Quais são os benefícios da beterraba?

Para aproveitar ao máximo os nutrientes e benefícios da beterraba, é conveniente consumi-la crua ou assada, pois esta é a única maneira de manter suas propriedades praticamente intactas.

Conheça os benefícios da beterraba, um alimento especialmente rico em vitamina C, com um alto teor de antioxidantes e fibras.

Ela nos fornece vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e cobre), além de carotenos e açúcares sob a forma de sacarose.

Qual é a sua contribuição nutricional?

Beterraba

Sua composição de água é de aproximadamente 80%. Por cada 100 gramas, este vegetal nos dá os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 43 kcal
  • Carboidratos: 9,56 g
  • Proteínas: 1,61 g
  • Gordura: 0,17 g
  • Fibra: 2,8 g

Propriedades da beterraba

  • As folhas da beterraba contêm uma grande quantidade de vitamina A, e essa é a parte com a maior quantidade de vitamina C.
  • É um vegetal muito rico em açúcares e oferece uma boa contribuição de fibra.
  • Tem uma alta concentração de ferro (3 vezes mais que o espinafre), por isso fortalece o sistema imunológico para estimular a produção de anticorpos e glóbulos brancos.
  • Contém compostos fenólicos, como flavonoides que a tornam uma ótima fonte de antioxidantes. Na verdade, a beterraba tem 3 vezes mais compostos fenólicos do que carne e o brócolis.

Benefícios da beterraba para a saúde

1. Fornece uma grande quantidade de ferro

Sopa de beterraba

Um dos benefícios da beterraba é que o ferro que ela nos proporciona é facilmente assimilável pelo corpo, algo que não acontece com outros vegetais.

Assim, as beterrabas ajudam a formar hemaglutinina, que transporta oxigênio e nutrientes para várias partes do corpo.

Em pessoas com anemia ou menstruação excessiva, que podem ter falta deste mineral, o consumo regular de beterraba pode minimizar o problema.

2. Diurética

Por ser rica em potássio, ajuda a prevenir a retenção de líquidos e a controlar a pressão arterial elevada.

Além disso, os nitratos de origem natural encontrados nas beterrabas ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial.

3. Combate a osteoporose

Artrite nas mãos

Contém um mineral chamado silício, que é muito importante para o corpo conseguir usar o cálcio de forma eficiente.

Como sabemos, o cálcio é essencial para os ossos e os dentes. Assim, consumir um copo de suco de beterraba por dia ajuda a prevenir doenças como osteoporose e fragilidade óssea.

4. Ajuda a controlar a diabetes

Outro dos benefícios da beterraba é que ela tem um baixo índice glicêmico, o que ajuda a liberar o açúcar lentamente no sangue.

É um vegetal pobre em calorias e livre de gorduras, perfeito para diabéticos, podendo ser adicionado na dieta para satisfazer o desejo por doces.

5. Propriedades depurativas

Suco de beterraba

Estimula as funções hepáticas intestinais e renais, uma vez que acelera a expulsão de toxinas e resíduos.

Além disso, também tem uma função laxante, por isso nos ajuda a combater a constipação.

6. Regulador da tireoide

Graças à sua grande contribuição de iodo, a beterraba equilibra esse mineral no organismo e ajuda a regular a tireoide.

Pessoas com problemas nesta glândula precisam de uma boa quantidade desse mineral.

Como escolher e conservar?

  • É preferível escolher as beterrabas que tenham as raízes do mesmo tamanho: dessa forma, ela irá cozinhar uniformemente.
  • Recomendamos optar por unidades lisas, firmes, carnudas, redondas e lisas, sem manchas ou marcas de impacto.

O molho selecionado deve ter cor vermelha intensa e as folhas verdes: isso indica que a raiz é jovem.

  • Você deve rejeitar as folhas de pele alongada e escamosa porque são duras, fibrosas e terão um sabor forte.
  • Se as armazenar em uma bolsa de plástico na geladeira, elas podem durar de 2 a 3 semanas.
  • As folhas da beterraba devem ser guardadas separadamente, em uma bolsa de plástico, sem lavar. Sem refrigeração, podem ser mantidas por 3 a 5 dias.
  • Não é recomendado congelar a beterraba, pois ela fica amolecida.

Como consumir a beterraba?

  • Pode ser incluída em saladas ou cozidas, embora mantenha melhor as propriedades quando consumida crua.
  • Se as consumir cruas, você pode ralar e temperar com um pouco de azeite e limão. No entanto, elas são mais digeríveis se forem cozidas.
  • Para cozinhar, basta colocá-las em água fervente salgada, sem descascar, para que não percam sabor ou cor.

Devem ser cozidas durante pelo menos uma hora.

  • Você também pode preparar a beterraba assada: para isso, você deve colocá-las no forno e não remover até que estejam macias. Cozidas desta forma, mantêm quase todas as suas propriedades intactas.
  • Não é aconselhável comprar beterraba embalada, já que perdeu grande parte de suas propriedades curativas.
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