16 motivos para acordar cedo e dicas para fazê-lo

Há vários motivos para acordar cedo, e de vários tipos: gestão do tempo, condição física, saúde, cumprimento de metas, bom humor... Continue lendo e descubra como.
16 motivos para acordar cedo e dicas para fazê-lo

Última atualização: 19 março, 2022

Para quem gostaria de continuar dormindo, não é fácil encontrar motivos para acordar cedo. No entanto, eles existem e não são apenas questões de gosto e preferência, pois esse hábito pode ser benéfico para a saúde e para nossas vidas em geral.

Desde a possibilidade de tomar um bom banho e desfrutar de um café da manhã completo com calma, até poder se exercitar e trabalhar em algumas tarefas com tranquilidade, são várias as oportunidades oferecidas pelo costume de acordar cedo e aproveitar esse tempo extra.

Mas você não precisa acordar às quatro da manhã. Basta adiantar o relógio um pouco, meia hora, 45 minutos, talvez uma hora; até você se acostumar. Continue lendo e descubra os motivos para acordar cedo, mesmo nos finais de semana.

O que significa acordar cedo?

O verbo madrugar deriva do latim vulgar maturicare, que pode ser traduzido como fazer amadurecer e também acelerar, apressar. Embora talvez esse último significado não se aplique tanto, já que precisamente nos levantamos cedo para fazer as coisas com calma, como veremos mais adiante.

Embora a madrugada seja a parte do dia que ocorre da meia-noite ao amanhecer, o ato de madrugar não é algo que acontece em um momento preciso.

Ou seja, a hora de acordar cedo pode variar de uma pessoa ou cultura para outra. Para alguns, isso significa acordar às 5; para outros será mais tarde, ou até mais cedo.

Para fins práticos, acordar cedo significaria despertar mais cedo que o habitual. E por que faríamos isso, que pode parecer loucura ou bobagem, já que é tão bom continuar dormindo? Quais seriam esses motivos importantes para acordar cedo?

16 motivos para acordar cedo

Acordar cedo faz bem.
Acordar cedo nos permite começar o dia com tranquilidade.

1. Gerenciamento de tempo

Uma das queixas que nós adultos mais frequentemente temos é que não temos tempo suficiente para tudo o que precisamos fazer. Este é um dos principais motivos para acordar cedo.

Ao acordar um pouco mais cedo do que o habitual, podemos adiantar algumas tarefas. Se, por exemplo, costumamos acordar por volta das 7h da manhã para estar no trabalho duas horas depois; adiantando o despertador para as 6:00h, já temos uma hora extra. Com isso você poderá realizar alguma outra atividade. Há várias coisas que podemos fazer antes do café da manhã: desde praticar exercícios até regar as plantas, passear com o cachorro, ler o jornal, tomar banho.

2. Tempo livre

Este outro motivo para acordar cedo é um complemento do anterior. O que você faz de manhã, não precisará fazer à noite. Dessa forma, ao voltar do trabalho você terá tempo para curtir um filme, um jogo ou ficar com a família, talvez aproveitando os benefícios dos jogos de tabuleiro.

3. Aproveitar a tranquilidade

Se preferir, você pode aproveitar esse tempo livre no início da manhã para si mesmo e usá-lo como quiser, incluindo não fazer nada, ou seja, relaxar, meditar, ouvir música, olhar o nascer do sol pela janela.

Se há uma hora do dia que é silenciosa, em que nada nem ninguém nos incomoda, e podemos ficar sozinhos por um tempo, ler um livro, até mesmo meditar, esse é o momento é o amanhecer. Nada se compara à paz e tranquilidade das madrugadas, quando tudo o que se ouve é o canto dos pássaros.

4. Produtividade

Para muitas pessoas, as primeiras horas do dia são as mais produtivas. Isso tem uma explicação lógica: quando nos levantamos, nos sentimos descansados, cheios de energia e com o cérebro mais lúcido. Pesquisas até sugerem que existe uma relação entre ser proativo e ser um madrugador.

