Receita basca de zurrukutuna: sopa de alho e bacalhau

Mostraremos uma deliciosa receita de "zurrukutuna", uma sopa de alho basca com proteínas de alto valor biológico.
Receita basca de zurrukutuna: sopa de alho e bacalhau

Última atualização: 21 março, 2022

Vamos ensinar a preparar uma versão de sopa de alho que se destaca pelas suas características organolépticas, além das suas propriedades nutricionais. É o zurrukutuna, um prato basco que é preparado com pedacinhos de bacalhau, o que aumenta o teor de proteínas e gorduras essenciais da preparação.

Lembre-se que é essencial incluir peixes na dieta regularmente. Esses alimentos estão associados a um melhor estado de saúde, pois fornecem nutrientes essenciais que garantem o bom funcionamento do organismo. De fato, alguns especialistas recomendam priorizar sua ingestão em relação à carne.

Ingredientes para preparar «zurrukutuna»

Bacalhau no prato.
O bacalhau é um peixe branco que proporciona vários benefícios para a saúde.

Se você quiser preparar zurrukutuna, precisará dos seguintes ingredientes:

  • 150 gramas de pedaços de bacalhau dessalgado.
  • 6 dentes de alho.
  • 100 gramas de pão do dia anterior.
  • 1 pimenta-malagueta seca.
  • 15 mililitros de polpa de pimentão.
  • 100 gramas de molho de tomate.
  • 1 colher de sopa de páprica doce.
  • 4 ovos.
  • 1 litro de água, caldo de peixe ou fumet.
  • 1 folha de louro.
  • 75 mililitros de azeite de oliva extra virgem.
  • Sal a gosto.

Tenha em mente que um dos detalhes que marcarão o resultado final do prato será a qualidade dos pedaços de bacalhau escolhido. Procure sempre comprar um produto que tenha sido devidamente tratado para que não perca o sabor e aproveite todo o seu poder. Da mesma forma, você pode experimentar outras variedades de pimentas alternativas à pimenta-malagueta para obter diferentes sabores.

Passo a passo

  1. Descasque e corte os dentes de alho. Em seguida, coloque-os em uma panela com azeite virgem no fundo.
  2. Refogue os dentes de alho com a pimenta até dourar os dois ingredientes.
  3. Adicione o pão fatiado o mais fino possível, junto com a folha de louro. Cozinhe tudo em fogo baixo até que os elementos estejam bem integrados.
  4. Adicione a páprica doce. É importante mexer neste momento para evitar que queime.
  5. Coloque o molho de tomate na panela junto com a polpa de pimentão.
  6. Cozinhe tudo por alguns minutos antes de acrescentar água ou com o fumet de peixe.
  7. Tempere a gosto e cozinhe por 30 minutos. Não é aconselhável exagerar com o sal neste momento, pois o peixe terá que ser incorporado posteriormente.
  8. Quando o tempo acabar, desligue o fogo e retire a folha de louro e a pimenta.
  9. Incorpore os pedaços de bacalhau juntamente com os ovos na panela.
  10. Cubra e espere alguns minutos até que ambos os alimentos estejam cozidos. O resultado será uma sopa espessa e saborosa com alta densidade nutricional.

Benefícios da “zurrukutuna”

A seguir, vamos comentar os principais benefícios que são extraídos da introdução desta receita no contexto de uma dieta equilibrada e variada. Tenha em mente que o objetivo é sempre evitar deficiências nutricionais que podem afetar negativamente o estado de saúde.

Melhora a saúde muscular

A preparação tem uma concentração significativa de proteínas de alto valor biológico de peixes e ovos. Apresentam todos os aminoácidos essenciais, bem como uma boa pontuação em termos de digestibilidade. Eles ajudarão a manter a massa muscular em um estado funcional, evitando o catabolismo tecidual e a perda de força.

De fato, foi demonstrado que garantir uma alta ingestão diária de proteínas é fundamental para prevenir patologias complexas como a sarcopenia. Isso ocorre especialmente em idosos e condiciona suas habilidades motoras e bem-estar. Será também decisivo promover a prática de exercício físico como medida de proteção.

Ajuda a perder peso

O poder da pimenta-malagueta em estimular a perda de peso não deve ser esquecido. Embora seja verdade que a potência será tanto maior quanto mais picante for o resultado final, a inclusão desse alimento na dieta de forma regular pode gerar um efeito positivo no metabolismo e até aumentar as calorias gastas ao longo do dia.

Receita fácil e nutritiva de sopa de bacalhau
O uso de pimenta ajudaria a aumentar a queima de calorias e, assim, promover a perda de peso.

Isso se deve principalmente à capsaicina, conforme confirmado por pesquisa publicada no International Journal of Food Sciences and Nutrition. Essa substância consegue aumentar levemente a temperatura corporal, resultando em maior gasto energético durante o dia. Os efeitos serão maiores se a atividade física for garantida, é claro.

Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular

Quando se trata de prevenir patologias do tipo cardiovascular, é aconselhável aumentar a ingestão de certos nutrientes através da dieta. Os ácidos graxos ômega 3 presentes em muitos peixes e no azeite de oliva extra virgem serão fundamentais para manter a inflamação sob controle. Este é um dos mecanismos subjacentes em muitas doenças cardíacas.

Por outro lado, é necessário garantir o consumo de fitonutrientes de origem vegetal. Entre todos eles, devemos fazer menção especial ao poder do licopeno, contido no tomate. De acordo com um estudo publicado na revista Atherosclerosis, esse elemento seria capaz de ajudar a prevenir o desenvolvimento de muitos dos problemas cardiovasculares mais comuns. O tomate deve ser consumido regularmente.

Prepare «zurrukutuna» de forma simples

Como você viu, não é difícil preparar zurrukutuna de maneira simples, um prato que todos os membros da casa vão gostar. Não só é delicioso em termos de sabor, como também contém uma grande quantidade de nutrientes essenciais que ajudam a melhorar a saúde e a reduzir o risco de adoecer a médio prazo.

De qualquer forma, lembre-se de que será conveniente combinar uma dieta adequada com outros hábitos de vida saudáveis para evitar sofrer de patologias complexas. Entre eles, destacam-se a prática de exercício físico regular, a exposição ao sol e o bom descanso. Todas as noites será necessário dormir um mínimo de 7 horas para que o organismo se repare corretamente e alcance um estado de homeostase.

This might interest you...
Gaspacho verde: como prepará-lo?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Gaspacho verde: como prepará-lo?

Existem vários métodos para depurar o corpo, mas hoje aprenderá um natural, saudável e eficaz: o gaspacho verde. Fique ligado!



  • Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international2017, 2672435. https://doi.org/10.1155/2017/2672435
  • Varghese, S., Kubatka, P., Rodrigo, L., Gazdikova, K., Caprnda, M., Fedotova, J., Zulli, A., Kruzliak, P., & Büsselberg, D. (2017). Chili pepper as a body weight-loss food. International journal of food sciences and nutrition68(4), 392–401. https://doi.org/10.1080/09637486.2016.1258044
  • Cheng, H. M., Koutsidis, G., Lodge, J. K., Ashor, A., Siervo, M., & Lara, J. (2017). Tomato and lycopene supplementation and cardiovascular risk factors: A systematic review and meta-analysis. Atherosclerosis257, 100–108. https://doi.org/10.1016/j.atherosclerosis.2017.01.009