8 exercícios oculares que você deveria praticar diariamente
· 14 de abril de 2016
Os exercícios oculares são muito importantes para nossa saúde ocular e para evitarmos dores. Ainda que não passemos o dia todo diante de uma tela de computador, é importante realizá-los para relaxar a área.
As doenças oculares têm se tornado mais comuns nos últimos anos devido ao uso excessivo dos aparelhos eletrônicos, aos raios ultravioleta e a outros fatores que, dia após dia, deterioram a saúde dos olhos. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 8 exercícios oculares.
O que mais preocupa os especialistas é que muitas pessoas estão ignorando os danos que podem sofrer e não estão tomando medidas preventivas, como a prática de exercícios oculares para diminuir o impacto negativo que se produz na visão todos os dias.
Ainda que as consequências não sejam percebidas de imediato, com o passar do tempo, se começa a ver embaçado, sentimos os olhos cansados ou aparecem os chamados transtornos de refração.
Por isso, é importante que todos prestem mais atenção a esse aspecto de sua saúde e procurem adotar hábitos que protejam a saúde dos olhos.
Exercícios oculares
1. Relaxamento
As pessoas que lidam com transtornos oculares tendem a sofrer com mais estresse e tensão em comparação com as pessoas que têm uma visão saudável.
Por isso, antes de começar qualquer movimento, é importante realizar alguma técnica de relaxamento que permita diminuir essas emoções para poder receber todos os benefícios dos exercícios oculares.
Uma forma simples de consegui-lo é fazendo três respirações profundas, expirando devagar.
O ato de abrir e fechar os olhos como um exercício é um método que permite estimular a circulação e o líquido interno do olho.
Não se trata de piscar rápido, mas de sustentar durante alguns segundos o movimento.
Como fazer?
Comece fechando os olhos durante 5 segundos e, em seguida, abra-os pelo mesmo período.
Repita cerca de oito vezes.
3. Massagem dos globos oculares
Esfregar suavemente os globos oculares é uma boa opção para aumentar o fluxo sanguíneo e oxigenar as células oculares.
Como fazer?
Feche as pálpebras e, com a ajuda do indicador, massageie os globos oculares durante um minuto, sem fazer pressão.
4. Exercícios com as palmas das mãos
Os exercícios com as palmas das mãos são recomendados para o meio do dia, já que aumentam o relaxamento tanto dos olhos quanto de todo o corpo.
Como fazer?
Sente-se num lugar confortável e feche os olhos com a palma das mãos ligeiramente curvadas, sem pressionar os olhos.
Os dedos de uma das mãos ficam sobre os da outra. Em seguida, respire profundamente durante cinco minutos.
5. Exercício em todas as direções
Olhar em todas as direções é um exercício simples que ajuda a relaxar a visão após submetê-la a situações ou atividades estressantes.
Como fazer?
Abra os olhos o máximo que puder e dirija o olhar para cima e para baixo, para a direita e para a esquerda, como se formasse um círculo.
Em seguida, repita os mesmos movimentos com os olhos fechados.
Repita entre três a quatro vezes.
6. Adaptabilidade
Os exercícios oculares de adaptação servem para melhorar o foco e a concentração da visão. Eles são um pouco mais complexos, mas têm benefícios incríveis.
Como fazer?
Faça uma marca de 5 milímetros de comprimento sobre o vidro de uma janela, de modo que fique na mesma altura dos olhos.
Em seguida, fique a cerca de 35 a 40 cm de distância do vidro e escolha um objeto distante.
Observe fixamente a marca durante cinco segundos e logo depois passe a observar o objeto, por mais cinco segundos.
Volte ao local inicial e realize de seis a oito repetições.
Repita a mesma ação com o outro olho, de forma alternada.
Aumente a velocidade e faça entre 10 a 15 repetições com cada um.
Para fechar esta rotina com chave de ouro, recomendamos realizar rotações com o pescoço para ambos os lados, a fim de aliviar a tensão dos músculos faciais.
Seja constante ao realizar todos estes exercícios oculares e comprove que são muito bons para a saúde de seus olhos.
O tabaco é feito com folhas de nicotina, e produz fumaça quando está aceso. O fumante consome e inala componentes químicos (nicotina, gases irritantes e substâncias cancerígenas, radicais livres e oxidantes, metais, e elementos radioativos) altamente viciantes. É por isso…
A prática regular de ioga permite aumentar o bem-estar físico e mental. Ainda que os motivos para seguir suas rotinas sejam muito variados, no geral se busca conseguir uma relação saudável entre o corpo e a mente. Você sabia que…
Ninguém conhece a nossa casa melhor do que nós. Portanto, não haverá outra pessoa mais indicada para decidir o que exibir diante das visitas e que lugares é melhor disfarçar um pouco. Você está ciente de como esconder as imperfeições…
De modo geral, as pessoas pensam que mudar de hábitos de vida para outros mais saudáveis, como melhorar sua dieta, ir à academia e dormir mais as ajudarão a perder peso. No entanto desconhecem que há outros hábitos que devem…
Existem muitos tipos de esportes adequados para fazer ao ar livre. Por isso, hoje vamos descobrir os exercícios mais divertidos e eficazes que podemos fazer em um parque, e em plena natureza. Nós teremos os mesmos resultados, se tivéssemos ido…
O corpo sempre fala, basta saber interpretá-lo. Estas dicas para cuidar da saúde farão com que se sinta melhor a cada dia. Sem importar o quão ocupado esteja, é importante dedicar ao corpo e a mente um tempo. O trabalho,…