6 hábitos para superar a constipação sem laxantes

Para lidar com a constipação sem laxantes é essencial incorporar a atividade física em nossa rotina, bem como o consumo de água para favorecer os movimentos peristálticos. 
6 hábitos para superar a constipação sem laxantes

Última atualização: 03 Março, 2021

A constipação é um dos motivos mais frequentes de consulta aos médicos. Seu aparecimento geralmente está associado a maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, baixo teor de fibras, consumo insuficiente de água e sedentarismo. Embora tudo dependa do caso, é claro, já que há pacientes que sofrem desse problema como efeito colateral do consumo de algum tipo de medicamento.

Como pode afetar a qualidade de vida, é necessário consultar o médico e seguir suas instruções. Além disso, para combater esse desconforto, é necessário ter em mente quais são os hábitos que podem ajudar a superar a constipação sem laxantes.

6 hábitos para superar a constipação sem laxantes 

Aqui estão alguns hábitos que podem ajudá-lo a superar a constipação sem laxantes.

1. Aloe vera 

Aloe vera 

Aloe vera é uma planta que sempre foi usada por suas propriedades laxantes. Na verdade, além de ser um excelente hidratante da pele, é um remédio eficaz para a constipação temporária. Portanto, não hesite em tomar um gole de suco de aloe vera pouco antes de adormecer para aproveitar ao máximo seus efeitos laxantes.

No entanto, pode não ser eficaz o suficiente para aliviar a constipação crônica. Em qualquer caso, recomendamos que consulte um médico ou profissional antes de começar a consumir aloe vera.

2. Coma mais fibras 

A fibra é um excelente laxante natural que ajuda a aumentar o teor de água das fezes e a melhorá-las. As fibras permitem que a matéria fecal se mova mais rapidamente e com mais fluidez no cólon.

Além disso, você deve saber que, se alterar drasticamente a ingestão de fibras, poderá ter inchaço e gases. Portanto, aumente o consumo de fibras gradualmente durante várias refeições. Os especialistas recomendam a inclusão de 20 a 35 gramas de fibra em uma dieta diária.

Entre os alimentos mais ricos em fibras, e que você deve levar em consideração estão: maçã, mostarda, beterraba, acelga, alcachofra, lentilha, feijão verde, feijão comum, grão de bico, etc…

Os especialistas da Associação Espanhola de Gastroenterologia esclarecem uma questão importante: “o efeito terapêutico da fibra não é tão imediato como o obtido com outros laxantes e que a sua administração costuma ser acompanhada por uma flatulência transitória devido ao aumento da produção de gases pelas bactérias intestinais”.

3. Beba muita água se quiser superar a constipação sem laxantes

Água ajuda a melhorar a digestão

Uma das melhores dicas para superar a constipação sem laxantes é beber muita água. Fezes secas e duras são frequentemente a causa da prisão de ventre; portanto, quanto mais água você adicionar à sua rotina diária, mais fácil será evacuar as fezes. Da mesma forma, beber mais água é especialmente importante se houver um aumento da ingestão de fibras.

Recomenda-se evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína se você sofre de constipação, pois são diuréticos e desidratam o corpo, causando a perda de líquidos pela urina, o que pode agravar a constipação. Em vez disso, você pode optar por alguns chás de ervas, sucos caseiros e outras bebidas de frutas.

4. Tome magnésio 

Um dos hábitos que recomendamos para superar a constipação é a ingestão de alimentos ricos em magnésio. Na verdade, o magnésio ajuda a devolver água aos intestinos e amolece as fezes para que possam circular nos intestinos. A ingestão de magnésio pode vir de fontes alimentares, como brócolis ou vegetais, mas também de várias outras fontes.

Não se esqueça de consultar seu médico antes de introduzir suplementos de magnésio. Eles podem interagir com medicamentos como antibióticos, relaxantes musculares e medicamentos para a circulação sanguínea.

5. Evite queijos e laticínios 

Há muitas pessoas que são intolerantes à lactose encontrada em queijos e laticínios. Esses alimentos podem causar inchaço e constipação em alguns casos.

Por isso, se você tiver problemas de prisão de ventre, recomendamos não incluir queijo, leite e a maioria dos produtos lácteos em sua dieta, até que se sinta melhor. Em todo caso, você pode fazer uma exceção para os iogurtes probióticos.

6. Pratique mais esportes para superar a constipação sem laxantes

Exercícios ajudam a melhorar a digestão

A atividade esportiva irá ajudá-lo a ter uma saúde geral melhor e evitará que você sofra de constipação. Ocorre que o desenvolvimento dos músculos facilita a expulsão das fezes.

Além disso, a ausência de exercício físico pode causar uma fraqueza do intestino que dificulta a evacuação regular de resíduos. Não se esqueça que um estilo de vida sedentário pode afetar a digestão e causar a constipação. Portanto, é aconselhável praticar exercícios moderados pelo menos 3-4 vezes por semana.

Portanto, se você sofre de prisão de ventre, não deve ter dúvidas de que praticar esportes, caminhar, correr ou praticar disciplinas como ioga são excelentes opções para combatê-la. Até mesmo praticar 10 ou 15 minutos de exercício por dia pode ajudar a regular o seu corpo.

Em caso de dúvida, consulte o seu médico o mais rápido possível

Finalmente, esperamos que nossa lista de hábitos para superar a constipação sem laxantes seja útil para você, e possa reduzir os sintomas e o desconforto causados ​​por essa condição. Temos certeza que você vai conseguir superá-la!

Se você tiver alguma dúvida, recomendamos que converse com seu médico e siga suas instruções. 

Pode interessar a você...
Laxantes caseiros eficazes para a constipação
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Laxantes caseiros eficazes para a constipação

Uma dieta rica em fibras e água é um dos melhores laxantes caseiros para a constipação. Lembre-se também de se exercitar e evitar ser sedentário.