8 benefícios surpreendentes obtidos ao comer mirtilos

· 7 de maio de 2017
Assim como outras frutas silvestres, as blueberries ou mirtilos se destacam por sua alta quantidade de antioxidantes, além de propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias.

As blueberries, também conhecidas como mirtilos, são pequenos frutos que vêm de um arbusto silvestre do gênero Vaccinium, do qual se distinguem outras 400 espécies.

Eles têm origem na América do Norte e, de fato, os Estados Unidos são o maior produtor e consumidor.

Destacam-se pelo sabor particular, muito utilizado na gastronomia para a preparação de geleias, doces, vinhos e muitas outras receitas.

Por outro lado, ganharam fama pela grande quantidade de nutrientes essenciais que, ao serem ingeridos de maneira regular, conferem muitos benefícios ao organismo.

De fato, apesar de seu tamanho pequeno, é um dos alimentos com maior quantidade de compostos antioxidantes. São, portanto, necessários para a prevenção e controle da degeneração causada pelos radicais livres.

Além disso, sua quantidade de vitaminas e minerais também favorece a prevenção e o tratamento de muitas doenças.

Considerando que muitos ainda não conhecem seus benefícios, a seguir iremos destacar detalhadamente os 8 melhores.

1 – Os mirtilos possuem propriedades anticancerígenas

Os mirtilos e o câncer

Os poderosos antioxidantes que estão presentes nos mirtilos estão relacionados com a redução do risco de desenvolver vários tipos de câncer.

Essas substâncias protegem as células dos danos causados pelos radicais livres e pelas toxinas. Essa então, é a chave da prevenção do desenvolvimento de tumores.

Contam com uma boa quantidade de ácido fólico, um nutriente que ajuda a sintetizar o DNA, além de evitar a mutação de células malignas.

Leia também: Como cultivar mirtilos em casa e como usá-los

2 – Fortalecem os ossos e dentes

Os minerais essenciais contidos nesses pequenos frutos são úteis para proteger a densidade óssea e a saúde dos dentes.

Consumi-los de forma regular então, ajuda a prevenir a osteoporose e infecções que afetam a saúde dental.

Além disso, são recomendáveis para melhorar o processo de absorção de cálcio e vitamina D, visto que possuem:

  • Minerais (potássio, ferro, magnésio, zinco, manganês)
  • Vitamina K

3 – Protegem a saúde cardíaca

Os mirtilos e a saúde cardíaca

Como acabamos de ver, os mirtilos possuem quantidades importantes de potássio e magnésio. São dois minerais essenciais que ajudam a regular os processos inflamatórios do corpo, reduzindo, portanto, o risco de problemas cardíacos.

Esses nutrientes equilibram os líquidos dos tecidos e reduzem o risco de desenvolver transtornos como a hipertensão e o ataque cardíaco.

Também são úteis para melhorar a circulação e os processos de oxigenação, já que evitam o excesso de esforço do coração.

4 – Previnem a diabetes

Controlam os níveis de glicose no sangue, portanto são grandes aliados para as pessoas com diabetes.

Possuem fibras e substâncias antioxidantes. Após sua absorção, diminuem os níveis de açúcar porque facilitam os processos metabólicos encarregados de transformá-lo em fonte de energia.

5 – Melhoram a memória

Os mirtilos melhoram a memória

Foi comprovado que há uma interessante relação entre o consumo regular de mirtilos e o bom funcionamento da memória.

Tudo indica que os compostos antioxidantes minimizam o estresse oxidativo e reduzem o dano celular que gera dificuldades cognitivas.

Esses compostos, somados às vitaminas e minerais, exercem um controle sobre o sistema nervoso, melhoram a atividade cerebral, e diminuem o risco de demência.

6 – Combatem as infecções urinárias

Por seu poder alcalino e alto conteúdo de compostos antibacterianos, o suco natural de mirtilos é útil para prevenir e tratar as infecções das vias urinárias.

Sua ingestão altera o ambiente que os micro-organismos precisam para se proliferar e, consequentemente, tem um efeito anti-inflamatório que diminui a dor.

É recomendado para aumentar a produção de urina e principalmente, melhorar os processos que são responsáveis pela remoção dos resíduos dos rins.

7 – Protegem a saúde da visão

Mirtilos favorecem a saúde ocular.

Essas frutas possuem carotenoides e boas quantidades de vitamina E. Ambos são necessários para melhorar a capacidade visual  e prevenir o desenvolvimento de doenças oculares.

Seu poderoso efeito antioxidante protege a retina e a mácula. Reduz, portanto, as probabilidades de desenvolver doenças como as cataratas e a degeneração macular.

Além disso, é um remédio natural contra os problemas visuais leves, como a vermelhidão e o ressecamento causados pelo estresse.

Não sabia? Deliciosa bebida multivitamínica para melhorar a visão e o metabolismo

8 – Previnem o envelhecimento precoce

Consumir o fruto de forma contínua gera interessantes benefícios na prevenção do envelhecimento precoce a nível interno e externo.

Suas substâncias antioxidantes diminuem o risco de doenças crônicas derivadas do excesso de inflamação. Consequentemente, reduzem as lesões celulares que aceleram a deterioração da pele.

Tanto as frutas como o suco natural podem complementar os hábitos para evitar as rugas e as imperfeições associadas à idade.

Estes são motivos suficientes para comer os mirtilos, não acha? Então, compre-os no mercado e aproveite o seu sabor delicioso, mas sem se esquecer de que ao mesmo tempo eles oferecem ao seu corpo uma enorme quantidade de nutrientes.

Gostou deste artigo? Sendo assim, continue antenado no nosso site com mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

Silver, B., & Allen, M. (2012). Blueberries. Journal of Agricultural & Food Information. https://doi.org/10.1080/10496505.2012.639664 Balcells, M. F., Núñez De Kairúz, M., & Fátima Nader-Macias, M. E. (2013). Composición química, valoración nutricional, satisfacción y aceptabilidad de bayas de goji (Lycium Barbarum L.) y productos elaborados. Actualización En Nutrición.