Receita de arroz frito com ervilha

Vamos te ensinar a preparar uma receita simples, mas cheia de nutrientes essenciais para a saúde. Experimente este arroz frito com ervilha.
Receita de arroz frito com ervilha

Última atualização: 27 Setembro, 2021

Descubra como preparar arroz frito com ervilha, uma receita que concentra carboidratos de alta qualidade para garantir que as necessidades energéticas sejam atendidas. Este é um prato que contém uma quantidade significativa de proteínas, além de fibras e antioxidantes.

Lembre-se de que a variedade é um dos pilares de uma alimentação saudável. É importante que os alimentos vegetais apareçam diariamente. As ervilhas, por exemplo, têm vários efeitos benéficos para a saúde quando consumidas regularmente.

Ingredientes para preparar um arroz frito com ervilha

Para preparar um bom refogado de arroz com ervilha, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 cebola média.
  • 1 par de dentes de alho.
  • 100 gramas de presunto curado.
  • 200 gramas de arroz.
  • 1 colher de chá de páprica doce.
  • Azeite de oliva extravirgem e sal.
  • 100 gramas de ervilhas congeladas.
  • 4-5 colheres de sopa de tomate pelado ou tomate frito

Lembre-se de que o tomate frito geralmente contém açúcares adicionados. O sabor pode ser melhor do que o do tomate pelado, mas a qualidade é inferior. Por isso, recomendamos que você leia atentamente os rótulos e escolha um produto feito com ingredientes naturais.

Prato de ervilhas verdes
As ervilhas são nutricionalmente ricas e contribuem para elevar a qualidade de vários pratos.

Passo a passo do arroz frito com ervilha

É importante começar cozinhando o arroz. Para isso, será necessário colocá-lo em água salgada, acrescentando todo o arroz quando ela atingir o ponto de ebulição.

Cozinhe por cerca de 15 minutos em fogo médio e escorra. É importante que não fique muito mole ou cozido demais.

Enquanto o arroz é preparado, refogue a cebola picada em uma panela com azeite de oliva extravirgem. Adicione um pouco de sal para liberar o suco, bem como os dentes de alho bem picados.

Teremos que esperar que ganhe cor para adicionar o presunto curado picado. Adicione também a páprica e continue mexendo. Por último, adicione o tomate pelado.

Depois que a mistura cozinhar por mais alguns minutos e os ingredientes estiverem bem integrados, escorra o arroz e coloque na panela. Faça o mesmo com a ervilha. É importante corrigir o sal e esperar que tudo cozinhe bem. Não vai demorar muito.

Em aproximadamente 5 minutos a receita estará pronta e poderá ser servida e consumida. Pode ser servido como entrada ou prato principal. É uma boa opção para o jantar, por exemplo. Você também pode complementar a receita com outros ingredientes, como cogumelos, embora seja importante refogá-los primeiro.

Benefícios da ervilha

Não podemos terminar este artigo sem falar sobre os benefícios da ervilha. Ela é muito benéfica para a saúde quando introduzida no contexto de uma dieta variada e equilibrada.

Melhora a ingestão de proteínas

De acordo com um estudo publicado na revista Annals of Nutrition & Metabolism, é importante atingir uma ingestão superior a 0,8 grama de proteína por quilograma de peso corporal por dia em adultos sedentários. Além de atender a esses requisitos por meio de nutrientes de origem animal, os vegetais também ajudam.

Em particular, as ervilhas se destacam pela sua concentração de proteínas. São alimentos adequados para completar a ingestão diária e para garantir uma boa recuperação dos músculos após um esforço físico de alta intensidade.

Favorece o trânsito intestinal

Deve-se notar que a ervilha é uma fonte de fibra. Essa substância é fundamental para aumentar o volume do bolo fecal e garantir o trânsito intestinal eficiente.

Ela ativa mecanorreceptores e estimula os movimentos peristálticos. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Nature Reviews, uma ingestão correta de fibras reduz o risco de constipação.

Por outro lado, deve-se levar em conta que parte da fibra fermenta no nível intestinal. Assim, serve como substrato energético para as bactérias que habitam o trato digestivo, permitindo que se reproduzam e cresçam saudáveis.

Aumenta a sensação de saciedade

É fundamental garantir a presença de fibras na dieta alimentar, não só pela sua capacidade de melhorar o funcionamento do trato digestivo, mas também pelo poder deste elemento de aumentar a saciedade. Isso é evidenciado por um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition. Graças a esse efeito, o risco de comer em excesso é reduzido, o que pode prevenir o desenvolvimento da obesidade.

É importante garantir que os mecanismos de apetite e saciedade funcionem corretamente ao longo do dia. O sono adequado à noite contribui para essa tarefa. Além disso, coma vegetais em abundância e faça exercícios com frequência.

Homem com vontade de comer doce
As ervilhas são uma excelente opção para controlar a fome e reduzir os lanchinhos entre as refeições.

Fornece antioxidantes

Como quase todos os produtos vegetais, as ervilhas são capazes de fornecer uma grande quantidade de antioxidantes. Essas substâncias neutralizam a formação de radicais livres e seu subsequente acúmulo nos tecidos do corpo.

Deve-se levar em consideração que espécies reativas de oxigênio podem ser responsáveis por um aumento nos mecanismos inflamatórios. Esses processos são subjacentes a um grande número de patologias crônicas e complexas.

Experimente este arroz frito com ervilha

Preparar arroz frito com ervilha é muito fácil. Este é um prato equilibrado do ponto de vista energético e nutricional. Fornece carboidratos de qualidade, além de uma certa porção de proteínas e fibras. Pode ser incluído no contexto de quase qualquer dieta saudável.

No entanto, não se esqueça de que é importante garantir equilíbrio e variedade na alimentação para alcançar uma boa saúde. Também é recomendável se exercitar diariamente e ter boas noites de sono.

Pode interessar a você...
3 receitas de salada de arroz que você precisa experimentar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 receitas de salada de arroz que você precisa experimentar

O arroz é um alimento versátil e nutritivo, por isso sugerimos usá-lo como ingrediente básico para fazer diferentes receitas de salada.



  • Richter, M., Baerlocher, K., Bauer, J. M., Elmadfa, I., Heseker, H., Leschik-Bonnet, E., Stangl, G., Volkert, D., Stehle, P., & on behalf of the German Nutrition Society (DGE) (2019). Revised Reference Values for the Intake of Protein. Annals of nutrition & metabolism74(3), 242–250. https://doi.org/10.1159/000499374
  • Vriesman, M. H., Koppen, I., Camilleri, M., Di Lorenzo, C., & Benninga, M. A. (2020). Management of functional constipation in children and adults. Nature reviews. Gastroenterology & hepatology17(1), 21–39. https://doi.org/10.1038/s41575-019-0222-y
  • Warrilow, A., Mellor, D., McKune, A., & Pumpa, K. (2019). Dietary fat, fibre, satiation, and satiety-a systematic review of acute studies. European journal of clinical nutrition73(3), 333–344. https://doi.org/10.1038/s41430-018-0295-7