Por que me sinto sempre tão cansada?

13 de outubro de 2019
O cansaço físico e psicológico pode prejudicar nosso bem-estar e afetar nossa saúde. Aprender a deixar os problemas de lado e descansar será essencial para evitar problemas.

Certamente, você já se perguntou “porque sinto tanto cansaço”? O cansaço é a sensação de exaustão e é conhecido como fadiga. Isso é gerado por esforço excessivo e tensão causados ​​pelas atividades diárias. A manifestação de fadiga é acompanhada por fraqueza e mal-estar em geral. Saiba o motivo pelo qual você se sente tão cansada o tempo todo.

Por que sempre sinto tanto cansaço?

Mulher levantando cansada

A sensação de estar sempre tão cansado pode ser física e mental. Existem muitas causas de fadiga, que são geradas pelo ambiente ao seu redor. O cansaço tem duas dimensões; a pessoal e a social:

  • A dimensão pessoal refere-se a como você resolve problemas e à força mental para enfrentar os desafios.
  • Por outro lado, a dimensão social refere-se ao seu relacionamento com as pessoas ao seu redor. Ambas as dimensões podem causar o aparecimento de fadiga.

Se você sofre de cansaço constante, isso poderá gerar exaustão extrema, o que afetará sua saúde física e mental. Entre os sintomas dessa fase de cansaço estão a insatisfação, a sensação de fracasso, os problemas de sono e o quadro de ansiedade.

Estar sempre cansado não será mais um problema, pois hoje você saberá os motivos e como lidar com a fadiga. Deixe o cansaço de lado, viva em paz e aproveite os momentos da vida.

Sinto tanto cansaço pelos problemas domésticos

Muitas vezes, os problemas em questão são domésticos. Assim, ir às compras, resolver problemas em casa e administrar a pressão de levar as crianças para a escola podem ser motivos que causem fadiga, porque são situações exaustivas.

Discutir com familiares ou com seu parceiro ocasionará pressões em sua vida. Então, evite ficar presa no problema e procure a solução através da comunicação. Por outro lado, sua casa é um espaço para relaxar, não para gerar pressões ou situações de estresse.

Descubra: 5 hábitos que estão arruinando o seu descanso sem você saber

Situações de pressão no trabalho

O cansaço e a pressão no trabalho

O trabalho é um lugar para desenvolver sua profissão e habilidades; é um espaço para crescer e se esforçar diariamente. No entanto, muitas vezes as tarefas e a carga laboral aumentam, e isso cria pressão e fadiga no trabalho. Mas, se você transladar essa pressão para todos os ambientes da sua vida, as outras atividades diárias serão prejudicadas.

Se você adormece enquanto faz um relatório ou não presta atenção nas reuniões, isso se deve ao cansaço acumulado. Portanto, não leve trabalho para casa e separe os espaços: suas atividades de trabalho ficam no escritório.

Esgotamento mental e psicológico

Quando você se sente pressionada e pensa nos seus problemas o dia todo, mas sem procurar uma solução, ficará exausta mental e psicologicamente. Situações da vida podem esgotá-la. Se você não tiver força mental para enfrentar os problemas, pode ficar cansada.

Os problemas têm uma solução, portanto, não se amarre neles e siga em frente. A mente controla o corpo, sendo assim, não deixe que ela a domine e se arme de coragem para ter uma vida feliz e saudável.

Fadiga física

O trabalho e a falta de sono

A fadiga física é uma manifestação do corpo quando é submetido a uma atividade intensa ou situação irregular. Portanto, se você pratica esportes, mas não descansa o suficiente, seu corpo se sentirá exausto.

Ao submeter o corpo ao desgaste físico da rotina, você não sentirá vontade de se levantar ou fazer as atividades programadas. Aliás, descansar e dormir são essenciais para evitar estar sempre tão cansada.

Leia também: Por que durmo tão mal? Ideias e posições para dormir melhor

Controle das emoções

O ser humano é feito de emoções. Tristeza, alegria, medo e surpresa fazem parte da nossa vida. Sendo um conjunto de emoções, você terá reações diferentes, dependendo da situação que aparecer no seu caminho. Viva a emoção do momento e não a acumule, para evitar sobrecarregar-se de problemas. Expressar o que você sente impedirá o cansaço emocional e você poderá enfrentar problemas com força.

Estas são algumas das razões pelas quais você se pergunta: por que sinto tanto cansaço? Para evitar a fadiga, o principal é descansar e dormir. Respeite os espaços e compartilhe com as pessoas ao seu redor. Você também pode praticar esportes para manter seu corpo saudável e sua mente ocupada. Não deixe a fadiga tomar conta de você e aproveite a vida!

  • Fernández Solà, Joaquim. “Sobrevivir al cansancio.” Una aproximación al síndrome de fatiga crónica 2 (2003).
  • Miró, Elena, et al. “La fibromialgia en hombres y mujeres: comparación de los principales síntomas clínicos.” (2014).
  • Ruiz, E., et al. “Síndrome de fatiga crónica: estudio de una serie consecutiva de 824 casos evaluados en dos unidades especializadas.” Revista Clínica Española 211.8 (2011): 385-390.