Usar um pijama quente ou um cobertor? Saiba como dormir no frio

Mesmo que a tendA?ncia geral costume ser fazer de tudo para aquecer o quarto, a verdade A� que a temperatura ideal para dormir A� de 18A?C.

As temperaturas comeA�am a cair, o frio chega,A�eA�A� o momento de colocar alguns cobertores naA�cama,A�alA�m de ter por perto um bom pijama quente.

Muitas vezes somos muito friorentos e nos agasalhamosA�bastante para dormir. Isso A� bom?

Neste artigo contaremosA�como dormir melhor quando faz frio, com pijamas quentes ou cobertores?

Dormir noA�frio A� melhor

dormir no frio A� melhor

Certamente este tA�tulo poderia trazer muitas controvA�rsias, jA? que algumas pessoas preferem o frio e outras o calor.

No entanto, muito alA�m disso, devemos pensar no que A� melhor para nosso organismo.

Quando o inverno comeA�a (ou nos meses de outono) nos apressamos para colocar mais e mais cobertoresA�na cama e usar meias bem quentinhas durante a noite.

NA?o deixamos entrar nenhum ventinho frio e colocamos nosso pijama antes de dormir.

PorA�m, A� bom tomar esta atitude? A verdade A� que nA?o. Dormir com mais de 15A?C de temperatura no ambiente nA?o A� bom para a nossa saA?deA�(tampouco para o planeta).

A sensaA�A?o tA�rmica da casa deve estar moderada caso queiramos nos manter em boa forma fA�sica e descansar comoA�devemos.

Assim, oA�organismo pode ativar seus mecanismos de termorregulaA�A?o. Ou seja, se nos agasalharmosA�muito para dormir, o copo se torna “preguiA�oso”.

AlA�m disso, quando dormimos com tantas mantas ou roupas quentes, nA?o podemos nos mover livremente eA�dormimosA�um sono nada reparador, como deveria ser.

Por outro lado, se a temperatura ambiente se mantiver entre os 15 e os 19A?C, para o organismo A� mais fA?cil acordar pelas manhA?s e manter-se ativo durante o dia.

Do contrA?rio, se faz muito calor no quarto, nos tornamos mais sonolentos e letA?rgicos.

Por sua vez, as temperaturas superiores aos 21A?C impedem que o corpo libere o hormA?nio melatoninaA�e equilibreA�o cortisol, que se relaciona com a ansiedade, o apetite e a depressA?o.

Quais temperaturas nA?o sA?o boas para dormir?

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O frio A� mais fA?cil de controlar do que o calor, principalmente quando queremos pegar no sono.

Quando faz calor comeA�amos a transpirar, a sentir sede, e nA?o suportamos o contato com os lenA�A?is. No inverno,A�tremer sob as baixas temperaturas ou sentir os pA�s frios tambA�m nA?o A� agradA?vel.

  • Quando as temperaturas sA?o superiores aos 26A?C, o corpo transpira para se refrigerar.
  • Os vasos sanguA�neos se dilatam, a circulaA�A?o aumenta, e talvez tenhamos dificuldade para pegar no sono. Isso se deve ao fato de que o cA�rebro estA? “ocupado” em reduzir o calor.
  • PeloA�contrA?rio, se faz menos de 12A?C no quarto ou nA?o temos mantas e agasalhos suficientes, a mente tambA�m estarA? em alerta, mas para aumentar a temperatura corporal.
  • A� possA�vel experimentar tremores e expansA?o dos poros.
  • Os vasos sanguA�neos se contraem eA�o sangue circula pouco pelas mA?os e pA�sA�(jA? que o pouco calor se concentra na A?rea dos A?rgA?os vitais).

Conselhos para dormir bem quando faz frio

conselhos para dormir bem no inverno

Levando em consideraA�A?o a temperatura que devemos manter no quarto, existem certos hA?bitos que podemos colocar em prA?tica para dormir melhor quando faz frio:

Fazer exercA�cios leves

Antes de deitar (inclusive minutos antes) podemos fazer alguns movimentos suaves para aumentar a temperatura corporal.

Por exemplo, de pA�, com as pernas separadas levemente, levante os braA�os eA�junte as palmas das mA?os acima da cabeA�a enquanto inspira.

Abaixe os braA�os ao expirar. Repita vA?rias vezes.

Beber um chA?

beber uma infusA?o

Uma das coisas boas do inverno A� a possibilidade de desfrutar de um delicioso chA? na cama.A�Uma bebida quente na hora de dormir aumenta a temperatura corporalA�e evita o uso de muitas roupas.

NA?o se esqueA�a de que osA�chA?s que contA?mA�cafeA�na podem provocar insA?nia.

Tomar um banho quente

Outro dos prazeres invernais. Uma hora antes de dormir tome uma ducha quente para que o corpo se relaxe e mantenha alta a temperatura.

Usar roupa em “camadas”

Antes de dormir sentimos mais frio, mas basta deitar e passar alguns minutosA�para comeA�armos a sentir o aumento da temperatura.

Podemos nos vestir de tal maneira que nos permitaA�retirar certas peA�asA�sem perder a comodidade.

NA?o se recomendam peA�as justas, com botA�es, fechos, ou qualquer objeto que possa incomodar durante a noite.

O melhor A� usar pijamas de duas peA�as, boas meias, e nada mais.

Evite as correntes de ar

Se por debaixo da porta ou janela entra ar, o quarto pode esfriar no meio da noite. NA?o tenha dA?vidas e coloque um objeto que bloqueie a passagem do vento exterior.

Desta forma o ambiente manterA? a temperatura e vocA? nA?o passarA? frio.

Coloque cobertoresA�em camadas

Assim como a roupa, as mantas devem ser colocadas “da menor para a maior”.

Assim, quando vocA? se deitar estarA? mais agasalhado, eA�com o passar das horas, pode ir retirando algumas mantasA�sem perder o calor corporal.

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