Desintoxique o corpo com esta dieta depurativa de mamão e abacaxi

Tanto o abacaxi quanto o mamão são frutas tropicais que, além de bom sabor e aroma requintado, contêm grande quantidade de fibras e água, o que favorece o trânsito intestinal.
Desintoxique o corpo com esta dieta depurativa de mamão e abacaxi

Última atualização: 13 Janeiro, 2021

A dieta depurativa do mamão e do abacaxi é uma proposta alimentar para melhorar a saúde. Mais especificamente, funciona ajudando a melhorar o trânsito intestinal e a eliminação de fluidos retidos.

O mamão e o abacaxi são frutas que, além de conterem água e fibras, possuem diversos nutrientes que auxiliam na saúde de todo o organismo e favorecem os processos já citados.

A seguir, vamos falar mais sobre essa dieta, seus dois ingredientes principais e outros aspectos que você deve levar em consideração.

Por que uma dieta depurativa?

Quando se quer melhorar sua alimentação para obter diversos benefícios para a saúde, mas não se sabe por onde começar, há quem procure dietas depurativas.

Na maioria das vezes, as dietas depurativas são compostas por alimentos que ajudam a desinchar o abdômen, eliminar líquidos retidos e resíduos do organismo, ajudando assim a perder um pouco de volume.

Não são planos alimentares permanentes, mas temporários (e principalmente de curta duração), mas podem ajudar as pessoas a se orientarem melhor em seus primeiros passos no que se refere à melhoria dos hábitos alimentares.

Antes de adotar qualquer dieta, é aconselhável consultar um médico ou nutricionista, pois esses profissionais podem indicar com mais precisão o que é mais adequado para cada pessoa (e seu organismo), de acordo com as necessidades particulares de cada um.

Dieta depurativa de mamão e abacaxi

O abacaxi é parte da dieta depurativa

Nenhuma dieta depurativa deve durar mais de 3 dias, pois são muito restritivas e podem colocar a saúde em risco.

No caso dessa dieta depurativa, na qual o mamão e o abacaxi são os protagonistas, dizem que é aconselhável mantê-la apenas por um par de dias, no máximo.

Enquanto se está seguindo essa dieta, afirma-se que é aconselhável reduzir o consumo de carnes vermelhas, farinhas refinadas, gorduras saturadas, junk-food, bebidas e alimentos industriais.

E em que exatamente consiste a dieta? Trata-se de preparar refeições leves e saudáveis, nas quais é incorporado o consumo das duas frutas (ao natural, não em sucos ou vitaminas).

Ou seja, não propõe a substituição de uma refeição principal por uma vitamina de abacaxi e mamão, e sim o acompanhamento de algumas refeições (ou lanches) com essas frutas para promover a sensação de saciedade e, assim, diminuir a ansiedade por comida, que é o que pode levar facilmente ao consumo de alimentos não saudáveis, como junk-food, doces e guloseimas.

Propriedades do abacaxi

A especialista Anabel Aragón, citada pela agência de notícias EFE, explica que o abacaxi facilita o processo de digestão, pois contém água e fibras em sua composição. Além disso, traz minerais como o zinco, magnésio e ferro.

Somando as vitaminas A, B e C, torna-se uma fonte de antioxidantes naturais. Também é diurético e, graças as suas fibras reguladoras e ao seu conteúdo de pectina, controla a prisão de ventre.

Aragón explicou que essas propriedades facilitam a absorção de açúcares, o que permite manter o controle da glicose no sangue e evitar doenças cardiovasculares ou a diabetes. Nesse sentido, pode ajudar no processo da perda de peso.

Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), o abacaxi é uma fonte de iodo, vitamina C, ácidos orgânicos e bromelaína, principalmente.

Propriedades do mamão

O mamão é parte da dieta depurativa

O mamão é uma fruta tropical bem conhecida por seu conteúdo em papaína, um tipo de enzima que auxilia os processos de digestão. Conforme explicado por José Manuel Ávila e Patricia Estalrich para a FEN:

“O consumo de papaína facilita a digestão, aliviar as dores e inflamações estomacais, a diarreia e a prisão de ventre, e elimina os parasitas que se instalam no intestino.”

Por outro lado, com relação a esta fruta, Anabel Aragón explicou que o mamão tem uma composição de 90% de água. Entre as vitaminas que proporciona, encontram-se a A, B, C e D.

A profissional assegurou que o conteúdo de vitamina C é tão elevado que com somente 100 gramas de mamão se cumpre o requerimento diário que nosso corpo precisa desse elemento. Também indicou que a fruta é rica em minerais como o potássio, cálcio e o magnésio

O mamão também é digestivo graças ao seu nível de papaína, uma enzima que contribui no processo de digestão.

As frutas ajudam a controlar a ansiedade por comida

O abacaxi e o mamão são alimentos que ajudam a saciar o apetite porque contêm fibras dietéticas. Por outro lado, são pobres em calorias, por isso são aliados perfeitos para “enganar” o estômago, quando ele está roncando, pedindo comida. Dessa forma, contribuem para a perda de peso.

Para controlar a ansiedade por comida, recomenda-se ingerir 3 porções dessas frutas durante o dia, junto com uma refeição principal ou lanche.

Outras formas de consumir

Em uma dieta depurativa, o abacaxi e o mamão podem ser consumidos de diversas formas. Veja a seguir algumas opções que podem agradar:

Em espetos

Serve como lanche. Corte-os em pedaços e insira em um palito e pronto. Você pode consumi-los no lanche ou depois de uma refeição principal.

Em saladas

Dê um toque diferente às suas saladas. Adicione pedaços pequenos às suas combinações de verduras e legumes, e tempere com vinagre.

Como em qualquer dieta depurativa, a criatividade é fundamental para combater seu caráter restritivo. São evidentes as propriedades naturais e curativas dessas frutas. Dessa forma, não perca a oportunidade de curar seu organismo e adotar um estilo de vida mais saudável.

Pode interessar a você...
Dieta depurativa para o fígado
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dieta depurativa para o fígado

Assim como é importante incluir alimentos benéficos para o fígado, também devemos evitar aqueles que possam dificultar seu trabalho ou impedir suas...



  • El-Shazly, S.A., Ahmed, M.M., AL-Harbi, M.S. et al. Food Sci Biotechnol “Physilogical and molecular study on the anti-obesity effects of pineapple (Ananas comosus) juice in male Wistar rat” (2018) 27: 1429. https://doi.org/10.1007/s10068-018-0378-1
  • Gutiérrez Zavala Ángel, Ledesma Rivero Luis, García García Isabel, Grajales Castillejos Octavio. Capacidad antioxidante total en alimentos convencionales y regionales de Chiapas, México. Rev Cubana Salud Pública  [Internet]. 2007  Mar [citado  2018  Oct  27] ;  33( 1 ). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S0864-34662007000100008&lng=es.
  • Lim, Y. Y., Lim, T. T., & Tee, J. J. (2007). Antioxidant properties of several tropical fruits: A comparative study. Food Chemistry103(3), 1003–1008. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2006.08.038