8 doenças que provocam sensação de frio

6 de agosto de 2018
Há pessoas que, independentemente da temperatura ambiental, se sentem frias em todos os momentos e em qualquer época do ano. Não importa se está ensolarado ou uma temperatura confortável, eles sempre sentem frio nas mãos, nos pés ou em todo o corpo. Aqui vamos mostrar-lhe 8 doenças que provocam sensação de frio.

A sensação de frio pode ser um sinal de diferentes afecções e que pode ser consequência de causas múltiplas, como, por exemplo, ter uma dieta inadequada ou um estilo de vida sedentário. Em geral, quando o frio não é tolerado, isso pode ser uma indicação de um problema metabólico. Também pode ser porque a pessoa tem um baixo índice de gordura corporal que não lhe permite manter a temperatura corporal.

Por outro lado, a sensação de frio pode ser devido ao fato de que a pessoa está em algum processo infeccioso, como um resfriado ou pneumonia, em que uma alteração da temperatura corporal é experimentada. No entanto, em casos de infecção, a sensação de frio geralmente diminui, pois a causa que a provoca é tratada.

Tanto o suor frio que é experimentado quando ocorre uma queda de tensão quanto a sensação de frio em partes isoladas do corpo são óbvias e desconfortáveis.

Possíveis causas

  • Fome
  • Anorexia
  • Cansaço
  • Infecções
  • Menopausa

No caso das mulheres, a quantidade de estrogênio, estabelece flutuações que afetam a sensação de frio e calor, principalmente em estádios como menopausa ou gravidez.

  • Hipotireoidismo
  • Baixo índice de gordura corporal.
  • Distúrbios da circulação sanguínea.

8 doenças que provocam sensação de frio 

1. Anemia

A anemia pode provocar sensação de frio

anemia é uma condição caracterizada por uma deficiência de hemoglobina no sangue. Esta é uma proteína que serve para transportar oxigênio em nosso corpo. A ausência de glóbulos vermelhos leva à anemia, o que leva a uma tendência para que a pessoa tenha uma sensação de frio, bem como fadiga, palidez, palpitações irregulares e dificuldade em respirar durante atividades físicas. Essa é uma das doenças que provocam sensação de frio.

2. Deficiência de ferro

Quando há um déficit de ferro, a pessoa fica propensa a calafrios e suores frios. O ferro é um mineral que desempenha um papel importante no transporte de oxigênio nas células do sangue. Este é um processo que desempenha um papel significativo na regulação da temperatura de todo o corpo.

Recomenda-se às pessoas que se sentem constantemente com frio fazer um exame de sangue para verificar se isso é devido (ou não) à deficiência de ferro.

3. Má circulação

A mã circulação pode provocar sensação de frio

Algumas pessoas, mesmo que tenham uma temperatura normal do corpo, sentem ou se sentem frias em certas áreas, geralmente nas extremidades. Não importa a época do ano, inverno ou verão, essas pessoas sentem que suas mãos e os pés estão com frio. Às vezes, as extremidades podem apresentar um tom azulado e, mesmo, insensibilidade. Isso pode indicar um problema na circulação do sangue. Essa é outra das doenças que provocam sensação de frio.

4. Doença de Raynaud

doença de Raynaud é um distúrbio da circulação de sangue que pode levar as pessoas a sempre terem mãos e pés frios. 

O frio pode aparecer esporadicamente ou por eventos (que podem durar de minutos a horas). Quando você tem um episódio de frio, recomenda-se que se mova e massageie as partes afetadas para promover a circulação e gerar calor.

Pacientes com doença de Raynaud geralmente possuem membros esbranquiçados. Além de serem muito frias, também podem experimentar entorpecimento e sensibilidade. 

5. Problemas da tireoide

Problemas de tireoides podem provocar sensação de frio

Se você sofre de frio e também fadiga, pele seca, cabelo mais fino e quebradiço, ganho de peso, isso pode ser devido ao hipotireoidismo. Este hormônio tem a função de regular a temperatura do corpo. As pessoas com problemas com a tireoide geralmente têm uma temperatura mais baixa e uma maior sensibilidade ao frio.

A tireoide regula o metabolismo e as reações do corpo. Se a tireoide não produz eficientemente hormônios, isso faz com que o metabolismo diminua.