Portanto, temos motivos de sobra para acordar cedo: podemos ser mais eficientes, ainda mais rápidos. Ao contrário, se deixarmos as tarefas de casa para a noite, podemos ficar aborrecidos, cansados, sem querer fazer nada; especialmente se o dia foi extenuante.

Também pode te interessar: 5 dicas para ser uma pessoa proativa

5. Café da manhã completo

Acordar mais cedo pode ser essencial para comer bem pela manhã, pois temos tempo para preparar o café da manhã e desfrutá-lo com calma. Ao contrário, se acordarmos tarde, as várias atividades que precisamos fazer para ir ao trabalho ou à escola podem nos impedir de tomar café da manhã ou de fazê-lo bem, e comemos qualquer coisa. Não é bom sair com apenas uma xícara de café no estômago.

Esta é comumente considerada a refeição mais importante do dia. Nesse sentido, pesquisas constataram que o café da manhã tem efeito sobre a cognição de crianças e adolescentes.

6. Exercício

Por outro lado temos o fato de que nem sempre temos tempo para fazer atividade física. Mas se acordarmos cedo temos uma hora ou mais para fazê-lo, e poderemos usufruir de todos os benefícios do exercício regular para a saúde.

Quando chegamos em casa após um dia de trabalho estamos mais cansados, com menos força e disposição para praticar uma atividade física. Inclusive não é recomendável se exercitar tão tarde da noite, para que o sono não seja prejudicado.

Além disso, diz-se que se exercitar pela manhã traz benefícios adicionais, pois ajuda o metabolismo, nos mantém ativos durante o dia e desperta a nossa mente.

7. Higiene pessoal

Entre as situações que muitas vezes temos que fazer com pressa pela manhã está a higiene pessoal. Tirar um tempo para escovar os dentes, tomar banho, passar a roupa, vestir-se e fazer tudo isso com calma estão entre os muitos motivos para acordar cedo.

8. Menos estresse

Como vimos até agora, acordar cedo nos dá a oportunidade de fazer tudo com calma, sem pressa ou preocupações. Quem está estressado desde o momento de acordar, correndo para fazer tudo, possivelmente ficará agitado por boa parte do dia.

16 razões para acordar cedo e dicas para fazê-lo.
Acordar cedo permite que você tenha um café da manhã tranquilo e saudável.

9. Pontualidade

Chegar ao trabalho, aulas e compromissos na hora certa também é um bom motivo para acordar cedo. Quem se levanta em cima da hora corre muitos riscos, pois qualquer tropeço seria um atraso.

10. Desenvolvimento de força de vontade

Precisamos admitir: ao amanhecer, com aquele friozinho, a cama quentinha é algo irresistível. No entanto, se você conseguir vencer essa tentação e mostrar força de vontade para acordar cedo todos os dias, mesmo nos finais de semana, será um bom começo para manter uma grande determinação e realizar tudo o que se propor a fazer.

11. Alcançar seus objetivos

Se você começar o dia bem cedo, não só poderá se organizar melhor, como terá tempo para as atividades planejadas, e com isso estará mais próximo de alcançar os seus objetivos.

12. Otimismo e bom humor

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Toronto, no qual foram entrevistados adultos de várias idades, as pessoas que acordam cedo tendem a apresentar um humor melhor, são mais otimistas e têm emoções positivas.

13. Melhoria na qualidade do sono

Na mesma medida em que nos acostumamos a acordar cedo, ao cair da noite adormecemos com mais facilidade. Assim dormimos mais cedo e adquirimos melhores hábitos de descanso, evitando problemas de insônia.

14. Sexo matinal

Se você não foi convencido pelos motivos anteriores para acordar cedo, este com certeza o fará: você pode desfrutar do sexo matinal com seu parceiro em um horário em que as crianças normalmente não estarão acordadas.

15. Seu animal de estimação ficará feliz e as plantas também.

E como se isso não bastasse, ao acordar cedo você terá tempo de levar o cachorro para passear, sem o risco de ele querer morder alguém ou esbarrar em outros cachorros. Você também pode regar as plantas; e este é um dos melhores momentos para fazer isso.

