Saudável torta de espinafre e acelga

24 de março de 2019
Não há nada melhor para sair da rotina culinária do que uma deliciosa e saudável torta de espinafre e acelga, que podemos fazer também em versão vegetariana ou vegana.

Algumas pessoas optam por um estilo de vida mais saudável; uns fazem exercício e outros adquirem bons hábitos alimentares. Se você faz parte desse grupo, então gostará de aprender a preparar uma deliciosa torta de espinafre e acelga. Será a melhor opção vegetariana que poderá provar.

Muitos não se agradam com o sabor e o aspecto da espinafre, mas te asseguramos que com esta receita esses preconceitos acabarão. E, principalmente, tenha em conta que é sumamente importante adicionar esta verdura a nossa dieta pelo menos uma vez por semana.

A espinafre fortalece nossa saúde cardíaca, e tem propriedades anti-inflamatórias que nos ajudam a melhorar doenças como a artrite. Além disso, protege a membrana mucosa do estômago e, graças ao seu alto teor de minerais como o sódio, folato e alguns antioxidantes, melhora a atividade neuronal.

Quanto à acelga, esta hortaliça tem propriedades nutricionais assombrosas, pois é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele saudável e melhorar a visão. Também contém folato, que ajuda a formar glóbulos brancos e vermelhos, e a fortalecer o sistema imunológico.

Também é rica em minerais como o potássio, que nos enche de energia durante um dia ocupado, magnésio que mantém o intestino saudável e ferro, que previne a anemia e eleva os níveis de hemoglobina.

Se estiver em busca de um estilo de vida mais saudável, este é o começo de um bom caminho. Também poderia realizar esta receita ao estilo vegano, escolhendo muito bem os ingredientes. Temos certeza de que te encantará.

Como preparar torta de espinafre e acelga?

Vegetal para torta de espinafre e acelga

Se você quiser sair da rotina culinária só deve ser um pouco criativo e estar aberto a conselhos e múltiplas opções. Uma torta de espinafre e acelga surpreenderá a todos em casa e te garantimos que agradará até aos menores da casa.

Desta forma não só variará o menu de suas comidas, mas também cuidará da saúde de sua família. Além disso, é de fácil preparo e feita a base de ingredientes simples. Este prato é cheio de nutrientes que farão com que você se sinta com mais energia e vitalidade, além de ser muito delicioso.

Em suma, você pode prepará-lo como um almoço ou jantar, ou seja, deve ser comida como um prato principal.

Veja também:5 receitas com espinafres para incluir na dieta

Ingredientes

  • 3 xícaras de espinafres (135 g)
  • 2 xícaras de acelgas (90 g)
  • ½ cebola
  • 2 tampas de massas para torta
  • 3 ovos cozidos
  • ¼ de xícara de queijo ralado (50 g)
  • 1 clara de ovo
  • 1 colher de sopa de noz moscada (15 g)
  • 2 colheres de sopa de sal (30 g)
  • 1 colher de sopa de pimenta (15 g)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (15 ml)

Preparo

Acelga para torta

  1. Em primeiro lugar, pegue um molde para tortas e coloque uma capa de massa para que te sirva como base.
  2. O molde com a massa deve estar devidamente untado de azeite antes de adicionar os outros ingredientes. Use o azeite de oliva para isso.
  3. Logo depois, corte a espinafre e a acelga em pedaços muito pequenos e coloque-os em uma tigela. Adicione primeiro o queijo e a clara de ovo e misture bem.
  4. Posteriormente, adicione o sal, pimenta e a noz moscada. Misture novamente para obter um sabor melhor.
  5. Por outro lado, corte os ovos cozidos em rodelas, e adicione a mistura em um molde de torta, adicionando-o uma capa com as rodelas de ovo, e cubra com a outra tampa da massa para torta.
  6. Finalmente, coloque o forno para esquentar a 180 ºC a 200 ºC. Quando estiver quente, introduza a torta e espere que cozinhe. Isso demora aproximadamente 30 minutos.
  7. Para se assegurar de que está pronta, observe a cor da torta, deve ser dourada. Também pode espetar com um palito, se sair seco é porque já está pronta.

Leia também: Creme de espinafre e queijo para aperitivos

Conselhos adicionais

  • Primeiramente, para fazer um prato vegano com esta receita você pode substituir o ovo por purê de tofu, linhaça ou amido de milho com 2 colheres de sopa de água (30 ml).
  • Também pode adicionar outros vegetais como a cebola ou o pimentão verde.
  • Por outro lado, é possível conseguir massa para torta vegana em alguns supermercados ou lojas especializadas em alimentação saudável.
  • Ao invés de usar uma capa de ovo cozido, pode usar berinjelas, pois é uma opção igualmente saudável para adicionar.
  • Finalmente, escolha um tipo de queijo vegano para o preparo desta receita.
  • Colonna, E., Rouphael, Y., Barbieri, G., & De Pascale, S. (2016). Nutritional quality of ten leafy vegetables harvested at two light intensities. Food Chemistry199, 702–710. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2015.12.068
  • Ismail, A., Marjan, Z. M., & Foong, C. W. (2004). Total antioxidant activity and phenolic content in selected vegetables. Food Chemistry87(4), 581–586. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2004.01.010
  • Roberts, J. L., & Moreau, R. (2016, August 1). Functional properties of spinach (Spinacia oleracea L.) phytochemicals and bioactives. Food and Function. Royal Society of Chemistry. https://doi.org/10.1039/c6fo00051g