Quais são as causas de uma dor de cabeça no lado esquerdo?
Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto
A dor de cabeça no lado esquerdo é uma condição comum que, por si só, não deve ser motivo de preocupação. A localização dá algumas pistas sobre a origem do incômodo.
Como em outras áreas, a dor de cabeça no lado esquerdo pode surgir lentamente ou ser repentina. Às vezes é aguda e outras vezes latejante ou palpitante. Fica em uma área específica ou irradia para áreas próximas, como pescoço e olhos.
Se for acompanhada de outros sintomas, como vômitos, febre ou confusão mental, é provável que esteja associada a um problema de saúde que requer atenção imediata.
As causas mais frequentes de dor de cabeça no lado esquerdo
Existem muitos fatores que podem causar uma dor de cabeça no lado esquerdo. Eles variam de um estilo de vida inadequado a um tumor cerebral. Na maioria das vezes obedecem a uma origem simples que pode ser corrigida.
Estilo de vida
Um estilo de vida inadequado é a principal causa de dor de cabeça no lado esquerdo. Tem a ver com o consumo de alimentos ou substâncias e hábitos pouco saudáveis.
Fatores como os seguintes se enquadram nessa categoria:
- Pular refeições: o cérebro precisa da glicose que ingere dos alimentos para funcionar corretamente. Se o alimento não for ingerido por mais tempo do que o conveniente, a dor pode ser um de seus efeitos.
- Estresse: o estresse faz com que os músculos fiquem tensos. Da mesma forma, provoca alterações bioquímicas que colocam o cérebro em estado de alerta. Ambos os fatores contribuem para uma dor de cabeça.
- Sono ruim: não dormir o suficiente ou não ter um sono reparador são duas causas comuns de dor de cabeça no lado esquerdo.
- Alguns alimentos: certos produtos, principalmente os que contêm conservantes, podem causar dor de cabeça. Carnes processadas, queijos maturados, vinho tinto e nozes fazem parte dessas refeições.
- Consumo de álcool: muitas bebidas alcoólicas contêm etanol e essa substância provoca a dilatação dos vasos sanguíneos. O resultado é a dor de cabeça.
- Compressão: capacetes ou chapéus muito apertados, assim como penteados que puxam o couro cabeludo também podem causar dores de cabeça.
Medicação
Existem alguns medicamentos que podem causar o chamado efeito rebote. É que o consumo excessivo dá origem ao sintoma que você deseja eliminar. Se isso acontecer, a dor quase sempre ocorre ao acordar, nas primeiras horas do dia.
Alguns medicamentos que podem causar dor de cabeça no lado esquerdo devido a um efeito rebote são os seguintes:
- Ibuprofeno.
- Aspirina.
- Paracetamol.
- Naproxeno.
Veja: Dor de cabeça por orgasmo: tudo que você precisa saber
Infecção ou alergia
Resfriados e gripes geralmente fazem com que as passagens dos dutos nasais fiquem bloqueadas, possivelmente desencadeando uma dor de cabeça. Outras infecções mais graves, como encefalite e meningite, também causam dor, mas é muito intensa e acompanhada de outros sintomas importantes, como convulsões, febre e rigidez no pescoço.
As alergias também causam congestão nasal. Isso causa pressão nas bochechas e atrás da testa. Em muitas ocasiões, levam a uma dor de cabeça no lado esquerdo.
Problemas neurológicos
A dor de cabeça do lado esquerdo pode ser consequência de problemas neurológicos. Nessa perspectiva, as principais origens são as seguintes:
- Arterite temporal: também conhecida como arterite de células gigantes. É a inflamação dos vasos sanguíneos em ambos os lados da cabeça.
- Neuralgia occipital: a irritação dos nervos na parte superior do pescoço e na base do crânio pode causar dor de cabeça no lado esquerdo e nas costas. Isso é grave, intenso e agudo.
