6 hábitos para superar a constipação sem laxantes

4 de setembro de 2019
Para lidar com a constipação sem laxantes é essencial incorporar a atividade física em nossa rotina, bem como o consumo de água para favorecer os movimentos peristálticos. 

A constipação geralmente ocorre em pessoas que não incluem água e fibra suficiente em sua dieta. Também pode ser o resultado da falta de atividade física ou um efeito colateral da ingestão de certos medicamentos. Para combater esse desconforto é necessário ter em mente alguns hábitos para superar a constipação sem laxantes.

6 hábitos para superar a constipação sem laxantes 

Aqui estão alguns hábitos que serão úteis para superar a constipação sem laxantes:

1. Aloe vera 

Aloe para superar a constipação

Esta planta sempre tem sido usada por suas propriedades laxantes. De fato, além de ser um excelente hidratante para a pele, é um remédio eficaz para a constipação temporária. Portanto, não hesite em tomar um suco de aloe vera um pouco antes de adormecer, para aproveitar ao máximo os seus efeitos laxantes.

No entanto, pode não ser eficaz o suficiente para aliviar a constipação crônica. De qualquer forma, recomendamos que você consulte um médico ou um profissional antes de iniciar o tratamento com aloe vera.

2. Coma mais fibras 

A fibra é um excelente laxante natural que ajuda a aumentar o teor de água das fezes e a melhorá-las. As fibras permitem que a matéria fecal se mova mais rapidamente e com mais fluidez no cólon.

Ainda assim, você deve saber que, se alterar drasticamente a ingestão de fibras, poderá ter inchaço e gases. Portanto, aumente o consumo de fibras gradualmente durante várias refeições. Os especialistas recomendam a inclusão de 20 a 35 gramas de fibra em uma dieta diária.

Entre os alimentos mais ricos em fibras, e que você deve levar em consideração estão: maçã, mostarda, beterraba, acelga, alcachofra, lentilha, feijão verde, feijão comum, grão de bico, etc…

3. Beba muita água se quiser superar a constipação sem laxantes

Água ajuda a melhorar a digestão

Uma das melhores dicas para superar a constipação sem laxantes é beber muita água. Fezes secas e duras são frequentemente a causa da prisão de ventre; portanto, quanto mais água você adicionar à sua rotina diária, mais fácil será evacuar as fezes. Da mesma forma, beber mais água é especialmente importante se houver um aumento da ingestão de fibras.

Recomenda-se evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína se você sofre de constipação, pois são diuréticos e desidratam o corpo, causando a perda de líquidos pela urina, o que pode agravar a constipação.

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4. Tome magnésio 

Um dos hábitos para superar a constipação que os médicos geralmente aconselham é a ingestão de alimentos ricos em magnésio. De fato, o magnésio ajuda a devolver a água aos intestinos e a amolecer as fezes, para que possa circular nos intestinos. A ingestão de magnésio pode vir de fontes alimentares, como o brócolis ou vegetais, mas também de várias outras fontes.

Não se esqueça de consultar o seu médico antes de introduzir suplementos de magnésio. Estes podem interagir com medicamentos como antibióticos, relaxantes musculares e medicamentos para a circulação sanguínea.

5. Evite queijos e laticínios 

Há muitas pessoas que são intolerantes à lactose encontrada em queijos e laticínios. Esses alimentos podem causar inchaço e constipação em alguns casos.

Por isso, se você tiver problemas de prisão de ventre, recomendamos não incluir queijo, leite e a maioria dos produtos lácteos em sua dieta, até que se sinta melhor. Em todo caso, você pode fazer uma exceção para os iogurtes probióticos.

6. Pratique mais esportes para superar a constipação sem laxantes

Exercícios ajudam a melhorar a digestão

A atividade esportiva irá ajudá-lo a ter uma saúde geral melhor e evitará que você sofra de constipação. Ocorre que o desenvolvimento dos músculos facilita a expulsão das fezes.

Além disso, a ausência de exercício físico pode causar uma fraqueza do intestino que dificulta a evacuação regular de resíduos. Não se esqueça que um estilo de vida sedentário pode afetar a digestão e causar a constipação. Portanto, é aconselhável praticar exercícios moderados pelo menos 3-4 vezes por semana.

Por isso, se você sofre de constipação, não deve ter dúvidas de que caminhar, nadar, correr ou praticar Ioga são excelentes opções para combatê-la. Inclusive, praticar 10 ou 15 minutos por dia de exercício físico pode ajudar a regularizar seu corpo.

Finalmente, esperamos que nossa lista de hábitos para superar a constipação sem laxantes seja útil para você, e possa reduzir os sintomas e o desconforto causados ​​por essa condição. Temos certeza que você vai conseguir superá-la!