Quer ter pés bonitos e saudáveis? Saiba mais

· 19 de maio de 2015
Quer ter pés bonitos e saudáveis? Saiba como a seguir!

Você já notou como várias pessoas costumam dedicar horas a aplicar cremes e fazer tratamentos de beleza no rosto, pescoço e mãos, mas costumam se esquecer dos pés? Eles, que suportam nosso peso o dia inteiro, certamente merecem um pouco mais de atenção e carinho, não é verdade?

Poucas pessoas têm consciência do quanto é importante cuidar dessa área, e geralmente só começam quando percebem que já desenvolveram alguma condição dolorosa.

Os problemas nos pés podem ir desde pele seca e rachada, passando por infecções fúngicas até chegar a condições mais sérias, que podem inclusive ser indicadores de determinadas doenças, como a diabetes.

Por isso, vale a pena investir um pouco de tempo para ter pés bonitos e saudáveis. Nesse artigo iremos apresentar os melhores óleos essenciais para cuidá-los, que ajudarão a revitalizá-los e deixar sua pele suave e macia, sem rachaduras.

Óleos essenciais para cuidar dos pés

oleos

Os óleos essenciais são óleos botânicos concentrados que são usados para massagens e tratamentos de aromaterapia.

Além disso, são uma excelente opção para deixar os pés mais bonitos e cheios de saúde. São muitos os tipos, mas aqui listaremos os principais; que são ideais para o tratamento desta parte tão importante do nosso corpo.

  1. Óleo essencial de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta contém ácidos graxos ômega 3, que nutrem a pele quando são absorvidos por ela. Esse óleo ainda contém com mentol em sua composição, que ajuda a acalmar a pele irritada e suavizá-la.

Pode-se fazer um esfoliante natural com óleo de hortelã-pimenta, combinando uma colher de chá dele o com 1 xícara de flocos de aveia e 1/4 de xícara de sal marinho.

Massageie os pés com esse esfoliante, esfregando principalmente a região do calcanhar.

  1. Óleo essencial de lavanda

lavanda

O óleo de lavanda é usado há milhares de anos, desde civilizações antigas como a grega e a egípcia. É possível aplicá-lo diretamente nos pés fazendo uma massagem, para aproveitar suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e regenerativas.

Outra opção é adicionar algumas gotas à loção hidratante preferida. Massageie o calcanhar com a mistura à noite e coloque meias de algodão para dormir; que permitirão que o óleo penetre e aja a fundo na pele.

Saiba mais: 10 usos da lavanda em casa, na saúde e na estética

  1. Óleo essencial de melaleuca

O óleo de melaleuca é uma ótima alternativa para tratar os pés, já que conta com propriedades antissépticas e antifúngicas poderosas.

Caso seja usado regularmente, manterá os pés higienizados e saudáveis sempre. Basta massageá-los aplicando o óleo diretamente, principalmente na região do calcanhar.

O óleo de melaleuca é especialmente recomendado para o tratamento do pé de atleta.

  1. Óleo essencial de limão

Limão para ter pés bonitos

O aroma cítrico do limão ajuda a relaxar, ao mesmo tempo que o óleo essencial remove toxinas da sua pele.

Ademais, é capaz de estimular a circulação, fazendo com que o corpo possa melhorar de dentro para fora. Sua aplicação direta aquece os pés e dá à pele um aspecto mais saudável.

Outra forma de usar o óleo de limão é combinar 5 gotas com 40 ml de azeite de oliva e um pouco de água morna; para fazer um escalda pés.

Além disso, é uma ótima maneira de descansar o corpo após um dia corrido e exaustivo e cuidar dos pés com um só tratamento.

  1. Óleo essencial de eucalipto

O óleo de eucalipto é capaz de matar micro-organismo que podem causar os calcanhares rachados e com bolhas.

Além disso, hidrata, nutre e suaviza a pele ressecada. Basta fazer uma massagem relaxante utilizando-o.

Este óleo também pode ser usado como medida preventiva.

Pode-se misturar 1 colher de chá de óleo de eucalipto com dois copos de água, e colocar em um borrifador.

Em seguida, borrife a mistura para desinfetar seus tênis, principalmente após a prática de atividade física.

Leia mais: 5 soluções com eucalipto para aliviar problemas respiratórios

Dicas extras

  • Caso tenha algum tipo de alergia ou uma pele muito sensível, é importante diluir o óleo em partes iguais de azeite de oliva quando for fazer as massagens de forma direta.
  • Antes de iniciar estes tratamentos, molhe os pés e calcanhares com água morna.
  • Tente usar meias logo após a aplicação, pois alguns óleos essenciais podem manchar roupas, lençóis e móveis.
    Tenha cuidado para evitá-las.
  • Se quiser, é possível usar uma pedra pomes quando estiver aplicando os óleos nos pés. É ótima para eliminar suavemente as células mortas da pele.