Como preparar a mala para a lua de mel

24 de setembro de 2019
Para preparar a mala para a lua de mel é bom considerar o destino, as atividades que serão feitas e a quantidade de dias que durará a viagem. Siga as nossas dicas que você não vai errar.

Ainda que já tenham viajado juntos antes, a primeira viagem como casados é realmente importante. E, é claro, quer que seja perfeito. Por isso, além de escolher o destino e as atividades, contar com tudo o que é necessário é importante. Dessa forma, mostramos alguns conselhos sobre como preparar uma mala para a lua de mel.

O que levar e o que não? Com quanta antecipação é bom fazer a mala? O que considerar de acordo com o destino? Respondemos a estas e a outras perguntas a seguir.

Mala para a lua de mel: os sim e os não

Mala de mão

Primeiramente, saiba que a mala para a lua de mel não deve ficar para o último momento. É verdade que a organização do casamento consome todo o tempo livre, contudo, considere a viagem de recém-casados como parte da festa (ainda que seja depois).

Portanto, uns dias antes da viagem, recomendamos que já empacote tudo, ou pelo menos uma grande parte. Depois, talvez, não tenha energia para isso ou você lembre de que precisa comprar outras coisas quando está a ponto de sair de casa. O planejamento é fundamental.

Em resumo, é possível dizer quais coisas são aceitas na mala e o que não. E não está relacionado com o permitido nos aviões!

Veja também: Férias de casal: o que fazer para não discutir

1. O que levar na mala?

É claro que isso é bastante geral, já que dependerá do destino, da época do ano e da quantidade de dias que durará a viagem. Mas, em qualquer caso, recomendamos que faça uma lista com aquilo que não pode faltar: roupa íntima, calçado confortável, produtos de higiene pessoal e até roupa íntima sensual para celebrar o casamento.

É fundamental que a mala se encontre em bom estado para evitar problemas durante a viagem e que no interior, tanto a maquiagem quanto os artigos de higiene estejam guardados em uma bolsa especial… Assim evitará acidentes!

Além disso, não se esqueça da documentação, dinheiro em espécie e cartões de crédito, permissões ou vistos caso sejam necessários, reservas de voo e de hotéis no papel (sempre é melhor do que ter tudo no e-mail), seguros de viagem, reservas de excursões, etc.

2. O que não levar na mala?

Um erro bastante comum ao fazer a mala (seja para as férias, uma viagem de negócios ou para a lua de mel) é levar muita roupa… da qual somente se usa a metade! Saiba que se precisar mais, sempre poderá mandar para a lavanderia, lavar à mão ou até mesmo comprar.

Viajar com a mala leve ajuda a estar mais tranquilo e que tudo caiba na mala. Além disso, pense nas atividades que realizará e nos dias que durará a lua de mel. Não é um problema repetir roupas nem tampouco andar com a roupa suja.

Como dica adicional: leve roupa que possa ser combinada com todas as demais e deixe de lado aquelas com desenhos ou estampados que somente ficam bem com algo específico.

Como preparar a mala para a lua de mel de acordo com o destino

Quando pensamos em uma lua de mel certamente imaginamos a típica imagem de um casal em uma praia paradisíaca. No entanto, esta não é a única opção disponível! Não é preciso ir para o Caribe caso não goste ou não tenha o orçamento necessário. 

Uma vez que tenha escolhido o destino ou o tipo de viagem é a hora de fazer a mala. Considere as seguintes dicas:

1. Lua de mel urbana

Cada vez mais são os noivos que decidem fazer uma lua de mel em uma ou várias cidades, tais como Paris, Roma, Nova York ou Londres. Nesse caso, para fazer a mala, recomendamos que leve calçados e roupas confortáveis para caminhar por várias horas, uma mochila para carregar o importante consigo (câmera fotográfica, documentos, garrafa de água, algum lanche), óculos de sol, mapas ou guias para os passeios.

2. Lua de mel na praia

A praia é uma ideia perfeita de lua-de-mel

É a opção mais comum para a lua de mel. O melhor de tudo é que somente tem que pensar em pegar um bronzeado e desfrutar dos dias em casal. Na mala não pode faltar o traje de banho, os vestidos ou saias para a praia, algum casaco para as noites, roupa mais “formal” para o jantar e calçado confortável que se adapte a qualquer ocasião.

3. Lua de mel aventureira

Gostaria de uma lua de mel em um parque natural, uma reserva ecológica ou no meio do bosque com uma barraca? Então, nesse caso, aconselhamos levar uma mochila grande ao invés de uma mala, já que será mais simples transportá-la. 

O que não pode faltar? Roupa que possa ser retirada “por camadas” de acordo com a hora dia, calçado confortável e de acordo com o terreno, uma maleta de primeiros socorros, capa de chuva, protetor solar, óculos de sol e repelente para mosquitos.

Leia também: Atividades para se sentir melhor naturalmente

4. Lua de mel no inverno

Ainda mais, talvez tenham decidido fazer o casamento na baixa temporada porque era mais acessível ou mesmo porque era uma data especial para o casal. Nesse caso, provavelmente a lua de mel também esteja relacionada com o frio ou com a neve. Ou talvez ambos sejam fanáticos pelo esqui e era a viagem que mais chamava a atenção do casal.

Por isso, na mala para a lua de mel com estas características não pode faltar a roupa térmica e bem abrigada, os protetores de orelha, o calçado fechado para repelir o frio e a água, luvas e protetor solar.

Ser prático é uma das principais virtudes para as viagens, seja de lua de mel ou por qualquer outro motivo. E outra coisa é estar preparado… organize-se com tempo e não terá problemas.