8 doenças que provocam sensação de frio

6 de agosto de 2018
Há pessoas que, independentemente da temperatura ambiental, se sentem frias em todos os momentos e em qualquer época do ano. Não importa se está ensolarado ou uma temperatura confortável, eles sempre sentem frio nas mãos, nos pés ou em todo o corpo.

O frio é uma sensação normal que experimentamos, por exemplo, quando as temperaturas climáticas diminuem. No entanto, a sensação de frio também pode aparecer como consequência de algumas condições. Portanto, devemos observar em que condições ocorre e se ocorre simultaneamente com outros sintomas.

8 doenças que provocam sensação de frio 

De acordo com pesquisa publicada na ‘Extreme Physiology & Medicine, as mulheres têm uma tolerância ao frio naturalmente mais baixa em comparação aos homens. No entanto, suas causas ainda são desconhecidas. Aparentemente, isso ocorre porque as mulheres têm uma menor taxa metabólica de repouso.

Entretanto, a sensação de frio que ocorre repentinamente e de forma prolongada, mesmo em dias quentes, pode esconder algum problema de saúde. Por esse motivo, após sentir esse desconforto, especialmente acompanhado de outros sintomas, é importante procurar atendimento médico.

1. Anemia

A anemia pode provocar sensação de frio

A anemia é uma condição caracterizada pela deficiência de hemoglobina no sangue. Esta é uma proteína que serve para transportar oxigênio em nosso corpo. A ausência de glóbulos vermelhos leva à anemia, o que leva a uma série de sintomas que incluem a sensação de frio, segundo a ‘Clínica Mayo.

Outros sinais podem incluir:

  • Fadiga
  • Palidez
  • Palpitações irregulares
  • Dificuldade para respirar durante atividades físicas
  • Tonturas ou vertigens
  • Dor no peito

2. Doença renal

Uma publicação da página da organização americana sem fins lucrativos AARP, destaca que a doença renal pode ser um dos gatilhos da sensação constante de frio. A razão? Os rins não funcionam adequadamente para filtrar o sangue e tendem a acumular resíduos perigosos que afetam a aparência desse tipo de sintoma.

3. Má circulação

A mã circulação pode provocar sensação de frio

Algumas pessoas, mesmo que tenham uma temperatura normal do corpo, sentem ou se sentem frias em certas áreas, geralmente nas extremidades. Não importa a época do ano, inverno ou verão, essas pessoas sentem que suas mãos e os pés estão com frio.

Às vezes, as extremidades podem apresentar um tom azulado e, mesmo, insensibilidade. Isso pode indicar um problema na circulação do sangue. Essa é outra das doenças que provocam sensação de frio. Outros sintomas podem incluir:

  • Formigamento
  • Entorpecimento
  • Dor nos membros
  • Cãibras musculares

4. Doença de Raynaud

A doença de Raynaud é um distúrbio da circulação sanguínea que, como observado em um estudo publicado pela ‘Missouri Medicine‘, pode fazer com que as pessoas sempre tenham mãos e pés frios.

O frio pode aparecer esporadicamente ou por eventos (que podem durar de minutos a horas). Quando você tem um episódio de frio, recomenda-se que se mova e massageie as partes afetadas para promover a circulação e gerar calor.

Pacientes com doença de Raynaud geralmente possuem membros esbranquiçados. Além de serem muito frias, também podem experimentar entorpecimento e sensibilidade. 

5. Problemas da tireoide

Problemas de tireoides podem provocar sensação de frio

Se você sofre de frio e também fadiga, pele seca, cabelo mais fino e quebradiço, ganho de peso, isso pode ser devido ao hipotireoidismo.

Em geral, as pessoas com problemas na tireoide geralmente têm temperatura mais baixa e maior sensibilidade ao frio, como apontado em uma publicação feita pela ‘National Center for Biotechnology‘.

Vale lembrar que o hormônio tireoidiano tem a função de regular a temperatura corporal, que se apresentar alguma alteração, pode produzir uma sensação de frio.

Por outro lado, deve-se levar em consideração que a tireoide regula o metabolismo e as reações do corpo. Se a tireoide não produz eficientemente o hormônio da tireoide, isso faz com que o metabolismo se torne lento.

