Suco de mirtilo e beterraba para desintoxicar o fígado

· 7 de fevereiro de 2019
Para depurar o fígado, além de consumir este suco e outros alimentos naturais que nos ajudem a desintoxicá-lo, devemos deixar de lado tanto o álcool como o tabaco.

Por ser um órgão que desempenha um papel muito importante na vida de todas as pessoas, é importante desintoxicar o fígado periodicamente.

Embora muitas pessoas não saibam, o fígado é o encarregado de filtrar os resíduos tóxicos do sangue para prevenir o desenvolvimento de uma grande variedade de doenças.

Estima-se que influencia em mais de 500 funções do corpo. Entra elas, destaca-se sua participação nos processos metabólicos, na liberação de alguns hormônios, e na desintoxicação do organismo.

Sem dúvida, como ocorre com os demais órgãos do corpo, seu trabalho pode ser comprometido devido ao desenvolvimento de anomalias em seus tecidos ou ao acúmulo excessivo de toxinas.

Estas situações o impedem de trabalhar com normalidade. Como resultado, podem ser desenvolvidas enfermidades crônicas que afetam a qualidade de vida.

Devido a isso, são cada vez mais populares os planos de desintoxicação que, a partir de ingredientes naturais, favorecem sua limpeza antes de desenvolver outras complicações.

Neste artigo, compartilhamos a receita de um suco caseiro de mirtilo e beterraba cuja riqueza de antioxidantes e fibras favorece a desintoxicação do fígado.

Suco de mirtilo e beterraba para desintoxicar o fígado

O suco natural de mirtilo e beterraba une dois alimentos ricos em nutrientes essenciais que, depois de serem absorvidos pelo organismo, contribuem para depurar o fígado do acúmulo de toxinas em seus tecidos.

Esses ingredientes destacam-se por seu alto conteúdo de antioxidantes, cuja ação depurativa remove as impurezas que viajam através do sangue.

O suco contém minerais como o potássio e o magnésio que, em equilíbrio com o sódio, reduzem a retenção de líquidos e a inflamação.

Também proporciona quantidades importantes de fibra dietética, um nutriente que ajuda a controlar os níveis de colesterol e as dificuldades digestivas.

Leia também: 5 alimentos para desintoxicar o fígado

Benefícios do mirtilo

Benefícios do mirtilo para desintoxicar o fígado

mirtilo é uma fonte saudável de compostos antioxidantes, fibras, e minerais essenciais. Por este motivo, durante anos, tem sido utilizado para prevenir e combater diferentes patologias que afetam o organismo.

Suas propriedades antibacterianas de antibióticas têm sido utilizadas como parte do tratamento das infecções urinárias, por neutralizar a proliferação de germes.

Seus compostos desintoxicantes favorecem as funções hepáticas e ajudam a evitar transtornos como o fígado gorduroso e a cirrose.

De seus nutrientes, cabe mencionar que contém:

  • Vitaminas (A, C, E)
  • Fibra dietética
  • Minerais (potássio, ferro e cálcio)
  • Taninos

Benefícios da beterraba

Benefícios da beterraba para desintoxicar o fígado

A beterraba é um dos vegetais mais utilizados para favorecer o processo de depuração do fígado e do sangue.

Conhecida por suas aplicações culinárias, é uma fonte orgânica de nutrientes essenciais que fornecem muitos benefícios ao organismo.

Contém altos níveis de antioxidantes e fibras, ambos necessários para otimizar a desintoxicação dos órgãos excretores do corpo. Estes, por sua vez, geram um efeito protetor contra os danos causados pelos radicais livres sobre as células.

Aporta níveis interessantes de betalaína, betacianina, e ácido fólico, todos necessários para manter o fígado limpo e saudável.

Suas concentrações de pectina, um tipo de fibra, contribuem para controlar o excesso de colesterol e a digestão de gorduras.

Em menor medida, também aporta nutrientes como:

  • Vitaminas (A, do complexo B, C)
  • Minerais (fósforo, zinco, potássio, ferro, cálcio)
  • Aminoácidos

Não deixe de ler: 7 razões para incluir o suco de beterraba na dieta

Preparo do suco

Receita de suco para desintoxicar o fígado

Para desintoxicar o fígado com este suco caseiro, é necessário que você adote um plano de alimentação balanceado, rico em frutas, vegetais, e água.

Procure evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares. Tenha em mente que estes interferem no processo de desintoxicação.

Também tente manter-se afastado das bebidas alcoólicas e do cigarro, já que suas toxinas afetam a saúde hepática.

Ingredientes

  • 3 beterrabas pequenas
  • Meia xícara de mirtilos (75 g)
  • O suco de 1 limão
  • 4 xícaras de água gelada (1 litro)

Modo de preparo

  1. Lave bem as beterrabas e processe-as através de um extrator para obter seu suco natural.
  2. Coloque o líquido no liquidificador e, em seguida, agregue os mirtilos, o suco de limão e a água.
  3. Bata tudo por alguns instantes até conseguir uma bebida homogênea e sem grumos.
  4. Consuma um copo em jejum, e outro no meio da tarde
  5. Beba durante duas semanas seguidas, a cada dois meses

Pronto para começar a desintoxicar seu fígado? Se você está tendo sinais de um fígado intoxicado, prepare esta bebida e comprove por si mesmo seus benefícios.

  • Perez, L. (2011). El hígado. Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition.
  • OMS. (2012). OMS | Alimentación sana. Alimentacion Sana. https://doi.org/10.3746/jkfn.2014.43.11.1642
  • Melo, E. de A., Maciel, M. I. S., Lima, V. L. A. G. de, & Nascimento, R. J. do. (2008). Capacidade antioxidante de frutas. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. https://doi.org/10.1590/S1516-93322008000200005