Atividade física para as crianças

Embora pareça um passatempo simples para eles se divertirem, a atividade física para crianças as ajuda a desenvolver melhor seus diferentes sistemas e alcançar uma saúde geral melhor.
Atividade física para as crianças
Elisa Morales Lupayante

Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Última atualização: 23 agosto, 2022

A atividade física para crianças contribui para o desenvolvimento social, promove a autoconfiança, interação e integração social. Além disso, também pode reforçar um comportamento saudável para evitar que os adolescentes caiam em tabagismo, drogas e álcool. Assim, por sua vez, elas podem obter um melhor desempenho escolar.

É conveniente para as crianças que não estão acostumadas a realizar atividades físicas que comecem com exercícios leves e gradualmente aumente-os. À medida em que se adaptam, a duração, a frequência e a intensidade aumentam.

Além disso, recomenda-se que crianças e jovens com deficiência realizem atividades físicas. No entanto, antes de começar, devem pedir ao seu médico que as trata um relatório indicando o tipo e a quantidade de exercícios que podem fazer, de acordo com suas limitações.

Atividades para crianças de acordo com a idade

Crianças brincando de cabo de guerra fazendo atividade física

Para que o exercício físico seja saudável, ele deve ser adaptado à condição física, idade e preferências da criança. Além disso, o mais importante é aproveitar, e não competir.

  • Bebês: Para os bebês o ideal são as brincadeiras no chão ou na água. Podemos implementar aqueles em que os movimentos de braços e pernas são necessários, como procurar e pegar objetos. Eles também podem virar a cabeça com movimentos suaves, empurrar e brincar com outras pessoas.
  • Pré-escolares (até 5 anos de idade): Andar a pé, andar de bicicleta, balançar, correr, jogos, saltos e atividades aquáticas.
  • Escola e adolescentes: Para essas idades, atividades físicas são recomendadas para melhorar as funções cardiorrespiratórias, musculares e ósseas. Essas atividades consistem em jogos, esportes, viagens recreativas ou exercícios programados.

Para obter maiores benefícios para a saúde, deve-se investir em atividades moderadas por pelo menos 60 minutos. Essa rotina pode ser feita em tempos mais curtos (por exemplo, duas sessões de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana).

Benefícios da atividade física para crianças

A prática de atividades físicas é muito importante para a correta evolução física da criança. Assim:

  • Desenvolve o sistema músculo-esquelético (ossos, músculos e articulações).
  • Desenvolve o sistema cardiovascular (coração e pulmões).
  • Favorece o controle do sistema neuromuscular (coordenação e controle dos movimentos).
  • Controla o peso e melhora a postura corporal.
  • Mantém a flexibilidade.
  • Desenvolve força e postura corporal.

Algumas recomendações de atividade física para crianças

Durante o dia, você pode aproveitar as atividades diárias para realizar exercícios, a fim de evitar o estilo de vida sedentário.

  • Usar escadas em vez de elevadores ou escadas rolantes.
  • Ir a pé ou de bicicleta para a escola.
  • Diminuir as horas gastas em televisão e videogames.
  • Acompanhar os adultos para passear com o cachorro.
  • Inserir a criança nas tarefas domésticas.

Tipos de atividades

Há uma grande variedade de atividades que permitem promover atividades físicas para as crianças da casa. Na verdade, a maioria tem a ver com brincadeiras que são muito atraentes.

No entanto, seria bom que os pais e membros da família se vinculassem a essas atividades, pois isso facilita o ensino da importância de se exercitar. Vamos ver algumas opções.

Atividade física direcionada

  • Educação física escolar para melhorar a condição física e a expressão corporal.
  • Prática de jogos e esportes para o desenvolvimento de qualidades físicas.
  • Atividades na natureza.

Atividade física direcionada ou espontânea no lazer

Crianças praticando esporte
  • Assistir a aulas de dança, ginástica, natação.
  • Treinar em uma equipe de esportes.
  • Brincadeiras infantis: pique-bandeira, o pique-pega, pique-esconde e assim por diante.
  • Danças.
  • Brincadeiras e atividades esportivas e recreativas.

Sugestão antes de iniciar uma rotina de atividade física

Muitos pais acreditam que seus filhos são preguiçosos, devido à ignorância de doenças como a hipotonia. Esta patologia consiste na diminuição do tônus ​​muscular. Como consequência, a criança apresenta preguiça e rejeição de atividades físicas.

Com base no exposto, sugere-se que antes de iniciar qualquer atividade física, os pais consultem um especialista para realizar um check-up médico na criança. Assim, você pode certificar que está com boa saúde e pode começar com uma rotina adequada.

Por fim, é importante que a atividade física faça parte da atividade diária. Se praticada esporadicamente, você não obterá os mesmos benefícios de quando feita regularmente. Você deve ter em mente que, com um mínimo de exercícios que a criança realiza, ela já estará lutando contra um estilo de vida sedentário.

Além disso, não se esqueça da importância de iniciar todas essas atividades na infância e, preferencialmente, na companhia do grupo familiar. Assim, será mais fácil que ela adote o hábito e o mantenha na idade adulta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.