6. Problemas com vasos sanguíneos

Quando o fluxo de sangue para as pernas e os braços é restrito, ocorre a sensação de frio. Isso pode ser devido a uma desordem dos vasos sanguíneos que apresentam problemas de coagulação ou arteriosclerose.

Muitas vezes, esses distúrbios causam coloração branca ou azul das mãos e pés, formigamento dos braços e pernas e pele fria.

Confira esses 7 tratamentos naturais para a circulação 

7. Diabetes

A diabetes pode provocar sensação de frio

A diabetes causa danos nos rins, que é chamada de nefropatia diabética, e seu sintoma mais comum é a sensação de frio. Também causa dificuldade em respirar, inchaço dos pés, mãos, rosto, náuseas e vômitos. Essa é uma das principais doenças que provocam sensação de frio. Além disso, se não for tratada adequadamente, pode causar um dano nervoso que provoca frio, principalmente nos pés. Outros sintomas desta doença podem incluir:

  • Micção frequente
  • Sede ou fome excessiva
  • Visão turva
  • Cortes que levam tempo para curar
  • Fadiga prolongada

8. Anorexia

Para uma pessoa se sentir à vontade, ela deve ter uma temperatura corporal de 37°C e um índice de massa corporal adequado. Se o seu índice de massa corporal cair drasticamente, como no caso de uma pessoa anoréxica, esta poderá sentir sensação de frio, entre outros desconfortos, como resultado das descompensações experimentadas pelo corpo.

Ao comer uma dieta pouco saudável e pobre em nutrientes, a pessoa tende a se sentir tonta e cansada. Um tratamento adequado é essencial, pois a falta de cuidados leva a graves complicações de saúde.

Leia também: 9 motivos nos quais é importante ir a um nutricionista

Recomendações para aliviar a sensação de frio no corpo

Quando a sensação de frio aparecer junto com outros sintomas, é melhor ir ao médico para receber um diagnóstico e tratamentos oportunos. No entanto, existem algumas medidas gerais que podem contribuir para o alívio desse sintoma. Isso inclui:

  • Exercícios
  • Manter-se hidratado
  • Evitar o consumo de álcool e tabaco.
  • Manter uma dieta equilibrada.
  • Tomar caldos de vegetais ou de osso de galinha.
  • Incluir em sua dieta uma quantidade maior de cebola, alho e gengibre.
  • Comer frutos secos e alimentos ricos em ácidos graxos, como o ômega 3.

Se a sensação de frio for um produto das baixas temperaturas ambientais, é recomendável seguir as orientações usuais: proteger-se e ingerir bebidas ou alimentos quentes. Se essa não for a causa, o tratamento médico deverá ser mantido até que uma melhora seja sentida.

  • Voelcker T. Perception of cold hands: comparison between women and men. Extrem Physiol Med. 2015;4(Suppl 1):A80. Published 2015 Sep 14. doi:10.1186/2046-7648-4-S1-A80
  • Bae KH, Go HY, Park KH, Ahn I, Yoon Y, Lee S. The association between cold hypersensitivity in the hands and feet and chronic disease: results of a multicentre study. BMC Complement Altern Med. 2018;18(1):40. Published 2018 Jan 31. doi:10.1186/s12906-018-2082-3
  • Pittman RN. Regulation of Tissue Oxygenation. San Rafael (CA): Morgan & Claypool Life Sciences; 2011. Chapter 2, The Circulatory System and Oxygen Transport. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK54112/
  • Temprano KK. A Review of Raynaud’s Disease. Mo Med. 2016;113(2):123–126.
  • InformedHealth.org [Internet]. Cologne, Germany: Institute for Quality and Efficiency in Health Care (IQWiG); 2006-. Underactive thyroid: Overview. 2014 Oct 8 [Updated 2017 Aug 10]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279601/
  • Rask-Madsen C, King GL. Vascular complications of diabetes: mechanisms of injury and protective factors. Cell Metab. 2013;17(1):20–33. doi:10.1016/j.cmet.2012.11.012