Qual o colchão recomendado para um bom descanso

· 16 de janeiro de 2019
A oferta de colchões é tão grande que podemos nos sentir sobrecarregados ao escolher o mais adequado. Conhecer algumas técnicas de escolha do colchão recomendado permitirá que você descanse melhor 

Hoje podemos encontrar uma vasta oferta de colchões (látex, viscoelástico, espuma, de molas …), mas nem todas as pessoas precisam do mesmo colchão.

O peso, a postura, e os problemas que as pessoas podem ter nas costas, por exemplo, são fatores que devem ser considerados no momento da escolha.

Vamos ver isso com mais profundidade para que você saiba qual é o colchão recomendado para o seu caso.

De que maneira você costuma dormir?

A maneira você costuma dormir determinará qual o colchão recomendado para você

Para saber qual colchão é recomendado para você, primeiro analise de que maneira costuma dormir. Você pode fazer isso virado para cima, para baixo ou para os lados.

Isso determinará o tipo de colchão que você precisa, para conseguir um bom descanso.

  • Você dorme virado para cima ou para baixo: o melhor colchão para o seu descanso vai ser um duro, que ajudará você a manter as costas retas. Se fosse macio, as costas poderiam afundar e adotar uma curvatura não confortável, propiciando futuras dores na área.
  • Você dorme de lado: você necessita de um mais suave, menos firme, que se adapte à forma do seu corpo. Assim o ombro pode afundar levemente para encontrar uma posição muito mais confortável.

Descubra: Você tem dificuldades para pegar no sono? Tome chá de banana e canela antes de dormir

Seu peso determinará qual o colchão recomendado para você

Embora acreditemos que o peso não deve influenciar na escolha do colchão em que vamos dormir, a verdade é que este não é o caso.

No entanto, vamos ver dois pontos essenciais, porque nem sempre quem pesa menos precisa de um colchão mais duro. Vamos ver o que temos que olhar:

  • Se você pesar muito: se seu peso for muito alto, um colchão macio fará com que você afunde excessivamente, fazendo com que adote posições que não são benéficas para sua saúde. Portanto, este deve ser firme, e fornecer um bom suporte. Além disso, não esqueça, que a posição em que você dorme também será determinante.
  • Se você pesa pouco: você irá precisar é de um colchão flexível, que irá ajudá-lo a distribuir o seu peso corporal. Desta forma, algumas áreas do corpo não serão sobrecarregadas.

Você se mexe muito ou pouco?

Seu peso determinará qual o colchão recomendado para você

Qual colchão é recomendado para você que se mexe muito quando dorme? Este será muito diferente do que você deve optar, se não se mexer a noite toda.

Embora, seja verdade, que há momentos em que nos movemos mais e outros menos. Mas o que predomina em você?

  • Você se mexe muito: um colchão duro será o ideal para você. Assim, não vai ser difícil para você se virar na cama.
  • Você se mexe pouco: precisará de um colchão mais macio e flexível que, além disso, distribua bem o peso do corpo.

Assim, a área em que ficará a noite toda não sofrerá alteração, e você não irá sofrer de dor ou desconforto devido à falta de movimento.

Leia: Usar um pijama quente ou um cobertor? Saiba como dormir no frio

Você sente muito frio ou calor quando dorme?

O fato de sentir frio ou calor durante a noite também é um ponto essencial para escolher um colchão.

Embora isso dependa do local onde você more, e do clima que costuma fazer (por exemplo, se é mais úmido ou seco).

  • Se você sente calor: o melhor colchão para você é aquele que tem molas, uma vez que será mais frio, e ventila melhor.
  • Se você sente frio: recomendamos colchões feitos de espuma, látex ou viscoelástico, pois estes guardam muito melhor o calor.

O que acontece se além de todas essas questões você for alérgico a poeira, ou sofre de asmaNestes casos, uma espuma ou colchão de látex com uma capa lavável será ideal para você.

Agora que você sabe qual colchão é o recomendado para você, aconselhamos que se tiver problemas nas costas, como escoliose, consulte qual pode ser a melhor opção para o seu caso.

Lembre-se que um bom colchão, e que se adapte às suas necessidades, é o que lhe garantirá um bom descanso.