Alimentos ricos em vitamina A, onde encontrá-los?

23 de abril de 2019
Inclua na sua dieta frutas e vegetais de cor laranja, como cenoura, abóbora ou mamão, pois eles são ricos em betacarotenos, uma fonte segura de vitamina A.

Com certeza, em nossa geladeira podemos encontrar muitos alimentos ricos em vitamina A. No entanto, precisamos aprender a identificá-los para fazer bom uso deles. Isso ocorre porque esse nutriente que eles contêm é muito necessário em nosso organismo. Tanto é assim que uma de suas principais funções é a manutenção de nossa visão.

Neste artigo vamos dizer-lhe como fazer um bom consumo deste nutriente e quais são os alimentos que o contém. Continue lendo!

Características da vitamina A

Tipos

De acordo com a Fundação Nemours, a vitamina A pode ser encontrada em duas formas diferentes: o retinol e carotenos. O retinol é um tipo dessa vitamina de produtos de origem animal, enquanto os carotenoides são uma forma desta vitamina de produtos de origem vegetal.

Principais funções

 

A vitamina A é boa para a vista

Como dissemos anteriormente, a vitamina A é muito importante em nosso organismo por diversas funções. A Academia Americana de Médicos da Família nos diz que as principais funções da vitamina A são:

  • Em primeiro lugar, atuar no ciclo da visão, funcionando como um provedor das substâncias necessárias para permitir a comunicação entre os nervos ópticos e o cérebro.
  • Também, estimular o sistema imunológico, que é necessário para que o nosso organismo combata as infecções.
  • Além disso, a vitamina A também exerce uma função importante na saúde da pele.

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Problemas causados por sua deficiência

Quando há deficiência dessa vitamina podem surgir vários problemas, tais como:

  • Primeiramente, cegueira noturna ou problemas para enxergar bem no escuro.
  • Também, uma redução no funcionamento do sistema imunológico, que pode se manifestar em infecções, especialmente nos ouvidos, e no trato urinário.

Alimentos ricos em vitamina A

O fígado é uma fonte animal rica em vitamina A.

A Academia Americana de Médicos da Família destaca os seguintes alimentos ricos em vitamina A:

  • O fígado, especialmente de carne bovina e suína.
  • A cenoura é outro dos alimentos recomendados para o consumo saudável desta vitamina, especialmente pelos betacarotenos que ela contém, que lhe atribuem a sua cor característica.
  • A batata doce, também conhecida como batata-da-terra, também contém uma boa quantidade de betacarotenos.
  • Algumas frutas tropicais que compartilham a característica cor laranja da cenoura também são boas fontes dessa vitamina, como o melão, o mamão e a manga.

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Com tudo isso, uma boa recomendação seria incluir uma salada de frutas frescas com manga, mamão e melão no seu café da manhã ou jantar. Você também pode adicionar cenouras em suas saladas ou legumes cozidos. Ou até mesmo procurar alguma receita saudável para cozinhar o fígado, e comê-lo no almoço.

Em conclusão, agora que você sabe um pouco mais sobre essa vitamina, só precisa colocar mãos à obra! Seu corpo vai agradecer.

 

  • Asociación Mexicana de Educación Deportiva. 5 beneficios de comer frutas y verduras. [Internet] (Consultado el 21/11/2018). Disponible en: https://amedweb.com/5-beneficios-comer-frutas-verduras/
  • David Grotto. Lo mejor que puedes comer (Colección Vital): De la A a la Z, la guía nutricional definitiva para llenarte de energía, de salud. Penguin Random House Grupo Editorial México, 2014.
  • Alfredo Entrala Bueno. Vitaminas: aspectos prácticos en medicina. Ediciones Díaz de Santos, 1995.
  • Prevention Magazine Health Books. Prevention’s Healing with Vitamins: The Most Effective Vitamin and Mineral Treatments for Everyday Health Problems and Serious Disease. Rodale, 1999.