Alimentos que fornecem vitamina E

Consuma apenas 60 gramas de sementes de girassol e obtenha 90% da quantidade diária recomendada de vitamina E. Este nutriente contribui para reduzir a incidência de doenças graves.
Alimentos que fornecem vitamina E

Última atualização: 29 Maio, 2021

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para obter todos os nutrientes de que o organismo necessita para desempenhar corretamente as suas funções e ter saúde. Nesse sentido, um dos nutrientes essenciais que não devemos esquecer é a vitamina E, presente em alimentos como o azeite, a azeitona e os vegetais de folhas verdes.

A importância da vitamina E

Estudos atuais apontam para a importância que essa vitamina desempenha ao impedir o dano dos radicais livres. Interromper a produção desses radicais é um método fundamental para prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas e o envelhecimento.

Além disso, essa vitamina lipossolúvel também é um elemento vital na manutenção geral do sistema imunológico, de acordo com uma pesquisa publicada na Revista Nutrients.

Devido aos seus benefícios, especula-se que seja possível suplementar essa vitamina de forma exógena, com o objetivo de maximizar seus benefícios. No entanto, não foram encontradas evidências sólidas na literatura científica que sustentem o consumo de doses extras dessa substância. Manter uma ingestão alimentar adequada deve ser suficiente.

Sementes ricas em vitamina E

Alimentos que fornecem vitamina E
As sementes de gergelim são nutritivas e ótimas para um lanche.

Temos muitos alimentos comumente usados ​​com grandes quantidades de vitamina E, embora os frutos secos sejam um dos principais representantes.

Por exemplo, 30 g de amêndoas fornece 7,4 mg desta vitamina. Você também pode obtê-la com o óleo e leite de amêndoas. Por sua vez, as avelãs são o aperitivo perfeito após um longo dia de trabalho, porque com apenas 30 g de avelãs você pode obter aproximadamente 20% da vitamina E necessária em sua dieta diária.

Sem dúvida alguma, os pinhões também são uma fonte rica desta vitamina. Uma porção contém 2,6 mg de vitamina E. Você também pode obter seus benefícios através do óleo de pinhão. Os leites à base de oleaginosas, como o leite de amêndoas, também fornecem boas quantidades dessa vitamina.

Podemos listar outras sementes cruas que contém essa vitamina:

  • Sementes de girassol.
  • Abóbora
  • Gergelim.

De fato, comer apenas um quarto de xícara de sementes de girassol nos fornece 90,5% do valor diário recomendado de vitamina E, tornando-se um dos melhores alimentos com esse conteúdo que você pode consumir todos os dias.

Legumes e verduras

Certamente, a acelga é um dos vegetais mais saudáveis. Além de ser rico em vitamina E, também contém vitaminas de outros complexos como a K, A e C. Assim como a acelga, a mostarda também é muito rica em nutrientes e também fornece:

  • Vitamina K: participa ativamente nos processos de coagulação. Ela exerce a sua função no fígado, onde produz fatores de coagulação necessários para o sangue.
  • Vitamina A: auxilia na formação e manutenção dos dentes, tecidos moles, ósseos e membranas, promovendo a visão, entre outras funções. Também possui grande capacidade antioxidante, segundo um artigo publicado em The Journal of Physical Chemistry.
  • Ácido fólico: necessário para a maturação de proteínas estruturais e hemoglobina. Também muito presente no sistema nervoso e nos processos cognitivos.
  • Vitamina C: necessária para o crescimento e reparação dos tecidos em todas as partes do corpo.

Por  outro lado, o espinafre, além de ser um dos melhores alimentos ricos em cálcio e ácido fólico, também é um dos melhores alimentos com vitamina E. Uma recomendação que nós damos é adicionar o espinafre fresco aos seus sanduíches para torná-los mais saudáveis.

Gorduras vegetais

Alimentos que fornecem vitamina E
O óleo de girassol é ótimo para cozinhar e muito nutritivo!

Se falarmos de gorduras vegetais, os óleos de sementes são ótimas fonte dessa vitamina. Por exemplo, um dos melhores é o gérmen de trigo. Na verdade, uma colher de sopa deste óleo contém 100% da sua necessidade diária.

O óleo de girassol é outra excelente opção, pois fornece mais de 5 mg de vitamina e pode ser usado para cozinhar.

Inclua alimentos com vitamina E na sua dieta

Como você pode ver, a vitamina E é fácil de incorporar na dieta diária de várias maneiras, e é por isso que você não tem desculpa para ter déficit dela em sua alimentação. Desta forma, você pode evitar problemas relacionados ao funcionamento do sistema imunológico.

Ao mesmo tempo, a formação de radicais livres será reduzida, o que é essencial para melhorar a prevenção de doenças graves a médio prazo.

Não se esqueça de que se você tiver mais dúvidas a respeito, a melhor opção é consultar um nutricionista. Este profissional poderá preparar um cardápio individualizado, garantindo que você não tenha deficiência de nenhum nutriente essencial.

Pode interessar a você...
6 vitaminas que não podem faltar em sua dieta
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 vitaminas que não podem faltar em sua dieta

Ter uma dieta saudável e equilibrada é essencial para manter um corpo saudável. Dentre os nutrientes que devemos ingerir com frequência estão as vi...



  • Rizvi S., Raza T., The role of vitamin E in human health and some diseases. Sultan Qaboos University Medical Journal, 2014.
  • Lee GY., Han SN., The role of vitamin E in immunity. Nutrients, 2018.
  • Dao DQ., Ngo TC., Thong NM., Nam PC., Is vitamin A an antioxidant or a pro oxidant? J Phys Chem B, 2017. 121 (40): 9348-9357.