Receita super saudável : O brocomole

· 31 de janeiro de 2019
Uma ideia original para mudar a forma como você inclui o brócolis na dieta é fazer um brocomole. Você pode combiná-lo com outras verduras para fazer um prato muito saudável.

O brócolis é sem dúvida um dos alimentos mais saudáveis que existe. Recentemente falamos de suas propriedades na melhora da atividade do seu cérebro, sem esquecermos de mencionar suas virtudes na proteção do câncer. Hoje te ensinaremos uma receita rica à base de brócolis: o brocomole. Você irá adorar! Não perca!

Benefícios de consumir brócolis

1. Bom para o coração

O brócolis tem como uma de suas maiores virtudes a eliminação do colesterol ruim, prevenindo assim doenças cardiovasculares. E não para por aí. Esse vegetal dispõe de cromo, algo muito apropriado para regular nossa pressão. Um aliado perfeito para o coração.

Brócolis para brocomole

2. Adequando para a saúde dos ossos

É rico em cálcio, fósforo, magnésio e zinco que é ideal para toda a família e algo que não devemos descuidar.

Leia também: 5 exercícios que você deve praticar se quiser cuidar dos ossos

3. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

O brócolis é muito rico em antioxidantes e vitamina C, além de conter o imprescindível betacaroteno. É, portanto, um autêntico guerreiro capaz de proteger nossa imunidade, atuando como já mencionamos na prevenção do câncer.

4. Muito rico em ferro

Se você é o tipo de pessoa que tem tendência a sofrer de anemia, então não hesite em incluir na sua alimentação o brócolis. Faça isso pelo menos três vezes por semana e então comprovará o quanto beneficiará sua saúde.

5. O brócolis e suas propriedades para prevenir o câncer

Dispõe de adequadas propriedades para prevenir o câncer que ainda segue sendo estudado com bons resultados.

Seus principais aliados são:

  • grande índice de vitamina A, C e E,
  • aminoácidos,
  • zinco,
  • potássio.

É, portanto, um alimento muito indicado para prevenir também o câncer de mama, de próstata e de cólon. Por esses motivos, recomendamos sempre ter esse alimento à mesa.

Mas, esteja bem ciente de que o brócolis atua como um protetor natural e não substitui de nenhuma forma os remédios indicados para esta doença.

Ele é simplesmente um vegetal que associado a outros alimentos nos nutre e nos dá uma vida saudável. Seu consumo atribui força ao nosso organismo e, consequentemente, pode prevenir o câncer.

6. Bom para nossa saúde cerebral

Como comentando no início deste artigo, o brócolis é rico em minerais e vitaminas como, por exemplo, a B6 que é ideal para melhorar nossa memória.

Não deixe de ler: Brócolis para crianças: por que é tão recomendado?

É adequado também para melhorar nossa circulação sanguínea, colesterol e hipertensão, mantendo essas condições equilibradas e saudáveis. Portanto, com sua ingesta, estaremos protegidos contra os infartos cerebrais.

Recomendamos que seja consumido três vezes por semana, cru ou preparado no vapor. Indicamos preparos para manter intacta suas propriedades. O que apresentaremos a seguir é um creme conhecido como tofu de brócolis, saudável e nutritivo que combinado com outros alimentos potenciará sua ação.

7. Desintoxicar o organismo com brócolis

Amplamente indicado pelos especialistas, porque com esse alimento depuramos toxinas, ácido úrico e purificamos a pele. Além disso, conseguimos eliminar muito metais nocivos de nosso corpo.

Simplesmente magnífico.

Brocomole para comer brócolis

Todos conhecemos o saboroso guacamole e o quanto é delicioso em nossos pratos. Mas, e se o aprimoramos um pouco mais e arriscamos preparar o “brocomole”?

É uma forma deliciosa de seguir comendo brócolis, mas com uma textura que pode combinar com mais opções de pratos e, além disso, também pode cair no gosto das crianças.

Um molho saudável e com pouquíssimas calorias.  Certamente você irá gostar!

Então, anote a receita do brocomole e comprove!

Quais ingredientes necessitamos?

  • Uma xícara de brócolis cozido (cinco ramos)
  • Uma xícara de tofu cremoso
  • Um pimentão chileno verde, ou um normal (se não queremos preparar esse creme picante)
  • Um dente de alho
  • Uma colher de cebola picada
  • Salsinha  fresca (alguns ramos)
  • Duas colheres de azeite de oliva
  • Uma colher de cominho
  • Uma colher de suco de um limão
  • Sal marinho e pimenta do reino

Como preparar meu brocomole?

É muito fácil!

  • Primeiramente, coloque os brócolis no processador de alimentos junto com o tofu, o pimentão, a cebola, o alho e a salsinha.
  • Trituramos todos esses ingredientes até obter uma mistura bem homogênea.
  • Logo depois, acrescentamos duas colheres de azeite de oliva, o cominho, o suco de limão e as especiarias.
  • Misturamos todos esses ingredientes para que se absorvam entre eles os aromas do pimentão e o suco do limão.

O resultado será um brocomole de lamber os dedos.  Talvez a inclusão do tofu cause surpresa, mas esta combinação totalmente vegana faz com que nosso creme seja muito saudável.

É uma receita excelente que pode ser acompanhada com palitos de aipo, cenoura e pão crocante. Você irá amar essa combinação.

Então, se anima a experimentar? Depois nos conta se gostou.

E continue na nossa página porque temos mais receitas e dicas para desfrutar.

Shultz, S. (2013). Broccoli. Journal of Agricultural and Food Information. https://doi.org/10.1080/10496505.2013.833839