Sair de férias… Quando é o melhor momento?

· 10 de janeiro de 2019
Embora muitas pessoas devam se adaptar a uma data fixa, existem aqueles que têm a possibilidade de escolher os dias para sair de férias, o que lhes proporciona muito mais facilidades. 

Depois de muitos meses de trabalho chega a hora das merecidas férias, o descanso físico e mental que tanto esperamos a cada ano. Sair de férias representa uma boa dose de energia e animo. Serve para desconectar, relaxar, pensar, e viver momentos inesquecíveis. Mas qual o melhor tempo para sair de férias?

Neste artigo avaliamos as diferentes possibilidades para viajar. Descubra alguns detalhes que podem fazer você economizar dinheiro e aproveitar ao máximo seus dias de férias.

Qualidade antes da quantidade

A ideia de sair de férias é, antes de tudo, desconectar-se da rotina e do estresse no trabalho. Está mais do que comprovado que com as férias o desempenho e a produtividade aumentam. No entanto, é aconselhável avaliar a qualidade mais do que o número de dias de folga. De nada serve férias que nos causem o mesmo estresse, ou até mais que o trabalho.

O descanso não é um capricho das classes sociais mais ricas. Nossa mente precisa de novos estímulos, e tempo para desintoxicar de tantas obrigações. E essa é a diferença entre as férias de qualidade, ou de quantidade.

O ideal é terminar as férias com uma sensação de energia renovada e uma vitalidade que transborda. Se sair de férias significou voltar ao trabalho esgotado, estressado ou desanimado, é porque não soubemos aproveitar nosso descanso.

Sair de férias à praia é uma delícia

Verão ou inverno?

A verdade é que não há regra estipulada que garanta um alto nível de satisfação em qualquer uma das duas opções. Há pessoas que precisam ir para lugares com muitas pessoas e atividades, como no verão, para se adaptar a esse ritmo. Mas, por outro lado, há outras que apreciam a solidão e a nostalgia do inverno, para se sentirem satisfeitas nas férias.

Por vários motivos, é muito conveniente é reservar nossas passagens com vários meses de antecedência. Desta forma podemos poupar muito dinheiro, e garantir a reserva da nossa passagem.

Descubra: 5 dicas para uma viagem de carro segura ao sair com seus filhos

Na verdade, viajar fora de temporada é a melhor opção para economizar quase a metade das passagens. Se o nosso destino é em outro continente, o conveniente é adiantar cerca de sete meses na compra do voo.

Conhecer bem o destino

Na hora de escolher o melhor momento para sair de férias é importante conhecer bem as características do destino escolhido. Por exemplo, se há condições climáticas importantes, como geada no inverno, muito calor no verão, estação chuvosa, etc… Do contrário, poderemos ter alguma surpresa desagradável, e um grande desgosto com a nossa viagem planejada.

  • É essencial informar-nos da situação política no país. Em alguns casos, podemos sofrer as consequências de eleições conflitantes ou greves gerais, ou até mesmo situações de risco que possam estragar a viagem por completo.
  • Por outro lado, o ponto positivo é que podemos descobrir eventos que podem nos convidar a viajar em uma data específica. Por exemplo, festas regionais, festivais culturais, dias gastronômicos, datas com promoções especiais, etc…
Leve um mapa ao sair de férias

Descubra: Desintoxique o corpo com esta dieta depurativa de mamão e abacaxi

Se pudermos escolher o momento

Quem tem a liberdade de escolher a hora de sair de férias deve aproveitar esta oportunidade única. Existem muitas páginas da Web que incluem diferentes opções para viajar a preços surpreendentes. Nesse sentido, se gostamos de aventura, podemos seguir as ofertas que surgirem, e ficamos atentos a qualquer possibilidade. Desta forma, é provável que acabemos viajando para algum lugar que nem imaginamos.

Viajar a qualquer momento do ano nos dá a opção de evitar os finais de semana, feriados oficiais, e festividades para obter preços únicos. Você já pensou em viajar para a praia no inverno? Abra sua mente e deixe-se surpreender pelo desconhecido.

Sair de férias o ano todo

A maioria das pessoas costuma ter todas as férias no verão, e alguns dias correspondendo a festividades religiosas e locais. No entanto, se tivermos a possibilidade de reservar alguns dias ao longo do ano, recomendamos realizar escapadas a qualquer momento.

Sair de férias, mesmo que seja apenas um fim de semana, é a melhor maneira de nos motivar para qualquer dificuldade ou desafio. Além disso, nos dá a opção de fazer excursões com o parceiro, a família ou amigos, sem ter que escolher apenas um ou outro. Viajar ao longo do ano pode ser muito mais agradável e gratificante do que concentrar todas as férias em um mês.