16. Vida saudável

As pessoas que acordam cedo tendem a evitar o consumo excessivo de bebidas e as refeições copiosas e abundantes à noite. Por outro lado, se você toma um bom café da manhã, se exercita, vive sem estresse, faz sexo, relaxa, consegue fazer as coisas que você deseja… sua vida sem dúvida será mais saudável. Quer mais motivos para acordar cedo?

Dicas para conseguir acordar cedo

Sabemos que não é fácil se acostumar a acordar cedo. Não só temos o hábito arraigado de acordar quando o sol já está alto, mas também adquirimos o hábito de dormir tarde, ficar acordados até tarde para assistir a programas ou olhar as redes sociais.

No entanto, acordar cedo não é deixar de dormir. Pelo contrário, você descansará melhor quando adquirir esse hábito. Obviamente para isso você deve ir para a cama cedo, em horário regular, calculando as horas de sono necessárias. Ou seja, se você vai acordar às 5h30, pelo menos às 10 você deve estar apagando a luz.

Para te ajudar nesse sentido, temos as seguintes recomendações:

  • Largue o Smartphone pelo menos uma hora antes de dormir;
  • O mesmo se aplica à televisão e ao computador;
  • De preferência, realize alguma atividade relaxante, como a leitura;
  • Não consuma cafeína depois das cinco da tarde;
  • Não se exercite de duas a três horas antes de dormir;
  • Desligue todas as luzes;
  • Medite ou faça exercícios de relaxamento;
  • E lembre-se de configurar o despertador.

Aos que acordam cedo…

Deus ajuda à quem cedo madruga. Existem várias expressões da sabedoria popular que explicam os benefícios e as razões para acordar cedo.

O que os ditados não nos dizem é que este é um hábito que deve ser aprendido. E como muitos outros, ele só é alcançado de forma gradual. No começo vai ser difícil, haverão recaídas; talvez até raiva e frustração.

Mas uma vez que você começar a desfrutar dos benefícios, não vai mais querer mudar esse hábito. Há inúmeros motivos para acordar cedo. Você precisa descobri-los por si mesmo. Está preparado?

This might interest you...
Horas de sono recomendadas de acordo com a idade
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Horas de sono recomendadas de acordo com a idade

Os padrões de sono mudam de acordo com o estágio da vida em que estamos. É por isso que há uma quantidade de horas de sono recomendadas em cada ida...



  • Becerra Rodríguez A. Relaciones entre la calidad de sueño con estrés académico y bienestar en universitarios. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú, 2018.

  • Begoña Amador C, Beltrán-Carrillo V, González-Cutre D, Cervelló E. Ejercicio físico agudo, agotamiento, calidad del sueño, bienestar psicológico e intención de práctica de actividad física. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte. 2017; 12(1): 121-127.

  • Díaz-Ramiro E, Rubio-Valdehita S, Luceño-Moreno L, Martín-García J. Relaciones entre percepción de riesgos psicosociales y hábitos de sueño. Ansiedad y Estrés. 2010; 16(2-3): 249-258.

  • Díaz-Ramiro E; Rubio-Valdehita S. Desarrollo de un instrumento de medida de los hábitos de sueño. Un estudio con jóvenes universitarios carentes de patologías Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica. 2013; 36(2): 29-48-

  • Miró E, Cano M, Buela G. Sueño y calidad de vida. Revista Colombiana de Psicología. 2005; (14):11-27.

  • Puerto M, Rivero D, Sansores L, et al,  Somnolencia, hábitos de sueño y uso de redes sociales en estudiantes universitarios. Enseñanza e Investigación en Psicología. 2015; 20(2):189-195.

  • Von Oetinger A, Trujillo L,  Beneficios metabólicos de realizar ejercicio en estado de ayuno. Revista Chilena de Nutrición. 2015; 42(2):145-150.

  • Warburton D, Bredin S. Health benefits of physical activity: a systematic review of current systematic reviews. Curr Opin Cardiol. 2017; 32(5): 541-556.