7 formas de cuidar do seu peso e o de sua família

Para cuidar do peso corporal de todos os integrantes de família é importante adotar hábitos de vida saudáveis de maneira permanente. Uma boa nutrição e a prática de exercício físico são essenciais. 

A necessidade de cuidar do próprio peso e o da família está em questões de saúde. O sobrepeso e a obesidade são problemas de saúde públicos que afetam milhões de pessoas no mundo, incluindo crianças de curta idade.

Estes transtornos são o principal fator de risco de doenças cardiovasculares, diabetes e outros problemas metabólicos que podem reduzir a qualidade de vida quando não controladas a tempo.

Por este motivo, é fundamental entender a importância de seguir um estilo de vida saudável, não só melhorando 100% a dieta, como também incorporando outros bons hábitos como o exercício físico e o descanso.

Está buscando uma maneira de melhorar o peso de todos? Você pode fazer muitas coisas. Neste artigo compartilhamos alguns conselhos básicos para que você comece a seguir com sua família de agora em diante. 

As melhores formas de cuidar de seu peso e o de sua família

Perder peso pode ser um processo lento, especialmente quando o metabolismo fica lento. Pode variar em cada pessoa, pois nem todos os organismos funcionam do mesmo modo, nem assimilam os alimentos da mesma forma.

É muito importante entender que não basta comer bem. Ainda que a dieta desempenhe um papel principal, existem outros fatores que também intervêm. Por outro lado, é essencial que os hábitos sejam permanentes e não só por alguns dias.

Ainda que hajam dezenas de dietas que prometam emagrecer em pouco tempo, a forma mais saudável e efetiva de conseguir um peso estável é com uma alimentação balanceada. Está pronto para tentar? Tome nota!

1. Mude o conceito de dieta

Comer vegetais ajuda a cuidar do seu peso

Para cuidar do próprio peso e o da família é de grande importância mudar o conceito de dieta. Esta primeira medida ajuda a fazer com que todos entendam que uma boa alimentação não é sinônimo de passar fome ou fazer rígidas restrições.

A dieta não deve ser reconhecida como um tipo de alimentação que se faz por alguns dias. Para não falhar na tentativa de cuidar da saúde e do peso, devemos reconhecê-la como um hábito insubstituível do estilo de vida.  

2. Café da manhã completo e balanceado

Cuidado! Não tomar o café da manhã é um dos grandes erros na hora de cuidar do peso corporal. Ainda que muitos pensem que pular esta refeição seja “poupar calorias”, pode produzir um efeito prejudicial no metabolismo.

As pessoas que não tomam o café da manhã bem, costumam ter mais ansiedade ao longo do dia. Além disso, o corpo gasta suas reservas de energia, afetando a massa muscular. Um café da manhã completo e balanceado evita que apareçam estas situações.

  • Saiba que você deve incluir fontes de gorduras saudáveis, proteínas e carboidratos. Além disso, seu total de calorias corresponde a 25% das necessidades do corpo.

3. Vigie as porções

Controlar as porções ajuda a cuidar do seu peso

Levar em consideração as porções de comida também é determinante para afastar o sobrepeso. Mesmo que os alimentos saudáveis tenham muitos nutrientes, não é correto se exceder com a quantidade.

Ao invés de fazer três refeições abundantes, o melhor é dividir as porções para cinco ou seis pratos diários. Além disso, ao servi-los, a metade deve ser de vegetais ou saladas, e a outra metade deve ser dividida em cereais e carnes magras.

4. Evite a comida rápida

Nos planos familiares nunca deve conter visitas a restaurantes de comida rápida. Esta é uma das responsáveis pelos descontroles de peso que tem tanto os adultos quanto as crianças. Na verdade, estão vinculadas com o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Estes alimentos incluem:

  • Cachorros quentes e hambúrgueres
  • Batatas fritas
  • Pizzas e lasanhas
  • Burritos e tacos
  • Carnes embutidas
  • Frituras
  • Doces, pães e confeitaria industrial

5. Crie cardápios balanceados

Comer verduras ajuda a cuidar do seu peso

Os planos de alimentação hipocalóricos já não são uma opção para emagrecer. Ainda que estejam vigentes e dão resultado, não são aconselhados por seus efeitos secundários. Se você tem como meta cuidar do seu peso e o de sua família, o melhor é buscar cardápios saudáveis e balanceados.

Estes podem conter alimentos como:

  • Carnes magras e peixes
  • Cereais integrais e legumes
  • Frutos secos e sementes
  • Frutas e vegetais de toda classe
  • Produtos lácteos baixos em gordura

6. Adote uma rotina de exercício

Em conjunto com uma boa dieta, o exercício físico é um dos melhores hábitos para cuidar do peso corporal. Sua prática diária estimula a atividade do metabolismo e aumenta o gasto energético para “queimar gordura” com mais facilidade.

Se você não tempo para ir na academia, pode adotar algumas rotinas simples na casa. Além disso, se quiser motivar toda a família, podemos sugerir muitas atividades esportivas no grupo:

  • Aulas de dança
  • Passeios de bicicleta
  • Atletismo
  • Aulas de natação
  • Treinamentos no parque ou jardim

7. Durma bem

Um bom descanso ajuda a cuidar do seu peso

O descanso, assim como a dieta e o exercício, é um hábito que devemos levar em consideração quando queremos cuidar do peso. Não dormir de forma suficiente altera a atividade do metabolismo e aumenta a tendência a ter sobrepeso.

Quando o sono é interrompido ou muito curto, aumenta a sensação de ansiedade pela comida e o estresse. Além disso, o organismo não consegue cumprir de forma ótima alguns processos que intervêm no peso.

  • Assegure-se de dormir bem todos os dias, por um período não inferior a 8 horas.
  • Se você tem filhos pequenos, lembre-se que devem descansar de 10 a 12 horas.

Se o que deseja é um peso saudável para você e para os seus familiares, deve melhorar por completo seus hábitos de vida. Incentive os bons costumes em sua família e assegure-se que tenham uma boa alimentação.

Recomendados para você