siga as seguintes dicas passo a passo:

1. Evite dispositivos eletrônicos para ter um quarto mais saudável

Mulher dormindo tranquilamente

Os transtornos do sono estão relacionados à quantidade de poluição eletromagnética presente no cômodo.

Televisões, tablets, computadores e telefones móveis deterioram a qualidade do sono, reduzindo nossas defesas.

Portanto, evite a sobrecarga magnética na sala. Retire o tablet e o celular e desconecte os outros aparelhos, como o aparelho de som e a TV.

2. Ventile o seu quarto

Mulher deixando a luz natural entrar no quarto

É fundamental que o ar que você respira no cômodo seja renovado diariamente: assim você eliminará a sujeira que estiver acumulada.

  • Adquira o hábito de abrir as janelas pelo menos 10 minutos por dia quando você acordar.
  • O ar limpo não só produzirá um efeito refrescante, mas também ajudará a prevenir o mofo e a proliferação de micro-organismos bacterianos.

3. Troque a roupa de cama semanalmente

Lençóis brancos secando

A roupa de cama deve ser trocada ao menos uma vez por semana. Isso evitará o acúmulo de bactérias, ácaros e outros germes que ameaçam a saúde.

Se possível, lave todo o conjunto de roupa de cama (cobertores, colchas e capas) com água quente e sabão antibacteriano para eliminar de forma mais eficaz qualquer vestígio de bactérias.

4. Decore com plantas

Quarto organizado e decorado

Existem diferentes plantas que, além de decorar, oferecem uma sensação de relaxamento e harmonia e nos ajudam a ter um quarto mais saudável.

Embora as plantas em geral sejam úteis para purificar o ar, nem todas são adequadas para armazenamento em um espaço confinado, portanto, escolha qualquer uma das seguintes:

  • Lavanda: além de ter um aroma requintado, a lavanda é usada para induzir o sono e reduzir o estresse.
  • Jasmim: esta planta exótica é especializada em proporcionar um efeito calmante e controlar a ansiedade.
  • Areca-bambu: a areca-bambu atua como um relaxante, além de ser perfeita para purificar o ar e decorar os espaços.
  • Língua-de-sogra: a língua-de-sogra é ideal para decorar os interiores, pois suporta mudanças climáticas fortes, além de resistir à falta de luz e irrigação. Purifica o ar, transformando o dióxido de carbono em oxigênio e, de acordo com o  feng shui, é um ímã para a boa sorte.
  • Crisântemo: graças às suas belas cores, o crisântemo é usado para purificar o ar e dar um toque de harmonia e felicidade ao lar.
  • Orquídea: conhecida como a planta da juventude, tem a capacidade de remover do meio ambiente o xileno, narcótico e agente prejudicial encontrado em pequenos eletrodomésticos.
  • Aloe vera: O aloe vera é uma planta adequada para se ter em casa, pois é responsável por emitir oxigênio e estimular um sono mais profundo. É a planta perfeita se você não passa muito tempo em casa, pois suporta a falta de luz e água. Embora você ainda deva cuidar dela, é muito mais resistente do que outras plantas.

5. Remova o lixo

Quarto bagunçado

Se você é daquelas pessoas que tomam café da manhã, almoço ou jantar na cama enquanto veem televisão, retire imediatamente os pratos e louça sujos.

Além de causar um cheiro ruim e uma aparência ruim, você pode estar atraindo bichos indesejados.

6. Coloque tudo em seu lugar

Ambiente organizado

Existem muitas maneiras de promover a saúde emocional, e uma delas é manter o quarto e a casa em perfeita ordem.

  • Mantenha tudo em seu lugar, arrume a cama assim que se levantar, pegue os sapatos e mantenha as roupas sujas no cesto de roupas.
  • Certifique-se de que a decoração e cada elemento que esteja no cômodo cumpra a função de transmitir tranquilidade e alegria.
  • Se você puder, adicione fotografias ou imagens que combinem com a decoração e o faça lembrar de lugares, momentos e pessoas especiais.

Esta é uma rotina muito simples de se praticar. Ao chegar em casa depois de um longo dia, você vai se sentir muito melhor ao ter um quarto mais saudável, limpo e organizado.