Receita com truta, perfeita para combater o colesterol

· 10 de março de 2019
Graças às propriedades nutricionais da truta você será capaz de manter seus níveis de colesterol sob controle, e evitar diferentes problemas cardiovasculares que podem colocar sua saúde em risco.

O que realmente significa combater o colesterol? Responder esta pergunta corretamente não é algo simples. De fato, pode ser bastante lamentável, dependendo de como o assunto é abordado. Além disso, até que ponto uma receita com truta pode nos ajudar a melhorar essa condição? Você está prestes a saber tudo sobre esse problema.

Agora, a primeira coisa a explicar é o que é colesterol, e por que seu excesso no corpo é considerado como perigoso pela medicina, para a qualidade da saúde.

Uma consideração muito importante que você não pode esquecer a partir de agora é que o colesterol é uma substância gordurosa do organismo. Não pertence às células, não é uma bactéria, nem é um elemento prejudicial em si. Na verdade, é produzido naturalmente pelo fígado.

Mesmo assim, existem alimentos que aumentam a presença desta substância nas artérias e veias.

Daí o risco para a saúde, e a relação com doenças cardíacas. E, se não for monitorado corretamente pode se projetar em problemas muito sérios.

Felizmente existem alimentos que ajudam você a contrabalançar a incidência negativa dessa substância peculiar, de origem orgânica. Por exemplo, a truta. Este peixe de rio ou lagoa doce é ideal para combater o colesterol ruim (LDL) no sangue.

Não deixe de conferir: Tratamento do colesterol com plantas medicinais

Tipos de colesterol

Você leu bem. Existem duas variedades de colesterol: o bom (HDL) e o ruim (LDL). O primeiro funciona como um revestimento das células, para que possa cumprir com outras funções.

Por exemplo, as células obtêm vitamina D em contato com o sol, graças a esse processo químico que a envolve. Em contraste com este, o ruim ou perigoso tem uma relação com o tipo de alimentação e estilo de vida.

Se levarmos uma vida sedentária, com uma dieta carregada de gorduras e álcool ou vícios, com o passar do tempo a saúde se deteriora e aumenta a possibilidade de sofrer doenças realmente críticas.

Para remediar isso existem receitas que contêm altas taxas de ômega 3. Estes são ácidos de origem animal, excelentes para a saúde do coração e do sistema circulatório. A truta, como muitos outros peixes, é rica nesse componente.

Além disso, se falamos de receitas culinárias, é maravilhoso poder fazer preparações deliciosas e extremamente simples para ajudar a melhorar sua dieta, bem como o cuidado e a regulação dessa substância.

Depois de ter assumido e explicado todos esses tópicos, vamos mostrar uma receita deliciosa com truta. Esta, além de satisfazer o seu estômago, fará todos os seus sentidos delirarem, sem deixar para trás a qualidade da nutrição.

Colesterol

Receita com truta para combater o colesterol

Você está prestes a conhecer uma maneira muito deliciosa, divertida e saudável de lutar contra um mal silencioso, mas forte em nossos dias. Da mesma forma, não terá que desistir do bom sabor dos condimentos, ou do prazer de comer um bom filé, neste caso, de truta.

Tal como o atum, a pescada ou a anchova, a truta é perfeita para incluir em qualquer dieta. Você pode obtê-la em qualquer lugar durante todas as estações do ano, sem ter o limite de preço, uma vez que é econômica.

Nós trazemos-lhe uma deliciosa receita para combater o colesterol ruim (LDL) que você pode fazer a partir do zero, em 30 minutos. Assim, você deixa de lado muita gordura, e calorias provenientes do excesso de carnes vermelhas ou fast foods.

Recomendamos que leia também: Controlar o colesterol alto: os 5 melhores remédios caseiros

Truta assada com limão, coentro e cominho

Receita para combater o colesterol: truta assada com limão

Ingredientes

  • 4 filés de truta sem espinhas
  • 4 fatias de limão
  • 3 colheres de sopa de cominho em pó (45 g)
  • 2 colheres de sopa de sal de alho (30 g)
  • 1 colher de sopa de pimenta-do-reino moída (15 g)
  • 1 xícara de coentro fresco esmagado (60 g)
  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem (30 ml)
  • 1 colher de sopa de manteiga (20 g)

Preparação

  • Coloque a manteiga, o sal de alho, o cominho em pó, e a pimenta-do-reino moída em uma tigela e misture bem.
  • Em seguida, coloque cada filé de truta sobre uma bandeja resistente ao calor e aplique a mistura acima. Se preferir, você pode usar um pincel pequeno para espalhar, de maneira que possa cobrir melhor a superfície do peixe, sem perder nenhum ponto.
  • Em seguida, adicione as fatias de limão sobre os filés e nas laterais. Desta forma, você irá adicionar-lhes sabor e aroma.
  • Aqueça o forno a 200 °C e asse por 20 minutos.
  • Uma vez que o tempo passe, retire e polvilhe com o coentro moído por cima.
  • Deixe descansar por alguns minutos, e você terá sua receita de truta pronta para combater o colesterol.