6. Problemas com vasos sanguíneos

Quando o fluxo de sangue para as pernas e os braços é restrito, ocorre a sensação de frio. Isso pode ser devido a uma desordem dos vasos sanguíneos que apresentam problemas de coagulação ou arteriosclerose. Muitas vezes, esses distúrbios causam coloração branca ou azul das mãos e pés, formigamento dos braços e pernas e pele fria.

Confira esses 7 tratamentos naturais para a circulação 

7. Diabetes

A diabetes pode provocar sensação de frio

A diabetes causa danos nos rins, que é chamada de nefropatia diabética, e seu sintoma mais comum é a sensação de frio. Também causa dificuldade em respirar, inchaço dos pés, mãos, rosto, náuseas e vômitos. Essa é uma das principais doenças que provocam sensação de frio.

8. Anorexia

Um dos principais sintomas da anorexia é a sensação de frio. Isso corresponde ao baixo índice de gordura corporal e ao resto da descompensação que o organismo experimenta.

Tanto o tipo de dieta habitual da pessoa como o peso corporal da mesma influencia significativamente na forma de experimentar o calor e o frio. Nesse sentido, quando se segue uma dieta insalubre e pobre em nutrientes, ela promove a sensação de desconforto e fadiga.

A temperatura do corpo deve se manter a cerca de 37 ° C para funcionar de forma correta.

Outros fatores que causam frio

1. Consumo de álcool

As bebidas alcoólicas podem provocar sensação de frio

As pessoas acreditam que o corpo aquece depois de beber um ou mais copos de álcool. No entanto, o álcool não aquece o corpo. Pelo contrário, o que faz é que ele carrega o fluxo de calor para a superfície do corpo, isto é, ele transfere o calor interno para o exterior. Quando as veias param a dilatação e se contraem, a sensação de calor desaparece e é quando a pessoa começa a tremer com frio.

2. Fadiga

Quando você está cansado (seja por falta de sono ou por sofrer de fadiga crônica), o corpo trabalha lentamente e de maneira pobre. Isso ocorre porque quando o corpo produz menos energia, a temperatura diminui. 

3. Dietas muito rígidas

A falta de uma correta alimentação saudável pode provocar sensação de frio

As pessoas que realizam dietas restritas não consomem calorias suficientes para garantirem a efetividade da termogênese. O calor é produzido através do fornecimento constante de calorias e o corpo pode funcionar corretamente. O corpo não é capaz de manter a temperatura corporal, sua temperatura é baixa, por isso é necessário consumir mais calorias para garantir a termogênese. 

4. Índice de gordura corporal baixa

Pessoas com pouca gordura corporal podem sentir frio mais rapidamente e com mais frequência, já que não possuem lipídios suficientes para criar uma camada protetora para o corpo.

Confira esses Sete alimentos que combatem a gordura

5. Deficiência de vitamina B12

A falta de vitamina B12 pode provocar sensação de frio

O corpo requer vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos que são aqueles que transportam oxigênio em todo o corpo. A deficiência de vitamina B12 pode produzir uma sensação de frio crônico. A deficiência pode ocorrer tanto devido a uma dieta pobre nesta substância e devido à baixa absorção intestinal.

6. Alguns medicamentos podem causar hipotermia

Os consumidores geralmente não sabem que alguns medicamentos podem causar diferentes condições, desde incontinência urinária, hipotermia ou acentuar mais a hipotermia. Medicamentos como neurolépticos, barbitúricos, vasodilatadores, alguns medicamentos anti-hipertensivos, bem como alguns medicamentos antiepilépticos, e assim por diante. Para evitar efeitos colaterais indesejáveis, é sempre importante ler o folheto da medicação ou perguntar ao seu médico.

Recomendações para aliviar a sensação de frio no corpo

  • Exercício.
  • Mantenha-se hidratado
  • Evite o consumo de álcool e tabaco.
  • Manter uma dieta equilibrada
    • Tome caldos vegetais ou com osso de frango.
    • Inclua mais cebolas, alho e gengibre na dieta.
    • Coma nozes e alimentos ricos em ácidos graxos, como ômega 3.

Se a sensação de frio for um produto de baixas temperaturas ambientais, recomenda-se que siga as diretrizes usuais: aquecer-se e beber bebidas quentes ou alimentos quentes. No entanto, se essa não for a causa, é possível que a sensação de frio seja devido a um problema de saúde que requer atenção médica. Poderá sofrer de uma dessas 8 doenças que provocam sensação de frio. Quando a causa é detectada e o tratamento adequado é seguido, o frio desaparecerá.

Recomendados para você