Receita fácil de sopa cremosa de abacate

Aprenda a preparar uma deliciosa sopa cremosa de abacate para aumentar a quantidade de ácidos graxos ômega 3 na sua dieta regular.
Receita fácil de sopa cremosa de abacate

Última atualização: 18 Outubro, 2021

Hoje, vamos ensiná-lo a fazer um prato cheio de nutrientes essenciais de alta qualidade que você vai adorar. Trata-de de uma sopa cremosa de abacate, uma boa maneira de incluir gorduras insaturadas na dieta que ajudarão a melhorar a saúde. Além disso, é uma preparação muito simples, e não demora muito para alcançar um resultado fantástico.

A ingestão de gorduras é essencial quando o objetivo é manter uma boa saúde. Esses nutrientes foram demonizados por muitos anos, mas hoje sabemos que são importantes para que o corpo funcione de maneira ideal. Apenas as gorduras do tipo trans, com características inflamatórias, devem ser evitadas.

Benefícios do abacate

O abacate pode ser encontrado no supermercado em qualquer época do ano. Para experimentar os efeitos positivos da sua ingestão, ele deve ser incluído no contexto de uma dieta equilibrada e variada.

Melhora a saúde cardiovascular

O abacate é uma fonte de ácidos graxos ômega 3. Esses nutrientes são capazes de reduzir a inflamação dentro do corpo, o que facilita o funcionamento dos órgãos e sistemas do organismo. Deve-se ter em mente que os mecanismos inflamatórios estão frequentemente subjacentes a muitas condições crônicas e complexas com risco de vida.

De acordo com pesquisas publicadas no International Journal of Molecular Sciences, é essencial garantir um fornecimento regular de ácidos graxos ômega 3 para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares. Devido a esses nutrientes, o desenvolvimento de placas de ateroma que podem comprometer o fluxo sanguíneo torna-se menos provável.

O que você deve saber sobre o abacate?
O abacate contém ácidos graxos essenciais para o corpo.

Também é fundamental garantir que a ingestão de ômega 3 e ômega 6 seja equilibrada. Isso é conseguido aumentando a presença de oleaginosas e de azeite de oliva extravirgem na dieta. Os peixes oleosos também ajudam. Dessa forma, a inflamação é mantida sob controle.

Não deixe de ler: Creme de aspargos com amêijoas

Estimula a recuperação muscular

Os atletas precisam de uma maior ingestão de ácidos graxos ômega 3, principalmente quando sofrem uma lesão muscular. Um controle eficaz da inflamação neste momento poderia melhorar a resposta do corpo e alcançar uma regeneração mais eficiente. Isso é evidenciado por um estudo publicado na revista Nutrients.

O ideal seria atingir uma ingestão diária de pelo menos 4 gramas desses nutrientes. Para isso, pode até ser necessário recorrer à suplementação, embora também seja importante garantir o consumo regular de abacate e peixes oleosos.

No entanto, apenas a ingestão de ácidos graxos não será suficiente. Essa estratégia deverá ser acompanhada por um consumo adequado de proteínas. Estes são os nutrientes responsáveis pela construção do tecido muscular. Esta é a única maneira de obter uma recuperação ideal, reduzindo o risco de recaída em eventos subsequentes.

Como germinar uma semente de abacate
Incorpore o abacate em sua dieta regular e beneficie-se da sua contribuição nutricional.

Previne o desenvolvimento de doenças crônicas

O abacate não só funciona bem quando se trata de melhorar a prevenção de doenças cardiovasculares. Ele contém uma dose significativa de vitamina E, um nutriente com potencial antioxidante. Este elemento ajuda a neutralizar a formação de radicais livres e seu subsequente acúmulo nos tecidos do corpo.

Assim, as ineficiências no funcionamento dos órgãos e as mutações decorrentes da replicação celular são evitadas. A médio prazo, há uma incidência menor de várias doenças crônicas e complexas, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences. Especificamente, a vitamina E protege contra doenças neurodegenerativas.

Ingredientes da sopa cremosa de abacate

Para fazer uma deliciosa sopa cremosa de abacate, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de manteiga.
  • 1/2 xícara de cebola picadinha.
  • 1 dente de alho finamente picado.
  • 4 xícaras de caldo de galinha.
  • 2 abacates maduros, descascados e amassados.
  • 1 colher de chá de suco de limão.
  • 2 xícaras de creme de leite.
  • 1/4 colher de chá de cominho em pó.
  • Sal e pimenta.
  • Coentro fresco picado.