- Neuralgia do trigêmeo: a dor é sentida na face, mas também pode se estender para a cabeça.
Causas mais graves
A dor de cabeça do lado esquerdo pode ter uma origem mais grave, como as seguintes:
- Pressão alta: Normalmente, a pressão alta não causa sintomas, mas em algumas pessoas há dor de cabeça.
- Concussão: é uma lesão cerebral traumática como resultado de um golpe.
- Glaucoma: é uma patologia ocular que costuma causar dor de cabeça intensa, além de dor ocular e visão turva.
- AVC: Ocorre devido a sangramento dentro do cérebro ou a partir de um coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo para essa área. Um dos sintomas comuns é uma dor de cabeça bastante intensa que surge repentinamente.
- Tumor cerebral: nem sempre causa sinais específicos, mas pode se expressar com uma dor de cabeça súbita e intensa.
Quando consultar o médico
Na maioria das vezes, uma dor de cabeça do lado esquerdo pode ser tratada em casa com um analgésico regular. No entanto, como apontamos, não deve ser subestimada.
Um médico deve ser consultado se a dor apresentar as seguintes características:
- Muita intensidade: impede sair da cama ou realizar atividades diárias.
- Acordar à noite: leva a pessoa a não descansar.
- Piorar com o tempo: pode ser sinal de algo mais grave.
- Um golpe anterior na cabeça: essa situação deve ser relatada sim ou sim.
Por outro lado, também é necessário consultar o médico quando esse tipo de dor é acompanhado por sintomas como os seguintes:
- Rigidez do pescoço.
- Perda de visão ou visão dupla.
- Fraqueza ou dormência.
- Confusão.
- Problemas de fala ou movimento.
- Perda de consciência.
Como aliviar uma dor de cabeça no lado esquerdo?
Em princípio, o indicado para aliviar a dor de cabeça do lado esquerdo é tomar um banho de água morna, respirar e tentar relaxar. Uma soneca, assim como comer algo leve também pode ajudar. Da mesma forma, ouvir música suave e tomar um analgésico de venda livre são medidas apropriadas.
Outra opção é colocar uma compressa morna ou fria no lado esquerdo da cabeça. Inalar o aroma do óleo de lavanda é algo que muitas vezes ajuda a dissipar o desconforto.
A dor de cabeça do lado esquerdo, a princípio, não deve causar alarme. O mais comum é que seja efeito do estresse ou de hábitos inadequados.
Se for muito intensa ou frequente, é importante discuti-lo com seu médico. Também quando acompanhada de outros sintomas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Clínica Mayo. (26 de enero de 2022). Neuralgia del trigémino. Disponible en: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/trigeminal-neuralgia/symptoms-causes/syc-20353344.
- Korabelnikova, E. A., Danilov, A. B., Danilov, A. B., Vorobyeva, Y. D., Latysheva, N. V., & Artemenko, A. R. (2020). Sleep Disorders and Headache: A Review of Correlation and Mutual Influence. Pain and therapy, 9(2), 411–425. Recuperado de: https://doi.org/10.1007/s40122-020-00180-6
- Krymchantowski, A. V., & da Cunha Jevoux, C. (2014). Wine and headache. Headache, 54(6), 967–975. Recuperado de: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24801068/.
- Krymchantowski A. V. (2010). Headaches due to external compression. Current pain and headache reports, 14(4), 321–324. Recuperado de: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20499214/.
- Kristoffersen, E. S., & Lundqvist, C. (2014). Medication-overuse headache: epidemiology, diagnosis and treatment. Therapeutic advances in drug safety, 5(2), 87–99. Recuperado de: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4110872/.
- Stubberud, A., Buse, D. C., Kristoffersen, E. S., Linde, M., & Tronvik, E. (2021). Is there a causal relationship between stress and migraine? Current evidence and implications for management. The journal of headache and pain, 22(1), 155. Recuperado de: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8685490/.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.