Como baixar a febre sem medicamentos

30 de setembro de 2019
Embora esses remédios sejam muito eficazes para baixar a febre sem medicamentos, também podemos complementá-los com eles para potencializar e combinar seus efeitos benéficos.  

Quando o termômetro marca os primeiros décimos, é hora de recorrer a alguns remédios para baixar a febre sem medicamentos. No entanto, devemos sempre estar muito atentos para agir se a temperatura continuar a subir, pois isso pode ser muito perigoso para a nossa saúde.

Neste artigo, compartilhamos alguns remédios naturais caseiros e simples, para controlar ou baixar a febre leve, ou até como complemento de outras medidas médicas quando a febre aumenta. Podemos consegui-lo com plantas medicinais ou com as virtudes da hidroterapia.

Baixar a febre sem medicamentos 

1. Gengibre e hortelã 

Limão para baixar a febre

 

Primeiro, uma solução para baixar a febre sem medicamentos são as plantas medicinais. Graças a eles, podemos controlar a temperatura do nosso corpo de maneira suave, natural e eficaz. Nesse caso, propomos gengibre e hortelã. Embora seus efeitos pareçam contraditórios, ambos são muito úteis, conforme detalhado abaixo:

  • Gengibre: age sobre o nosso corpo aumentando a temperatura do corpo. Desta forma, a transpiração é ativada, principalmente se a complementamos com um bom cobertor, ou com algum exercício. Quando você transpira, a temperatura cai rapidamente.
  • Hortelã: A hortelã, ao contrário do gengibre, nos refresca. Desta forma, também reduzimos a temperatura diretamente.

Podemos preparar infusões de gengibre ou menta, ou combiná-las e tomá-las até que a febre diminua. Também podemos usar óleos essenciais, desde que seja possível o uso oral. Devemos tomar a quantidade indicada pelo fabricante.

Não deixe de ler: Bicarbonato de sódio e água, uma solução para curar e limpar a garganta

2. Fricções frias

A hidroterapia é o uso de água em diferentes temperaturas para fins de cura. Dessa forma, estimulamos o corpo a obter um efeito concreto de maneira equilibrada, e podemos diminuir a febre sem medicação.

Os adultos podem reduzir a temperatura esfregando água fria por todo o corpo:

  • Para fazer as fricções, use uma toalha, escorrendo-a bem antes de passar sobre a pele.
  • Agora, para que esse método seja eficaz você terá que se agasalhar imediatamente depois.
  • Finalmente, as fricções duram no máximo um minuto. Quando o calor aumentar, podemos repetir.

3. Use meias frias nas crianças 

Esfrie os pés

No caso das crianças, como elas reagem mais rapidamente, podemos optar pela aplicação do frio somente na região dos pés. Para isso, devemos usar vários tipos de meias longas, como a seguir:

  • Primeiro, vamos colocar algumas meias de algodão que molharemos em água fria.
  • Além disso, colocaremos algumas meias secas.
  • Finalmente, por cima de tudo, colocaremos algumas meias secas feitas de lã, ou outro material similar muito quente.

4. Chá de manjericão para baixar a febre sem medicamentos

O chá de manjericão é eficaz na redução da febre; também podemos tomá-lo como um complemento aos medicamentos prescritos pelo nosso médico.

O manjericão possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Você pode fazer uma infusão com algumas folhas de manjericão e água fervente. Depois de deixar descansar alguns minutos, coe e já está pronto para beber.

5. Guardar repouso

Descanse bem

A febre geralmente é acompanhada de mal estar e calafrios. Por isso, é melhor descansar até sentir alívio. O corpo precisa de energia extra para combater microrganismos infecciosos que influenciam o aparecimento da febre.

Confira também: Como preparar um xarope de cenoura contra o resfriado, a tosse e a gripe

6. Homeopatia 

Por fim, também compartilhamos dois remédios homeopáticos para reduzir a febre. Embora sejam considerados medicamentos, se baseiam em ingredientes naturais. No entanto, você deve se informar antes sobre os efeitos colaterais para a saúde, e as doses recomendadas:

  • Beladona: Para quando a febre é acompanhada de muito suor e a pessoa não está com sede. É ideal quando a febre é súbita e intensa.
  • Acônito: Este remédio é dado àqueles que têm febre alta, mas têm problemas para suar.

Tomaremos os remédios homeopáticos separados das refeições, bebidas e qualquer tipo de sabor forte ou mentol (como pasta de dente ou goma de mascar). Repetiremos a ingestão ao longo do dia, até a febre diminuir.

Esses remédios podem ajudar a diminuir a febre quando esta é moderada. No entanto, é importante consultar um médico se a febre estiver alta, para que lhe receite o tratamento certo.

 

  • Ahmad S, Rehman T, Abbasi WM. Effects of homoeopathic ultrahigh dilutions of Aconitum napellus on Baker’s yeast-induced fever in rabbits. J Integr Med. 2017;
  • Chong CY, Allen DM. Childhood fever. Singapore Medical Journal. 1996.
  • Mashhadi NS, Ghiasvand R, Askari G, Hariri M, Darvishi L, Mofid MR. Anti-oxidative and anti-inflammatory effects of ginger in health and physical activity: Review of current evidence. International Journal of Preventive Medicine. 2013.
  • Sánchez Govín E, Leal López IM, Fuentes Hernández L, Rodríguez Ferrada CA. Estudio farmacognóstico de Ocimum basilicum L. (albahaca blanca). Rev Cuba Farm. 2000;