Dicas de saúde para os amantes de viagens

· 5 de fevereiro de 2019
Adotar alguns conselhos em relação ao seu destino pode ser útil para evitar contratempos e possíveis enfermidades ou intoxicações.

Hoje vamos compartilhar as melhores dicas de saúde para quem ama viajar. Você provavelmente já passou por algum problema durante uma viagem, então, leia este artigo para aprender a aproveitar totalmente suas próximas férias.

Dicas de saúde para os amantes de viagens

Certamente, como bom viajante, você provavelmente tem um diário para registrar todas as suas aventuras. Então, anote essas dicas de saúde para sempre tê-los à mão.

Não perca essa leitura: Férias de casal: o que fazer para não discutir?

1. Vacinas antes de viajar

Vacinas são dicas de saúde antes de viajar

Em primeiro lugar, como viajante, é sua responsabilidade procurar quais vacinas deve tomar antes de visitar determinados países. Existem vacinas que são recomendadas independentemente de fazer uma viagem ou não, como:

  • Febre tifoide
  • Hepatite A
  • Tríplice viral
  • Tétano

No entanto, há outras vacinas (como a da febre amarela, hepatite B ou poliomielite) que podem ser exigidas dependendo da viagem. Fazer uma consulta médica pode evitar que você fique doente e tenha muitas complicações.

Recomendamos que leia também: Sair de férias. Quando é o melhor momento?

2. Enfrentar o jet lag

Antes de sair de viagem tenha em conta as dicas de saúde

jet lag se refere ao esgotamento físico inexplicável que sentimos quando viajamos para algum lugar com grande diferença de fuso horário em relação a onde estávamos. Algumas das dicas de saúde para os amantes de viagem em relação a isso, são:

  • Comprimidos indicados para a diferença de horário: muitas são conhecidas como “melatonina”, e ajudam o corpo a descansar e se adaptar ao novo horário do local de destino. É importante consultar um médico antes de ingerir esse tipo de medicamento.
  • Máscara para dormir: essencial para quando estamos em um lugar onde o corpo pede para descansar, mas há luz natural ou artificial. A máscara, aliada aos comprimidos, é bem eficaz nesses casos.

3. Cuidados especiais dependendo do destino

Primeiramente, dependendo do lugar para o qual você vai viajar, é necessário ter alguns cuidados especiais para não contrair doenças bastante desagradáveis. A seguir, vamos mencionar alguns países e alguns aspectos que devem ser levados em conta:

  • Japão: não coma sushi em bancas de rua, pois se estiverem em mal estado, podem conter Anisakis ou outros parasitas que podem causar dor e fazer com que você procure o pronto-socorro imediatamente.
  • Costa Rica: um repelente para insetos, um calmante para picadas e um anti-histamínico são indispensáveis para se proteger de enfermidades como a dengue e a zika, que são transmitidas pelos mosquitos.
  • Vietnã: sempre que possível, evite alimentos crus. Seu mau estado de conservação pode provocar diarreias ou outras doenças. Além disso, muitas comunidades não têm água potável, motivo pelo qual você deve tomar cuidado com a água que for beber.

4. Proteção e roupa adequadas

Finalmente, a última das dicas de saúde para os amantes de viagem é investigar o tipo de clima do local de destino. Por exemplo, se você for à Noruega, é imprescindível levar peças para resistir às baixas temperaturas e evitar resfriados.

Por outro lado, se for para um país quente, não se esqueça do protetor solar. Confira se o produto não está vencido e se oferece um alto fator de proteção. O recomendável é usar um FPS de 50 para cima.

Além do protetor solar, também é útil ter um pós-sol para hidratar a pele depois de deixá-la exposta ao sol, mesmo com proteção. Isso ajudará a mantê-la saudável.

Sem dúvida, essas são algumas das melhores dicas de saúde para quem ama viajar. Esperamos que sejam de grande ajuda para a sua próxima aventura. Recomendamos que você se lembre delas, pois não tomar uma vacina ou experimentar uma comida em mau estado pode comprometer toda a sua viagem.

Então, já seguiu essas dicas de viagem alguma vez? Conhece alguma outra que funcione? Caso conheça, compartilhe conosco para que possamos criar uma lista ainda mais completa.

  • Mattiucci, S., Paoletti, M., Cipriani, P., Webb, S. C., & Nascetti, G. (2015). Anisakis. In Biology of Foodborne Parasites. https://doi.org/10.1201/b18317
  • Bethony, J. M., Cole, R. N., Guo, X., Kamhawi, S., Lightowlers, M. W., Loukas, A., … Hotez, P. J. (2011). Vaccines to combat the neglected tropical diseases. Immunological Reviews. https://doi.org/10.1111/j.1600-065X.2010.00976.x
  • Murray, N. E. A., Quam, M. B., & Wilder-Smith, A. (2013). Epidemiology of dengue: Past, present and future prospects. Clinical Epidemiology. https://doi.org/10.2147/CLEP.S34440