9 motivos nos quais é importante ir a um nutricionista

27 de outubro de 2019
Solicitar a ajuda de um especialista em dietas não se trata unicamente de perder peso. Existem outras razões relacionadas com a saúde precisam de apoio profissional.

Em resumo, normalmente pensamos que procurar um nutricionista tem como propósito elaborar um regime alimentar especialmente feito para emagrecer.

A apreciação é certa, mas com ressalvas. Essa não é a única função de um nutricionista. Não só desenvolve as dietas quando queremos perder peso. De fato, seu verdadeiro trabalho é a de nos ensinar a comer bem.

Por isso, mostraremos em detalhes os diversos motivos pelos quais deveria procurar um nutricionista com frequência.

9 motivos para procurar um nutricionista

1. Ter diabetes e problemas cardiovasculares

Alimentos para prevenir a diabetes

Caso sofra com diabetes tipo 1 ou 2, algum problema cardiovascular ou hipertensão arterial, precisa ser tratado por um especialista em nutrição e dietética. Visto que, em sua condição de saúde, a alimentação desempenha um papel fundamental.

Procurar um profissional em nutrição é uma necessidade indispensável caso sofra uma das condições mencionadas anteriormente. Este ajudará a desenhar um plano de alimentação que servirá para garantir o consumo dos nutrientes necessários, de uma maneira saudável e segura.

2. Deseja perder peso

Se seu desejo é perder alguns quilos, é bom a assessoria de um profissional. Este planejará um regime alimentar de acordo com a meta que quer alcançar.

Para isso, o nutricionista considerará seu estado de saúde, sua condição física, seus antecedentes familiares, sua idade, assim como seu peso na hora da avaliação, bem como outros fatores.

Com esses dados, dará algumas recomendações sobre sua alimentação diária para que consiga perder peso de uma forma que não seja perigosa para a saúde.

3. Quer ganhar peso? Consulte um nutricionista

A maioria das pessoas pensa que não existem pessoas que desejam ganhar alguns quilos. No entanto, às vezes é necessário, e algumas pessoas precisam procurar um profissional porque precisam ganhar peso.

Neste caso, o especialista preparará uma dieta considerando as características particulares do paciente, assim com o objetivo que seu corpo deve alcançar.

4. Sofre com problemas digestivos

Mulher consultando nutricionista

Se você for daquelas pessoas que com frequência apresentam problemas estomacais, intestinais ou indigestões, deve procurar um profissional para que este te avalie e detecte quais são os alimentos que estão te causando dano.

Além disso, o nutricionista solicitará a participação de outros especialistas da medicina caso suspeite que seus problemas digestivos não sejam relacionados propriamente a algum alimento, mas sim a uma razão orgânica. Geralmente, nestes casos, o nutricionista trabalha juntamente com o gastroenterologista.

Você sabia? 6 sinais que indicam que seu intestino está doente

5. Caso queira seguir uma alimentação saudável

Não é obrigatório querer perder ou ganhar peso para procurar ajuda de um profissional da nutrição. Ainda que acredite que tenha um peso adequado e se sinta bem com isso, nunca é de mais se preocupar com a saúde.

  • Uma pessoa que deseja manter um peso saudável deve comer de maneira inteligente. Nesse sentido, o nutricionista traz uma ajuda muito valiosa.
  • Os profissionais da nutrição estão capacitados para explicar as qualidades dos alimentos e as melhores formas de cozinhá-los. Além disso, podem te ensinar a ler os rótulos dos produtos.

6. Melhorar o rendimento esportivo

Todo bom atleta deve ser assessorado por um especialista em nutrição, pois é a pessoa que conta com os conhecimentos para avaliar se a relação gordura-músculo do atleta é a correta.

Da mesma forma, é bom procurar um profissional para te ajudar a melhorar o rendimento. Este preparará uma dieta ótima de acordo com seus requerimentos e o exercício que faz.

7. Está grávida

A gravidez é um dos momentos da vida que devemos tomar mais cuidado com a saúde. Não só se trata da própria vida, como também a do bebê.

Nesse período, é necessária uma assessoria com relação aos nutrientes que deve consumir, dependendo da etapa da gravidez. Por outro lado, o nutricionista pode ajudar a manter um peso aceitável. Lembre que, em nenhum caso, deve se permitir subir de peso exageradamente.

Se for lactante, também é bom a orientação dietética. Ajudará a saber os componentes que deve consumir para garantir a alimentação eficaz do bebê e a sua.

Descubra: Alimentos para a gravidez que deveria incluir

8. Consulte um nutricionista se você sofrer com transtornos alimentares

Mulher com sinal de anorexi

Lamentavelmente, cada vez são mais frequentes os transtornos relacionados com a alimentação, como a obesidade, a bulimia e a anorexia.

Nestes casos, o nutricionista vela pela alimentação adequada do paciente. Além disso, é indispensável a participação de outros profissionais da saúde como os psicólogos.

9. A terceira idade

A velhice está associada com o desenvolvimento de diversas condições de saúde, que exigem o consumo de medicamentos. Neste caso, o trabalho do nutricionista é desenvolver o plano alimentar mais benéfico para o paciente, em função das doenças que tenha.

Por outro lado, também pode ajudar a fazer com que o idoso coma alimentos mais apetitosos. Não se pode ignorar que à medida que os anos passam as papilas gustativas se deterioram.

Como pode ver anteriormente, são muitas as situações nas quais é bom visitar um nutricionista. Dessa maneira, terá o apoio e o conhecimento de alguém que entende o processo que está vivendo.