Praticar esporte acompanhado ou sozinho?

Praticar esporte acompanhado ajudará a alcançar os objetivos com maior motivação. No entanto, ao interagir com outros indivíduos também poderá se distrair no processo e minar sua produtividade.
Praticar esporte acompanhado ou sozinho?

Última atualização: 05 Novembro, 2019

Certamente já escutou a frase “corpo saudável, mente saudável”. Esta data do século II e faz referência ao cultivo do corpo que traz como consequência uma mente saudável. Nesse sentido, praticar esporte acompanhado ou sozinho, nos leva a alcançar esse equilíbrio entre corpo e mente.

Sem dúvida, não há melhor maneira de desfrutar da vida do que gozando de uma saúde plena. Para isso, é bom planejar os dias, reservando um tempo na rotina diária para os exercícios físicos. Dessa maneira, ajudará o corpo a se manter em forma por fora e com um bom funcionamento por dentro.

Praticar esporte sozinho

Mulher correndo sozinha

Vantagens

  • Maior concentração: ao realizar o próprio treinamento individual terá menos fatores de distração e sua mente estará focada somente em sua rotina. Além disso, focará em realizar o exercício de forma correta, pois estará atento em como realiza cada movimento. Ademais, respeitará os tempos de descanso.
  • Mais organização: prepare a rotina diária ou semanal se baseando nas necessidades do objetivo esportivo. Dessa forma, alcançará o melhoramento físico ou técnico sem depender de outros.
  • Menos tempo de espera: quando saímos para treinar sozinhos, começamos a praticar diretamente, sem demorar para chegar ao local de treinamento.

Desvantagens

  • Dificuldade para progredir: existem exercícios que requerem ajuda ou apoio para ter rendimento máximo. Por isso, sozinho é quase impossível realizar alguns exercícios com certa intensidade.
  • É fácil estagnar: as chances são altas de não avançar na rotina e melhoramento das técnicas, caso não tenha alguém que diga em que estamos falhando e como corrigi-lo. 
  • Tédio: mentalmente é mais esgotador e muitos terminam abandonando a atividade porque o trabalho se torna mais pesado, principalmente nos dias nos quais não estamos muito animados ou não temos motivação.

Leia também este artigo: Os benefícios de praticar um esporte

Praticar esporte acompanhado

Praticar esporte em família

Vantagens

  • Mais dinâmico: quando treinamos em grupo o tédio se mantém afastado. Compartilhamos com outras pessoas e é possível intercambiar técnicas. Dessa maneira, o tempo de treinamento se torna divertido e ameno.
  • Maior motivação: ao praticar esporte acompanhado, as outras pessoas podem nos animar a realizar exercícios que são difíceis. Dessa forma, percebemos que é possível avançar e somos capazes de superarmos.
  • Ajuda mútua e progressão: os companheiros ajudam a corrigir as posturas e assim melhorar as técnicas. Também existe trocas de dicas e ideias que nos ajudam a progredir.
  • Interação social: favorece a integração social ao abordar novos espaços com pessoas com um interesse comum. Assim, são criadas relações humanas saudáveis.

Desvantagens

Esporte em grupo

No entanto, existe uma série de desvantagens que tornam o trabalho em equipe menos produtivo.

  • Fácil distração: se for praticar esporte acompanhado poderá se envolver em conversas que não têm nada a ver com o treinamento. Dessa forma, os momentos de descanso se tornam mais longos.
  • Erros de técnica: assim como existe o companheiro que te ajuda, também pode estar aquele companheiro que está em um nível abaixo do seu e pode não te corrigir. Ou, ainda pior, dizer que algo está errado, quando está certo, e te fazer duvidar. É bom ficar muito atento a isso.
  • Esperas prolongadas: quando o grupo de treinamento é muito grande, o tempo para chegar a nossa vez pode se prolongar muito e a atividade fica dispersa. É melhor treinar com um grupo dinâmico em que não sobre tempo.

Concluindo…

Por um lado, praticar esporte acompanhado ou sozinho traz um benefício integral para o ser humano, sempre e quando se escolha um que se goste e que não tenha limitações. Além disso, é possível testar vários esportes até encontrar o indicado.

Aquecer antes de praticar esportes

Por outro lado, a nível mental, são aliviadas tensões liberando o estresse acumulado diariamente. Também aumenta a autoestima e a capacidade de memória. Isso se deve a produção de diferentes hormônios, entre eles as endorfinas, que são liberadas durante a atividade física, nos fornecendo uma sensação de bem-estar e segurança.

O esporte também ajuda a combater vícios como o tabagismo e o alcoolismo. A nível corporal, contribui para o controle do peso, cuidado das articulações, fortalecimento dos músculos e prevenção de doenças cardiovasculares.

Por isso, afasta-se do sedentarismo e acrescente um esporte a sua rotina diária, não importa se o pratica sozinho ou acompanhado.

Pode interessar a você...
Os 6 melhores esportes para prevenir infartos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os 6 melhores esportes para prevenir infartos

Para cuidar bem da saúde do seu coração, é possível praticar exercícios físicos aeróbicos. Esses, também são excelentes para prevenir infartos.



  • Rodríguez Salazar MC, Montoya JC. Entrenamiento en el mantenimiento de la atención en deportistas y su efectividad en el rendimiento. Acta Colombiana de Psicología, 2006;9(1): 99-112 Universidad Católica de Colombia. Bogotá, Colombia
  • Organización Mundial de la Salud. Enfermedades cardiovasculares (2017) [Online] Available at: www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/cardiovascular-diseases-(cvds)