Atividades na natureza: confira suas vantagens

16 de fevereiro de 2019
As atividades na natureza são muito benéficas em todos os aspectos, mas devemos sempre escolher uma que se adapte às nossas condições para evitar riscos desnecessários.

A natureza tem sua própria energia, muito fácil de ser percebida por todos. Passar algumas horas no meio da natureza nos torna conscientes sobre como devemos respeitar mais o planeta. Isso nos torna mais empáticos e responsáveis ​​com o meio ambiente. Descubra as melhores vantagens das atividades no meio da natureza.

Neste artigo refletimos sobre os benefícios que a Mãe Natureza traz para aqueles que vivem, ou passam algumas horas nela. Sem dúvida, uma opção muito enriquecedora a nível físico e mental, com muitas opções para todas as idades e condições físicas.

Vantagens das atividades no meio da natureza

1. Encontrar-se consigo mesmo

Ainda que pareça filosófico e intangível, fazer atividades na natureza nos ajuda a nos conectarmos conosco mesmos. Talvez pelo fato de que não há outros estímulos ou o bombardeio de informações das cidades. No entanto, a realidade é que quando passamos alguns dias na natureza, geralmente nos fazemos perguntas sobre a nossa vida, e a direção que queremos seguir.

Andar por uma floresta pode ser uma atividade para pensar, para diminuir o estresse, e repensar como melhorar nossas vidas. O exercício físico em meio à natureza, onde não há poluição ambiental, traz vitalidade e equilíbrio interno.

Leia também: 6 coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade do ar da sua casa

Atividades na natureza: passeio pelo bosque

2. Um lugar sem contaminação eletromagnética

Uma das consequências negativas do progresso tecnológico no último século é a poluição eletromagnética. Na natureza, como não há exposição aos campos magnéticos gerados por dispositivos eletrônicos, nossa saúde agradece.

Sem dúvida alguma, um espaço natural é um lugar muito mais harmonioso e de acordo com a vida, mesmo que não haja todos os confortos ou serviços aos quais nos acostumamos. Vale à pena dar uma pausa de vez em quando, para respirarmos.

3. Você pode ir com seu animal de estimação

Certamente, uma das grandes vantagens de fazer atividades no meio da natureza é que você pode levar seu cão em sua companhia. Para a grande maioria das pessoas que têm um cão em casa, sair de férias ou ir a um lugar público pode ser um problema. Infelizmente, em muitos lugares é proibido entrar com animais de estimação.

Em suma, ser capaz de desfrutar do campo, ou de um passeio na floresta com o seu cão é muito gratificante para ambos. As condições físicas dos cães que vivem na cidade se deterioram pelo fato de não se exercitarem, e estarem sempre amarrados em coleiras.

Atividades na natureza: passeio com o cachorro

4. O preço

Incrivelmente, um bom número de atividades na natureza costuma ser gratuito. Talvez as melhores coisas da vida não custem dinheiro. Por isso, esta é outra vantagem para desfrutar de uma atividade em um ambiente natural.

Desta forma, podemos desfrutar da família ou amigos em uma área verde sem que o dinheiro seja uma desculpa para ficar em casa. De fato, com imaginação e vontade podemos desfrutar de diferentes sensações em nosso tempo livre, e poder criar lindas lembranças de momentos inesquecíveis em família.

5. Multiplica o desempenho coletivo

Ao realizar alguma atividade em grupo em um ambiente natural, geralmente há um incentivo e uma vitalidade extra entre as pessoas. Na verdade, geralmente temos uma atitude de alegria e energia positiva, e nos levavam paras uma viagem ao campo. Essa boa predisposição coletiva faz com que nosso desempenho na atividade seja maximizado.

Diante de um estado de exaltação e alegria, nosso corpo libera endorfinas que nos fazem sentir melhor. O fluxo sanguíneo e a capacidade pulmonar aumentam, ao mesmo tempo em que ativamos todos os nossos sentidos. As atividades de grupo em um ambiente natural fazem um motivar ao outro, e fortalecer os laços de companheirismo e amizade.

Veja também: Descubra os ótimos benefícios que uma caminhada diária traz à sua vida

Que atividades podemos fazer na natureza?

Embora a oferta de atividades que podemos fazer na natureza seja muito ampla, é essencial considerar a nossa idade e condição física, a época do ano, e as condições do clima.

Além disso, devemos também levar em conta o equipamento necessário, o risco se formos inexperientes, e o deslocamento para o local.

Em conclusão, essas são as atividades mais solicitadas:

  • Em primeiro lugar, caminhada
  • Logo, descida pelo rio em caiaque ou canoa
  • Também, mergulho, snorkeling, surf, vela
  • Esportes de aventura como rafting
  • Por outro lado, rotas de bicicleta em vias verdes, ou através da montanha
  • Além disso, andar a cavalo
  • Saídas em balão de ar quente, ou parapente
  • Também, tiro com arco
  • Espeleologia, montanhismo, alpinismo, bungee jumping
  • Escalada, descidas em cânions
  • Finalmente, esportes na neve