6 truques eficazes para ter motivação para fazer atividade física

· 20 de março de 2018
Devemos ver os exercícios como um meio para conseguir a saúde que queremos e o bem-estar de que precisamos. Quando fizermos disso um hábito, nosso corpo vai exigir a atividade física.

A saúde é um dos pilares da nossa felicidade. Para manter um corpo saudável é necessário tomar cuidado e adquirir hábitos de vida saudáveis, como, por exemplo, a prática de exercícios. Mas onde podemos encontrar a motivação para fazer atividade física?

O exercício físico nos traz autoconfiança, qualidade de vida, energia, lucidez mental e, é claro, força física.

Existe uma grande variedade de atividades que podemos escolher, não importa a nossa idade, sexo ou forma física. Portanto, não há desculpas para ficar o tempo todo sentado no sofá.

Se você quer começar, mas ainda está precisando de um empurrãozinho final, conheça estas dicas para encontrar a motivação para fazer atividade física

Como despertar a motivação para fazer atividade física?

1. Defina um objetivo

Mulher amarrando tênis de corrida

Toda montanha começa a ser escalada de baixo. Comece pouco a pouco a prática da atividade física escolhida.

Lembre-se de que se você passou longos períodos de inatividade e sedentarismo, corre o risco de se lesionar ao começar a praticar exercícios de maneira extrema.

Comece então a praticar seus exercícios preferidos fixando uma meta de curto prazo e, acima de tudo, de forma gradual. Não tente dar passos de gigante.

Sua motivação aumenta quando você começa a alcançar seus objetivos, quando os resultados falam por si mesmos.

Sugerimos utilizar um calendário ou agenda em que possa ir anotando o seu progresso. Assim, poderá ver os resultados e comparar suas realizações.

Hoje em dia também existem muitos aplicativos que lhe permitirão controlar e acompanhar o seu esforço.

2. Conte com um treinador pessoal

Para otimizar o seu tempo ao máximo, recomendamos começar os treinos com um professor. Desta forma, você evitará maus hábitos que possam causar lesões e aprenderá os movimentos com perfeição.

Jamais subestime esta ajuda, mesmo que isso represente um gasto extra em seu orçamento. Um bom treinador saberá motivá-lo durante os períodos mais difíceis.

Além disso, vai monitorar sua evolução e este compromisso será mais um estímulo para não faltar às aulas.

3. Cultive a disciplina

Mulher fazendo exercício ao ar livre

Você deve começar a ter uma disciplina saudável:

  • Cumpra os dias e os horários que você selecionou para fazer exercícios. Não importa se está chovendo, se chegou visita em sua casa ou se você tem tarefas a fazer.
  • É comum enganarmos a nós mesmos com mil desculpas, quando, na verdade, só estamos com preguiça. Esforce-se para não trair este compromisso consigo mesmo.

A atividade física não é um fim, é um meio. Um estilo de vida, uma atividade que você deve incorporar em seu dia a dia, como escovar os dentes ou almoçar. Quando sentir um pouco de remorso por ter “pulado” uma sessão de treino, isso será um indicativo de que você está indo por um bom caminho.

A produção de endorfinas após uma sessão de treinamento irá motivá-lo para o dia seguinte.

4. O exercício é um investimento em si mesmo

Pense na atividade física como um investimento em si, em sua saúde e bem-estar.

Seguir uma rotina de exercícios não apenas nos ajuda a estar em forma, mas também previne doenças e ainda é uma grande força para nos recuperarmos de um problema de saúde.

Movimentar-se gera múltiplos benefícios para a saúde:

  • Regula o metabolismo
  • Melhora o peso corporal
  • Previne a flacidez muscular
  • Ajuda a eliminar toxinas do nosso organismo
  • Melhora a agilidade mental
  • Aumenta a autoestima e a autoconfiança
  • Regula os níveis de açúcar no sangue
  • Beneficia as pessoas com osteoporose
  • Regula a pressão arterial
  • Favorece a saúde das articulações e aumenta a flexibilidade
  • Desperta o otimismo, a alegria e a força física.
  • Combate a insônia.

5. Ouça músicas animadas

Mulher fazendo exercícios ouvindo música

Você pode curtir ainda mais suas sessões de exercícios se ouvir suas músicas preferidas enquanto realiza a atividade física. Pode parecer insignificante, mas o desempenho melhora quando ouvimos músicas das quais gostamos ou que nos motivam.

É óbvio que você deve escolher músicas com um certo ritmo e energia. No entanto, se a atividade física requer pouco esforço, também recomendamos áudiolivros ou até sua rádio preferida.

6. Melhore a sua alimentação

Se você vai ter um grande desgaste físico, é importante fornecer ao seu corpo os nutrientes de que necessita. Por exemplo, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.

Você deve planejar bem seus cardápios para evitar carências nutricionais e para ter um alto desempenho durante o exercício.

Consulte um nutricionista se você quer consumir produtos específicos, como por exemplo shakes de proteína, barras energéticas, etc.

Você já encontrou a motivação para fazer atividade física? Esperamos que estes conselhos possam ajudá-lo a seguir por este caminho cheio de saúde e bem-estar.