7 benefícios do coentro
Alguma vez você ouviu falar dos benefícios do coentro? Também conhecido como salsa chinesa, é uma planta de talos retos e folhas verdes. Todas as suas partes são comestíveis e por isso era muito usado pelos antigos egípcios. Porém, sua origem é incerta.
Considera-se que esta planta seja nativa da região ao norte da África e ao sul da Europa. Na natureza, quando chega o verão, pode ser encontrada com flores de cor branca. Tem um aroma cítrico particular.
Os benefícios do coentro podem ser deduzidos da riqueza de seus nutrientes. Os mais destacados são os seguintes:
- Zinco
- Cálcio
- Ferro
- Fósforo
- Potássio
- Magnésio
- Vitamina A
- Vitamina B
- Vitamina C
- Vitamina K
Todas estas características fazem do coentro uma planta muito poderosa. Estimulante, antiespasmódica, diurética, bactericida, aromatizante. Ideal para combater doenças como a salmonela, a diabetes e muitas outras infecções causadas por bactérias.
O coentro é comumente usado para temperar os pratos ou para decorá-los, mas também pode ser utilizado em bebidas digestivas, coquetéis com licor e, inclusive, em perfumaria.
Principais benefícios do coentro
1. Combate o colesterol
Um dos benefícios mais significativos do coentro é o fato de que é capaz de combater os índices de colesterol alto, já que contém flavonóides como a quercetina, kaempferol, a ramnetina e a apigenina. Estes ácidos não só podem reduzir notavelmente a acumulação do colesterol nas paredes internas das artérias, mas também são capazes de:
- Desintoxicar o sangue.
- Purificar os vasos sanguíneos.
- Manter o coração em bom estado.
- Evitar os acidentes vasculares cerebrais.
- Promover a circulação do sangue ao redor de todo o corpo.
- Diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
2. Ideal para diabéticos
As propriedades que o coentro contém, principalmente nas folhas frescas e talos, ajudam a controlar qualquer tipo de diabetes, e isso se deve ao fato de que esta planta ajuda a estimular o pâncreas, o que acaba causando:
- Menor sensibilidade à insulina.
- Maior produção de insulina.
- Melhoria das funções da insulina no corpo.
- Diminuição da absorção do açúcar no sangue.
- Regulação dos níveis de glicose no sangue.
3. Emagrecedor
Outra das maravilhosas propriedades que o coentro oferece ao nosso corpo é a capacidade de funcionar como um poderoso diurético que permite:
- Purificar o corpo.
- Deter a retenção de líquidos.
- Eliminar os resíduos com facilidade.
- Eliminar as toxinas e os metais pesados.
- Manter o organismo saciado por períodos mais longos.
- Absorver as vitaminas e nutrientes necessários com maior facilidade.
- Prevenir os problemas gastrointestinais como a prisão de ventre e a diarreia.
Todos estes benefícios favorecem notavelmente a perda rápida e efetiva de peso nas pessoas que consomem coentro com frequência.
4. Combate a salmonela
Salmonela é a infecção causada pelo conjunto de bactérias que são adquiridas pelo consumo de alimentos crus ou sem lavar. Porém, também pode ser transmitida pelos animais de estimação, especialmente répteis como as cobras, tartarugas e lagartos.
Sintomas mais comuns
- Febre
- Fadiga
- Diarreia
- Náuseas
- Vômitos
- Dor de cabeça
- Perda de apetite
- Cólicas abdominais
- Dores musculares em todo o corpo
Felizmente, o coentro contém propriedades antibióticas capazes de combater facilmente este problema. É capaz de quebrar a membrana da bactéria da salmonelose, o que interrompe seu crescimento.
Por esta razão, muitas pessoas ao cuidado de um paciente com salmonela optam por preparar caldos ou sopas com coentro. Só é preciso se assegurar de que as folhas sejam frescas e bem lavadas.
5. Combate a halitose
Assim como a hortelã, o coentro é capaz de combater o mau hálito (halitose) e outros problemas bucais, como aftas, úlceras e chagas. Como faz isso? Suas propriedades antibacterianas ajudam a eliminar os agentes que causam estes problemas tão incômodos.
6. Um anti-inflamatório natural
Outra das propriedades do coentro é que é um poderoso anti-inflamatório. Isso se deve ao fato de que é uma planta rica em fitonutrientes e antioxidantes que ajudam a combater problemas como a artrite reumatoide, já que alivia de forma rápida e natural a inflamação das articulações.
7. Ajuda a combater a gripe
Além de possuir propriedades antibacterianas e um alto teor de vitaminas A e C, os benefícios do coentro envolvem propriedades expectorantes, ideais para combater resfriados e gripes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Acedo-Félix, E., Núñez-Hernández, Y., Pérez-Morales, R., Iñiguez-Palomares, C. M., & Castillón-Campaña, L. (2009). Caracterización polifásica de salmonella spp: Aislada de campos agrícolas de melón (cucumis melo) y cilantro (coriandrum sativum). Interciencia, 34(6), 419-423.
- Casariego, Z.J.. (2016). Mecanismo de acción de “plantas medicinales” aplicadas en lesiones estomatológicas: Revisión. Mecanismo de transferencia de energía mediante moléculas antiinflamatorias y antioxidantes absorbidas por los receptores de las membranas celulares de la mucosa oral. Hipótesis. Avances en Odontoestomatología, 32(1), 35-44. https://dx.doi.org/10.4321/S0213-12852016000100004
- Ceballosa, A. M., & Giraldob, G. I. (2011). El cilantro (Coriandrum sativum L.) como fuente potencial de antioxidantes naturales.
- Laguna-Camacho, A. (2006). Sobrepeso: Estrategias para mejorar el manejo nutricio. Revista de Endocrinología y Nutrición, 14(2), 102-113.
- Sreelatha, S., & Inbavalli, R. (2012). Antioxidant, Antihyperglycemic, and Antihyperlipidemic Effects of Coriandrum sativum Leaf and Stem in Alloxan‐Induced Diabetic Rats. Journal of food science, 77(7), T119-T123.
- Wattanathorn, J., Thiraphatthanavong, P., Thukham-mee, W., Muchimapura, S., Wannanond, P., & Tong-un, T. (2017). Anticataractogenesis and Antiretinopathy Effects of the Novel Protective Agent Containing the Combined Extract of Mango and Vietnamese Coriander in STZ-Diabetic Rats. Oxidative medicine and cellular longevity, 2017.