Torta de alho-poró: receita passo a passo

Você gosta de tortas salgadas? Se sim, vai adorar esta torta de alho-poró, uma receita simples e de alto valor nutritivo baseado no seu teor de antioxidantes.
Torta de alho-poró: receita passo a passo

Última atualização: 02 Agosto, 2021

Uma das melhores maneiras de obter os nutrientes dos vegetais é por meio desta receita de torta de alho-poró. Com esta preparação, você conseguirá que todos os membros da família comam vegetais, já que ela é muito saborosa. Esta é uma receita que pode ser incluída em quase todas as dietas saudáveis.

Antes de começar, é preciso ressaltar a importância do consumo regular de vegetais. Recomenda-se a ingestão de 5 porções de frutas e vegetais ao longo do dia, de forma a manter um bom estado de saúde.

Ingredientes para fazer esta receita de torta de alho-poró

Os ingredientes necessários para fazer a torta de alho-poró são os seguintes (para 6 pessoas):

  • 6 ovos.
  • 1 cebolinha.
  • 6 alhos-poró.
  • Farinha de trigo.
  • 2 dentes de alho.
  • 6 aspargos verdes.
  • 300 mililitros de creme de leite fresco ou nata.
  • Azeite extravirgem.
  • 150 gramas de cogumelos.
  • 100 mililitros de vinho branco.
  • Temperos: sal, pimenta, noz-moscada, salsa.
Alho-poró grande
O alho-poró tem uma série de benefícios para a saúde que você pode obter com esta receita.

Passo a passo

Para preparar a receita, deve-se começar untando uma forma com um pouco de óleo e colocando papel manteiga na superfície, colocando um pouco de óleo por cima e uma pitada de farinha. Feito isso, a forma deverá ser reservada para uso posterior.

Nesta altura, o alho-poró terá de ser limpo e descascado. É aconselhável remover a primeira camada para evitar o amargor excessivo. Eles devem ser cortados ao meio e finamente picados. O próximo passo é refogar em uma panela com azeite e sal, até que comecem a tomar cor.

O fundo dos aspargos deve ser cortado e picado em pedaços relativamente pequenos. Adicione à panela com o alho-poró.

Depois de bem refogados, os vegetais devem ser escorridos e colocados no liquidificador ou processador. Aqui, adicione os ovos, o creme de leite e uma pitada de sal e pimenta. A noz-moscada deve ser ralada por cima. Bata tudo até obter uma massa densa e homogênea.

Quando pronto, coloque na forma untada e asse em banho-maria por 45 minutos a 180 graus Celsius. Terminado o cozimento, deixe esfriar um pouco e retire da forma.

Paralelamente, prepare um molho com o alho e a cebolinha, bem picados, e refogue numa caçarola com azeite. Os cogumelos fatiados devem ser adicionados após 2 ou 3 minutos de cozimento.

Depois de mais 2 minutos, despeje o vinho até a fervura e cubra com água. Cozinhe tudo por 15 minutos e bata no liquidificador.

A partir daqui, só resta dividir a torta em porções. Sirva com o molho e decore com folhas frescas de salsa.

Características nutricionais da receita

Esta preparação se destaca pelo seu teor de fibra. Essa substância permite aumentar o volume do bolo fecal, ajudando assim a limpar as paredes do intestino. De acordo com um estudo publicado no Jornal Internacional de Ciências Alimentares e Nutrição, esse elemento ajuda a prevenir o câncer de cólon.

Além disso, uma menção especial deve ser feita aos antioxidantes do alho-poró e dos aspargos. Eles são capazes de neutralizar a produção de radicais livres, o que permite restaurar o equilíbrio inflamatório nos tecidos. Segundo pesquisas publicadas no Europan Journal of Medicinal Chemistry, compostos com atividade antioxidante são capazes de reduzir o risco de doenças crônicas.

É importante saber que este prato contém uma quantidade significativa de vitamina C. Este elemento é essencial para garantir o funcionamento imunológico adequado. Isso é evidenciado por um estudo publicado na Nutrients.

Aspargos
A adição de aspargos aumenta a presença de compostos antioxidantes na dieta.

Experimente esta receita de torta de alho-poró

A torta de alho-poró não é difícil de fazer. Embora tenha muitos ingredientes em sua receita, não requer preparações complexas que podem complicar o resultado final. Por isso, aconselhamos que você a experimente em casa, pois o resultado é excelente.

É um prato com uma grande quantidade de verduras e vegetais, por isso é classificado como saudável. Claro, ao reduzir o vinho é importante garantir a fervura. Dessa forma, o álcool evapora e as consequências negativas do consumo da substância são eliminadas.

Por fim, lembre-se de que esta receita tem uma deficiência: as proteínas. Pode ser aconselhável acompanhar a torta de alho-poró com um pedaço de carne ou peixe, de forma a satisfazer as necessidades proteicas de elevado valor biológico.

Pode interessar a você...
Torta de carne e batatas muito fácil de preparar em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Torta de carne e batatas muito fácil de preparar em casa

Esta receita de torta de carne e batatas é um prato abundante, com vários nutrientes. E você pode "disfarçar" verduras para as crianças comerem.



  • Gianfredi V, Salvatori T, Villarini M, Moretti M, Nucci D, Realdon S. Is dietary fibre truly protective against colon cancer? A systematic review and meta-analysis. Int J Food Sci Nutr. 2018 Dec;69(8):904-915. doi: 10.1080/09637486.2018.1446917. Epub 2018 Mar 8. PMID: 29516760.
  • Neha K, Haider MR, Pathak A, Yar MS. Medicinal prospects of antioxidants: A review. Eur J Med Chem. 2019 Sep 15;178:687-704. doi: 10.1016/j.ejmech.2019.06.010. Epub 2019 Jun 13. PMID: 31228811.
  • Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 3;9(11):1211. doi: 10.3390/nu9111211. PMID: 29099763; PMCID: PMC5707683.