3 propriedades do abacate

Várias propriedades podem ser atribuídas ao abacate, mas existem 3 principais que compartilharemos com você. Essa fruta, cada vez mais comum na culinária ocidental, tem benefícios únicos.
3 propriedades do abacate

Última atualização: 29 abril, 2022

Vamos apresentar-lhe 3 propriedades do abacate que o tornam um alimento ideal para incluir na dieta habitual. É uma fruta exótica que, pouco a pouco, foi incluída nas dietas ocidentais devido às suas qualidades organolépticas e ao seu valor nutricional.

É uma fruta oleosa, com uma semente grande no meio que também pode ser aproveitada. Os abacates têm a capacidade de amadurecer rapidamente à temperatura ambiente, por isso é sempre aconselhável comprá-los quando ainda não estão totalmente maduros, a menos que sejam consumidos naquele momento.

O abacate é rico em ácidos graxos insaturados

Os ácidos ômega 3 são nutrientes essenciais com caráter anti-inflamatório. Seu uso na medicina, na forma de suplementos ou sob prescrição de uma dieta adequada, aumentou desde que seus efeitos protetores se tornaram conhecidos.

Seu consumo regular está ligado à redução do risco cardiovascular, conforme confirmado por pesquisa publicada na revista Expert Review of Clinical Pharmacology . Felizmente, os abacates contêm esses lipídios em sua composição.

O poder lipídico do abacate o torna um alimento saudável, mas muito calórico em comparação com outras frutas. Um pedaço médio pode conter até 300 quilocalorias. Por esta razão, é importante consumir este vegetal sempre com moderação.

Ao modular os estados de inflamação no corpo humano, além de levar em conta a contribuição do ômega 3, é necessário avaliar a ingestão de ácidos graxos ômega 6. O consumo de ambos deve ser equilibrado, na proporção de 1 para 1. Desta forma, reduz-se o risco de desenvolver doenças metabólicas, conforme confirmado por um estudo publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition.

abacate na bandeja
As propriedades do abacate vão desde a contribuição do ômega 3 até a da vitamina E.

Abacate contém vitaminas

As vitaminas são micronutrientes essenciais para o corpo. Intervêm em múltiplos processos fisiológicos e o seu consumo regular é capaz de prevenir doenças.

O abacate, em particular, contém vitamina E. Ela é solúvel em gordura, o que significa que se dissolve e se acumula em gordura. Embora a deficiência seja rara, é sempre aconselhável monitorar a variedade da dieta para que todos os nutrientes sejam fornecidos continuamente.

A manutenção dos níveis desse micronutriente dentro dos limites recomendados está relacionada à prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Isto é indicado por uma publicação no International Journal of Molecial Science .

Incluir o abacate na dieta regular é um bom método para garantir o fornecimento de vitamina E, juntamente com outras como a K, com função anticoagulante. Isso, claramente, denota outras propriedades do abacate que repercutem em nível sistêmico.

Fibra: outra propriedade do abacate

A última das propriedades do abacate que queremos compartilhar com você deriva de seu conteúdo de fibra. Essa substância é capaz de estimular o trânsito intestinal, reduzindo problemas relacionados à constipação.

O consumo de fibra alimentar está associado a uma menor incidência de doenças gastrointestinais, conforme confirmado por um estudo publicado na revista Alimentary Pharmacology & Therapeutics. Em pessoas com inflamação intestinal repetida ou intestino irritável, esse alimento altera o ritmo de evacuação.

Embora em algumas situações a suplementação de fibras seja necessária para reduzir os episódios de constipação, aumentar a ingestão deste nutriente na dieta habitual constitui um tratamento preventivo contra esta patologia. Para isso, as diferentes elaborações com abacate são uma opção.

No entanto, a alta ingestão de fibras é desencorajada quando há supercrescimento bacteriano no intestino delgado proximal. Nesse tipo de situação, pode servir de alimento para bactérias patogênicas que colonizam o trato digestivo, com efeito contrário ao desejado e aumento do desconforto, bem como da intolerância alimentar.

Caso suspeite que possa sofrer desta última condição, conhecida como SIBO, procure um especialista para remediá-la, antes de incluir alimentos ricos em fibras. Caso contrário, você acabará com um transtorno maior do que o inicial.

planta de abacate
O abacate fornece fibra alimentar, que regulariza o trânsito intestinal.

O abacate é uma fruta com vários benefícios

O abacate foi introduzido na dieta ocidental graças às suas propriedades organolépticas e aos seus benefícios para a saúde. Aceita múltiplas formas de preparo e pode ser integrado em diferentes pratos, o que o torna um ingrediente muito versátil do ponto de vista culinário.

Além disso, contém lipídios essenciais, vitaminas e fibras. Todos estes nutrientes favorecem a manutenção de um correto estado de saúde e a prevenção de doenças.

De qualquer forma, lembre-se de não consumir muito, pois é um alimento altamente calórico. Incluí-lo excessivamente na dieta pode condicionar seu equilíbrio, causando ganho de peso indesejável. Claro que, em sua justa medida, é uma das melhores frutas que podem ser obtidas no mercado.

This might interest you...
Como fazer lentilhas ao curry com verduras
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como fazer lentilhas ao curry com verduras

Ainda que possam ser combinadas com outros ingredientes, esta receita de lentilhas ao curry com verduras tem um sabor especial.



  • Watanabe Y., Tatsuno I., Omega 3 polyunsaturated fatty acids for cardiovascular disases: present, past and future. Exper Rev Clin Pharmacol, 2017. 10 (8): 865-873.
  • Tortosa Caparrós E., Navas Carrillo D., Marín F., Orenes Piñero E., Anti inflammatory effects of omega 3 and omega 6 polyunsaturated fatty acids in cardiovascular disease and metabolic syndrome. Crit Rev Food Sci Nutr, 2017. 57 (16): 3421-3429.
  • Lloret A., Esteve D., Monllor P., Cervera Ferri., Lloret A., The effectiveness of vitamin e treatment in alzheimer’s disease. Int J Mol Sci, 2019.
  • Christodoulides S., Dimidi E., Fragkos KC., Farmer AD., Whelan K., et al., Systematic review with meta analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiopathic constipation in adults. Aliment Pharmacol Ther, 2016. 44(2): 103-16.
  • García, Breixo Ventoso. Efectos de los ácidos grasos omega 3 en terapia cardiovascular. Vol. 2. 3Ciencias, 2017.
  • Sanginés, Leonor. Aguacates en alimentación humana y animal: una reseña corta. Instituto de Investigaciones Porcinas, 2008.
  • Ceballos, Adela Maria, and Sandra Montoya. “Evaluación química de la fibra en semilla, pulpa y cáscara de tres variedades de aguacate.” Biotecnología en el sector agropecuario y agroindustrial 11.1 (2013): 103-112.
  • Bressani, Ricardo, B. Rodas, and A. S. Ruiz. “La composición química, capacidad antioxidativa y valor nutritivo de la semilla de variedades de aguacate.” Tegucigalpa (Guatemala): Fondo Nacional de Ciencia y Tecnología-FONACYT, Universidad del Valle de Guatemala-UVG (2009).