Lembre-se de que você pode comprar o caldo de galinha pronto ou prepará-lo em casa. Esta última opção é a melhor, pois você obterá um resultado com um sabor mais potente e sem aditivos. Porém, você sempre pode comprar o produto no supermercado para economizar tempo.

Quanto aos abacates, é fundamental que estejam bem maduros para que a textura seja adequada. Eles devem ser um pouco macios ao toque. Procure sempre comprar esse produto orgânico, pois ele tem características organolépticas muito superiores, embora seja um pouco mais caro.

Passo a passo

  1. Aqueça a manteiga em uma panela média. Isso precisa ser feito em fogo médio para evitar queimar.
  2. Assim que a manteiga derreter, acrescente a cebola picadinha e cozinhe por cerca de 3 minutos, até que comece a ficar transparente.
  3. Em seguida, acrescente o alho e, após 30 segundos, o caldo de galinha com o suco de limão.
  4. Mexa bem o conteúdo da panela e acrescente a polpa dos abacates bem amassados. O objetivo é ferver. Quando isso acontecer, abaixe o fogo e continue cozinhando por pelo menos 7 minutos.
  5. Depois de um tempo, coloque o conteúdo da panela no liquidificador e bata até obter um resultado fino e homogêneo.
  6. Volte a mistura à panela.
  7. Adicione o creme de leite, cominho, sal e pimenta.
  8. Ligue o fogo novamente na potência média por mais 5 minutos.
  9. Antes de servir, adicione o coentro picado. É importante que a sopa seja consumida quente para aproveitá-la ao máximo.

Como acompanhar a sopa cremosa de abacate?

Lembre-se de que esta sopa cremosa de abacate funciona bem como primeiro prato, mas deve ser acompanhada por alguma outra preparação para obter um suprimento ideal de nutrientes.

Em geral, a sopa de abacate é considerada uma preparação muito deficiente em proteínas. Por isso, o lógico seria apresentar uma carne ou peixe, de forma a garantir que as necessidades nutricionais sejam satisfeitas.

Não se esqueça de que a sopa cremosa de abacate pode ser mantida adequadamente na geladeira. Claro, é importante que ela permaneça em um recipiente hermético para que suas características organolépticas não sejam alteradas. Pode ser armazenada sem maiores problemas por alguns dias. Antes de consumir, aqueça ligeiramente no microondas.

Experimente esta sopa cremosa de abacate!

Como você viu, é muito fácil fazer esta sopa cremosa de abacate para melhorar a ingestão de ácidos graxos ômega 3 na dieta. Esses nutrientes são de alta qualidade e são necessários para garantir que os mecanismos inflamatórios sejam modulados corretamente. Caso contrário, patologias complexas e crônicas podem surgir a médio prazo.

Lembre-se de que, quando o objetivo é garantir um bom estado de saúde, o mais adequado é aliar uma alimentação adequada à prática regular de exercícios físicos, priorizando o trabalho de força.

Além disso, é essencial se expor frequentemente ao sol e garantir um descanso noturno correto de pelo menos 7 horas de qualidade. Assim, os processos de recuperação serão concluídos com sucesso.

Pode interessar a você...
5 saladas com abacate que você vai adorar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 saladas com abacate que você vai adorar

O abacate é uma fruta extremamente nutritiva; por isso, vale a pena incluí-la na dieta! Descubra as melhores saladas com abacate neste artigo.



  • Innes, J. K., & Calder, P. C. (2020). Marine Omega-3 (N-3) Fatty Acids for Cardiovascular Health: An Update for 2020. International journal of molecular sciences21(4), 1362. https://doi.org/10.3390/ijms21041362
  • Papadopoulou S. K. (2020). Rehabilitation Nutrition for Injury Recovery of Athletes: The Role of Macronutrient Intake. Nutrients12(8), 2449. https://doi.org/10.3390/nu12082449
  • Lloret, A., Esteve, D., Monllor, P., Cervera-Ferri, A., & Lloret, A. (2019). The Effectiveness of Vitamin E Treatment in Alzheimer’s Disease. International journal of molecular sciences20(4), 879. https://doi.org/10.3390/ijms20040879