Como fazer purê de ervilha?

O purê de ervilha permite que você aumente a ingestão de fibras e vitaminas diariamente. Além disso, é uma receita fácil de fazer que irá surpreendê-lo e encantá-lo na mesma medida.
Como fazer purê de ervilha?

Última atualização: 27 Julho, 2021

Não há maneira mais rápida e fácil de preparar esta leguminosa do que fazendo um purê de ervilha. São necessários apenas alguns ingredientes e uma batedeira para preparar esta delícia em poucos minutos.

Este creme é o companheiro perfeito para qualquer proteína, seja carne, peixe ou tofu. Além de dar um tom mais colorido ao prato, serve como guarnição e molho para acompanhá-lo. Se continuar lendo, você aprenderá a prepará-lo passo a passo e descobrirá como ele pode beneficiar a sua saúde.

Purê de ervilha saboroso e saudável

A ervilha costuma ser um alimento que as pessoas amam ou odeiam. Em muitas ocasiões, o problema está na monotonia da forma de cozimento, quase sempre fervida e apresentada como guarnição.

Embora também seja deliciosa assim, é interessante conhecer outras receitas em que ela é a protagonista: ensopados, saladas ou uma sopa para os dias mais frios.

As ervilhas (Pisum sativum) são um alimento milenar e um ingrediente muito valioso na cozinha mediterrânea tradicionalDestacam-se pelo teor de fibras, vitaminas C e K e minerais como ferro, magnésio e fósforo. Além disso, elas contêm um pouco mais de proteína do que o resto dos vegetais frescos.

Por tudo isso, são ideais para pessoas com risco de anemia ou com baixo consumo de ferro na dieta. Elas também oferecem uma boa quantidade de selênio, folatos e antioxidantes.

Os especialistas estudam seus benefícios potenciais para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer e para a saúde do trato digestivo.

Este é um alimento muito interessante para introduzir na alimentação diária de todos, até das crianças. Para inovar na sua preparação, apresentamos duas formas de fazer purê de ervilha a seguir.

Tigela com ervilhas
As ervilhas tendem a ser consideradas “sem graça” por muitas pessoas, mas é possível realçá-las com algumas variações.

Ingredientes para 4 porções de purê de ervilha caseiro

  • 500 gramas de ervilhas congeladas.
  • 1 cebola.
  • 3 dentes de alho.
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem.
  • 1 unidade de queijo em porções.
  • 500 ml de caldo de galinha.
  • Suco de 1/2 limão.
  • 1 folha de louro.
  • Sal e pimenta a gosto.

Passo a passo

  1. Para começar, cozinhe as ervilhas em uma panela com água por 5 a 7 minutos. Uma vez no ponto, escorra e reserve. Não é aconselhável cozinhá-las por muito tempo, ou elas perdem a sua cor característica.
  2. Enquanto isso, descasque e corte a cebola em cubos pequenos e o alho em pedaços maiores. Numa frigideira com base larga ou numa caçarola, adicione o azeite e frite os dois ingredientes.
  3. Após 3 minutos, adicione a folha de louro e as ervilhas. Refogue tudo junto por mais alguns minutos em fogo médio, garantindo que fique bem misturado. Em seguida, adicione também o queijo.
  4. Deixe repousar alguns minutos com o fogo apagado para o queijo derreter.
  5. Despeje todo o conteúdo no liquidificador. Adicione um pouco de caldo de galinha e bata. Em seguida, adicione um pouco mais até obter a textura desejada.
  6. Para obter um toque de sabor diferente e mais fresco, adicione alguns raminhos de hortelã ou salsa ao bater. Além disso, se você combinar o purê com um pouco de abacate, obterá uma textura muito mais cremosa.

Para uma versão vegana desta receita, substitua o queijo por um pouco de tofu ou creme de soja ou aveia para cozinhar. O caldo de galinha é substituído por caldo de legumes. Um prato 100% vegetal que todos podem saborear, até mesmo os intolerantes à lactose e pessoas com alergia à proteína do leite de vaca.

Outra maneira de cozinhar purê de ervilha

Com essas quantidades, você vai obter 4 porções desta variante da receita anterior:

  • 500 gramas de ervilhas congeladas ou frescas.
  • 1/2 cebola.
  • 2 dentes de alho.
  • 1 pitada de cominho.
  • 500 ml de caldo de frango ou vegetal.
  • 1 colher de chá de manteiga ou azeite de oliva extravirgem.
  • Sal e pimenta.
  • 1 colher de sopa de creme de leite ou leite de coco.

Prepare-a com o seguinte passo a passo:

  1. Primeiro, ferva as ervilhas em uma panela com água e sal. Se estiverem congeladas, despeje diretamente sem descongelar. Elas costumam ficar prontas em cerca de 5 minutos, mas fique atento para alcançar o ponto certo.
  2. Descasque e corte a cebola muito finamente e corte bem o alho. Derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo e cozinhe esses vegetais por cerca de 2 minutos.
  3. Quando começarem a adquirir um tom translúcido, é hora de adicionar as ervilhas escorridas. Tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 2 minutos.
  4. Com o fogo desligado, adicione o creme de leite ou o leite de coco. Mexa um pouco para integrar tudo e deixe descansar por alguns minutos.
  5. Agora é a hora de triturar. Para isso, coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador e bata até obter uma textura de purê. A partir daqui, acrescente o caldo aos poucos de acordo com a textura desejada.

Sirva em uma tigela, adicione alguns cubos de presunto serrano, croutons de pão, um pouco de queijo ralado ou sementes de gergelim para decorar.

Batata-doce recheada
A batata-doce recheada com ervilha muda completamente o uso desses vegetais para estimular a criatividade na cozinha.

Todos os detalhes para conseguir a melhor versão dessa receita

O purê de ervilha é um prato muito versátil pois pode ser consumido de diversas maneiras. Dependendo da quantidade de líquido adicionado, você passa de uma sopa a um molho perfeito.

Em ambos os casos, oferece a possibilidade de adicionar vitaminas, minerais e fibras a qualquer refeição, principalmente se acompanhar um prato de carne ou peixe ou for servido como parte de uma variedade de aperitivos.

Para disponibilidade e conveniência, as ervilhas congeladas são quase sempre usadas na culinária. No entanto, também é possível preparar o purê com a leguminosa fresca. Basta lembrar que o peso se refere às ervilhas uma vez extraídas das vagens.

Após o preparo, ele pode ser armazenado na geladeira por alguns dias mantendo todo o sabor e propriedades. Porções pequenas podem ser congeladas para conservar por mais tempo.

Resumindo, não deixe de preparar esta receita: é uma explosão de sabores e aromas cheia de propriedades nutritivas.

Pode interessar a você...
Almôndegas de pescada e camarão em molho verde
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Almôndegas de pescada e camarão em molho verde

As almôndegas de pescada e camarão são uma maneira diferente e saborosa de apreciar esses dois alimentos e obter todos os seus nutrientes em um úni...



  • Dahl, W. J, et al. Review of the health benefits of peas (Pisum sativum L.). The British Journal of Nutrition. Agosto 2012. 108 Suppl 1:S3-10
  • Jukanti A.K, et al. Nutritional quality and health benefits of chickpea (Cicer arietinum L.): a review.
    The British Journal of Nutrition. 2012 Aug;108 Suppl 1:S11-26.