Quais são os benefícios da beterraba vermelha?

O consumo de beterraba fornece importantes nutrientes e benefícios ao organismo. O que acha de incluí-la em sua dieta regular? Descubra seus principais benefícios.
Quais são os benefícios da beterraba vermelha?
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva.

Última atualização: 10 outubro, 2022

A beterraba vermelha (Beta vulgaris) é um tubérculo que tem muitos usos culinários em todo o mundo. Ela se destaca principalmente por sua qualidade nutricional e suas contribuições para a saúde. Você sabe quais são os seus principais benefícios?

Assim como mostram os dados coletados no SELF Nutrition Data , trata-se de um alimento com poucas caloria e que concentra grandes quantidades de vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e cobre. Também nos fornece carotenos, açúcares na forma de sacarose e proteína. 

Qual é a contribuição nutricional da beterraba?

Beterraba

Para detalhar sua contribuição nutricional, e considerando os dados mencionados, esse alimento tem em sua composição 87% de água, 8% de carboidratos e 3% de fibras. Cada 100 gramas desse vegetal nos dá os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 43.
  • Carboidratos: 9,6 g.
  • Proteínas: 1,6 g.
  • Gordura: 0,08 g.
  • Fibra: 2,8 g.
  • Açúcar: 6,8 g.

Outros nutrientes da beterraba

De acordo com as informações de uma pesquisa publicada pela Universidade de Northumbria, podemos destacar outros nutrientes contidos nas beterrabas, além dos seus benefícios. Veja em detalhes abaixo:

  • As folhas de beterraba contêm uma grande quantidade de vitamina A e são a parte com a maior quantidade de vitamina C.
  • É um vegetal muito rico em açúcares e que supõe uma boa contribuição de fibras.
  • Possui alta concentração de ferro, o que fortalece o sistema imunológico para estimular a produção de anticorpos e glóbulos vermelhos.
  • Contém compostos fenólicos, como os flavonoides, que a tornam uma ótima fonte de antioxidantes.

Benefícios da beterraba vermelha para a saúde

Fornece uma grande quantidade de ferro

Sopa de beterraba

A beterraba nos proporciona uma quantidade considerável de ferro, um mineral muito importante, pois ajuda a formar a hemoglobina. De acordo com um estudo  realizado pela Universidade Sri Ramachandra (Índia), o suco de beterraba pode auxiliar no tratamento da anemia, pois ajuda a melhorar o nível de hemoglobina no sangue.

Ajuda a regular a pressão sanguínea

A pressão alta é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Felizmente, alimentos como a beterraba podem ajudar a manter seus níveis estáveis ​​para evitar complicações. 

Segundo uma pesquisa da Universidade de Reading (Reino Unido), a concentração de nitratos na beterraba produz um efeito vasodilatador, ao qual esse benefício é atribuído.

Possui propriedades anti-inflamatórias

Artrite nas mãos

A beterraba contém pigmentos conhecidos como betalaínas, aos quais são atribuídos efeitos anti-inflamatórios. Uma pesquisa realizada pela Universidade Tecnológica de Cracóvia determinou que as cápsulas de betalaína feitas com extrato de beterraba produzem uma redução da dor e do desconforto causado pela osteoartrite. 

Por outro lado, esse estudo da Universidade Kind Salud (Arábia Saudita) determinou que a beterraba poderia atuar de maneira benéfica na redução da inflamação dos rins. No entanto, são sugeridos mais estudos para determinar se esses efeitos também ocorrem em seres humanos.

Ajuda a promover a saúde digestiva

Suco de beterraba

Estima-se que uma xícara de beterraba vermelha possa fornecer até 3,4 gramas de fibra. Por esse motivo, sua ingestão também está associada a uma boa saúde digestiva. É até sugerida como aliada para evitar problemas como a prisão de ventre.

Uma pesquisa publicada realizada pela Universidade de Minessota sugere que uma ingestão adequada de fibra dietética regula a atividade digestiva, impede a prisão de ventre e reduz o risco de uma doença inflamatória do intestino. 

Como escolher e conservar?

  • É preferível escolher as beterrabas que tenham raízes do mesmo tamanho: dessa forma, vão cozinhar uniformemente.
  • Recomendamos optar por unidades lisas, firmes, carnudas e redondas, sem manchas ou marcas de impacto. O grupo selecionado deve ter polpa vermelha e folhas verdes. Isso indica que a raiz é jovem.
  • Você deve rejeitar as folhas alongadas e de pele escamosa porque são duras, fibrosas e terão um sabor forte.
  • Se armazenadas em um saco plástico na geladeira, elas podem durar de 2 a 3 semanas.
  • As folhas da beterraba devem ser guardadas separadamente, em um saco plástico, sem lavar. Sem refrigeração, podem ser mantidas por 3 a 5 dias.
  • Não é recomendado congelar a beterraba, pois ela fica amolecida.

Como consumir a beterraba vermelha?

  • Pode ser incluída em saladas cruas ou cozidas, embora mantenha melhor as propriedades quando consumida crua.
  • Para consumi-las cruas, você pode ralar e temperar com um pouco de azeite e limão. No entanto, elas são mais digeríveis se estiverem cozidas.
  • Para cozinhar, basta colocá-las em água fervente salgada, sem descascar, para que não percam sabor nem cor. Devem ser fervidas por, pelo menos, uma hora.
  • Você também pode preparar a beterraba assada. Para isso, coloque-as no forno e não remova até que estejam macias. Cozidas dessa forma, elas mantêm quase todas as suas propriedades intactas.

O que você acha de incorporá-las em sua dieta regular? Como você pode ver, elas são muito saudáveis. No entanto, se você tiver alguma condição especial, consulte o seu nutricionista antes de consumi-la constantemente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Clifford T, Howatson G, West DJ, Stevenson EJ. The potential benefits of red beetroot supplementation in health and disease. Nutrients. 2015;7(4):2801–2822. Published 2015 Apr 14. doi:10.3390/nu7042801
  • Priya, N. G. (2013). Beet root juice on haemoglobin among adolescent girls. IOSR Journal of Nursing and Health Science2(1), 09–13. https://doi.org/10.9790/1959-0210913
  • Reyes-Izquierdo, T., Pietrzkowski, Z., Argumedo, R., Shu, C., Nemzer, B., & Wybraniec, S. (2014). Betalain-rich red beet concentrate improves reduced knee discomfort and joint function: a double blind, placebo-controlled pilot clinical study. Nutrition and Dietary Supplements, 9. https://doi.org/10.2147/nds.s59042
  • Slavin J. Fiber and prebiotics: mechanisms and health benefits. Nutrients. 2013;5(4):1417–1435. Published 2013 Apr 22. doi:10.3390/nu5041417

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.