Qual é o melhor momento do dia para fazer exercícios?

De acordo com o que você deseja alcançar, escolha o melhor momento do dia para se exercitar. Se quer perder peso, não deveria treinar no mesmo horário de quem busca desenvolver massa muscular.

A atividade física regular é uma das práticas mais saudáveis que existem, mas dependendo de metas individuais, você deve saber escolher o melhor momento do dia para fazer exercícios.

Aqueles que querem perder peso, por exemplo, não podem se exercitar na mesma hora que quem deseja ganhar massa muscular ou aumentar a resistência. Os resultados nunca serão os mesmos.

Apesar de muitas pessoas organizarem sua agenda de treinamento de acordo com sua disponibilidade de tempo, isso nem sempre é correto. Existem vários parâmetros que permitem identificar quando devemos ou não sujeitar o corpo a determinados exercícios. Da mesma forma que existem ciclos de repouso e hormônios, também há ciclos para a atividade física.

De acordo com os especialistas, é o ritmo biológico do sono e da vigília (relógio interno), determinado pelo sol, que controla as funções que afetam a prática do esporte. Portanto, os atletas não dão um passo sem avaliar primeiro o comportamento do relógio interno e o impacto que ele tem em seu desempenho, velocidade e esforço.

Qual é o melhor momento do dia para fazer exercícios?

Mulher fazendo alongamento com bola de pilates

As pessoas que geralmente realizam atividades de intensidade leve a moderada podem fazê-lo a qualquer momento, desde que tenham boa saúde e evitem excessos. No entanto, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:

  • Na parte da manhã, a temperatura corporal está no seu nível mais baixo, portanto, a energia e o fluxo sanguíneo são menores. O frio, junto com a rigidez dos músculos, aumenta o risco de fraturas ou lesões.
  • Estudos recentes indicam que as sessões de exercícios na parte da manhã comprometem o sistema imunológico, aumentando as chances de contrairmos infecções por bactérias ou vírus.
  • A temperatura do corpo e os hormônios atingem seu pico mais alto às 18 horas. Portanto, o corpo responde melhor às exigências esportivas.
  • Entre as 16h e as 17h da noite, os pulmões funcionam de forma mais adequada. Os músculos tornam-se mais flexíveis, a intensidade é maior, o desempenho melhora e o estresse é liberado com mais facilidade.
  • O exercício entre as 15h e as 19h ajuda a regular a ingestão de alimentos.
  • Treinar no início do dia ajuda a desenvolver um senso de disciplina e perseverança e contribui para o repouso saudável e na hora certa. No entanto, requer um aquecimento mais extenso, devido ao número de horas de inatividade durante o sono.
  • O exercício gera adrenalina. Praticar exercícios à noite pode levar à insônia e causar dificuldades para controlar os batimentos cardíacos. O ideal é fazer exercícios pelo menos duas horas antes de ir para a cama.

Por que escolher uma hora do dia para se exercitar?

Mulher correndo

Para alcançar seus objetivos, você deve saber qual é o melhor momento do dia para fazer exercícios no seu caso. Dependendo do que deseja alcançar, isso pode ser feito da seguinte maneira:

  • Queimar calorias. Quem tenta perder peso pode treinar durante a tarde, quando o metabolismo começa a diminuir. Quanto mais frio o ambiente, mais calorias podem ser queimadas.
  • Aumentar a resistência aeróbica. Esta é a capacidade biológica de fazer um grande esforço numa intensidade média ou baixa. O desempenho será o mesmo, independentemente do horário em que você treinar.
  • Obter resistência anaeróbia. Para obter flexibilidade, força, potência e velocidade, ou seja, para realizar esforços de curta duração e alta intensidade, é aconselhável se exercitar a partir das 18h, até à noite. Os atletas tendem a treinar no mesmo horário em que vai acontecer a competição, para garantir e monitorar seu desempenho.
  • Desenvolver massa muscular. Os hormônios serão os melhores aliados para essa finalidade se você treinar no início da manhã ou no final da tarde.

Lembre-se de que cada organismo é diferente

Mulher fazendo exercício na academia

Embora existam sugestões gerais, é importante lembrar que cada organismo é diferente e que as respostas aos estímulos não são as mesmas em todos os casos. Calcular a temperatura corporal de acordo com os ciclos circadianos é uma maneira de determinar qual é o melhor momento do dia para fazer exercícios em cada caso.

Para isso, é necessário manter um controle por cinco ou seis dias consecutivos (com mensurações a cada duas horas) para estabelecer uma média. Você pode treinar três horas antes ou três horas após esse valor.

Se achar essas medições complicadas, e se você só busca se exercitar para ter saúde, existem outras opções. Não é preciso se submeter a rotinas e horários rígidos: um treino descontraído de 30 minutos por dia pode funcionar. Além disso, ao se exercitar ao ar livre, você ainda vai aliviar o estresse e melhorar sua saúde emocional e mental. Mas é bom evitar o horário de pico do sol, entre as 10h e as 16h.

Recomendados para você