Aprenda a fazer limonada de amora, morango e outras frutas vermelhas

Vamos ensinar como preparar uma limonada refrescante de amora e morango para aumentar a ingestão de antioxidantes e vitaminas em sua dieta.
Aprenda a fazer limonada de amora, morango e outras frutas vermelhas

Última atualização: 28 fevereiro, 2022

O consumo de frutas é mais do que recomendado no contexto de uma dieta saudável para garantir uma boa quantidade de antioxidantes. É melhor consumi-las puras, embora algumas preparações líquidas de natureza refrescante também possam ser incluídas de tempos em tempos. Por isso, vamos ensinar a fazer limonada de amora, morango e outras frutas vermelhas.

Em primeiro lugar, deve-se notar que as frutas contêm um grande número de micronutrientes essenciais, como vitaminas. Esses nutrientes desempenham muitas funções diferentes dentro do corpo humano, por isso são necessários para atingir um estado de homeostase internamente.

Ingredientes da limonada de amora, morango e mais frutas vermelhas

Para preparar uma deliciosa limonada de amora e morango, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1/4 quilo de morangos, lavados e cortados ao meio.
  • 1/4 quilo de amoras.
  • 100 gramas de mirtilos.
  • 2 limões lavados e cortados em quartos.
  • 1/2 xícara de mel ou açúcar.
  • 6 xícaras de água.
  • Gelo.
  • Fatias de morango e ervas frescas para servir.

Quanto ao açúcar, diferentes variedades podem ser usadas. Tanto o branco quanto o marrom vão bem nessa receita, mas também há a opção de substituir os dois ingredientes por rapadura ou açúcar de coco.

Shakes de proteína saudáveis são bons para sua saúde.
A limonada de frutas vermelhas é deliciosa e fácil de preparar.

Passo a passo

  1. Misture as frutas, incluindo os limões, junto com o mel e a água. Para isso, é recomendável usar um liquidificador de alta potência. Também é possível incorporar gelo picado  para obter um melhor resultado final.
  2. Assim que todos os ingredientes estiverem devidamente integrados, experimente o sabor, pois pode ser necessário adicionar mais açúcar.
  3. Além disso, existe a opção de usar algum adoçante natural ou artificial em vez de açúcar branco ou mel. Nesse caso, a opção preferida é a estévia, pois respeita a microbiota intestinal.
  4. Por último, sirva. Para fazer isso, despeje a limonada em copos com mais gelo, morango e rodelas de limão. No final, é conveniente colocar algumas folhas de hortelã para adicionar aroma e sabor. Assim, obterá uma preparação com excelentes características organolépticas.

Benefícios da limonada de amora e morango

Limonada de amora, morango e outras frutas vermelhas
As frutas vermelhas fornecem vitaminas e antioxidantes à dieta.

A inclusão de limonada de amora e morango em quantidades moderadas na dieta pode gerar uma série de benefícios à saúde. Em primeiro lugar, é uma preparação que contém muitos antioxidantes em seu interior.

Esses compostos neutralizam a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo, o que tem demonstrado reduzir a incidência de patologias complexas.

Por outro lado, a limonada também fornece uma dose significativa de vitaminas, especialmente vitamina C. Este elemento é fundamental para aumentar a função imunológica, intervindo tanto na parte inata quanto na adaptativa do sistema de defesa. Desta forma, é evidenciado por pesquisas publicadas na revista Nutrients. Manter os níveis em uma faixa adequada reduzirá o risco de contrair doenças infecciosas.

Contraindicações da limonada de amora e morango

Apesar dos potenciais benefícios, a limonada de amora e morango também apresenta uma série de contraindicações, principalmente se consumida em excesso. Não se esqueça que é uma preparação com uma concentração significativa de açúcares simples. A inclusão desses compostos na dieta regular pode aumentar a incidência de patologias metabólicas, de acordo com um estudo publicado no Current Diabetes Reports.

Por esta razão, geralmente é positivo substituir o açúcar adicionado por algum tipo de adoçante, embora também não seja aconselhável abusar dessa classe de aditivos. Em grandes quantidades são capazes de induzir uma alteração na microbiota intestinal e reduzir a diversidade e densidade.

Para evitar riscos, o melhor é garantir a prática regular de atividade física. Desta forma, os carboidratos simples serão utilizados como substrato energético. Ao mesmo tempo, haverá uma maior sensibilidade à insulina derivada do aumento da massa muscular. É fundamental priorizar o trabalho de força para realmente prevenir as alterações metabólicas.

Prepare limonada de amora, morango e outras frutas vermelhas

Como você viu, é muito fácil preparar uma limonada de morango, amora e outras frutas vermelhas em casa. Você pode incluir as frutas que quiser. Todas elas são caracterizadas pelo fato de conterem uma quantidade significativa de antioxidantes de alta qualidade, o que contribui para manter um bom estado de saúde. Agora, é preciso priorizar seu consumo ao natural.

Para finalizar, lembre-se que quando o objetivo é prevenir o desenvolvimento de patologias, é conveniente tomar mais medidas.

É fundamental garantir a prática regular de exercício físico para atingir um estado de homeostase no meio interno. Também será necessário se expor regularmente à luz solar e dormir bem todas as noites, pelo menos devemos ter 7 horas de sono de qualidade.

Pode interessar a você...
Suco de noni, características e benefícios para a saúde
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Suco de noni, características e benefícios para a saúde

O suco de noni é um alimento muito benéfico e saudável para nossa saúde. Saiba mais sobre ele!



  • Alkadi H. A Review on Free Radicals and Antioxidants. Infect Disord Drug Targets. 2020;20(1):16-26. doi: 10.2174/1871526518666180628124323. PMID: 29952268.
  • Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 3;9(11):1211. doi: 10.3390/nu9111211. PMID: 29099763; PMCID: PMC5707683.
  • Yoshida Y, Simoes EJ. Sugar-Sweetened Beverage, Obesity, and Type 2 Diabetes in Children and Adolescents: Policies, Taxation, and Programs. Curr Diab Rep. 2018 Apr 18;18(6):31. doi: 10.1007/s11892-018-1004-6. PMID: 29671076; PMCID: PMC6025796.