Os três melhores cereais para perder peso

A aveia é um cereal muito adequado também para as pessoas diabéticas, já que regula o nível de açúcar no sangue. Ela também ajuda a eliminar gorduras.
Os três melhores cereais para perder peso
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 outubro, 2022

Pode ser que a essa altura, você já esteja saturada de tanto ouvir falar das dietas milagrosas. Nesse artigo, recomendaremos que você inclua na sua dieta estes maravilhosos cereais para perder peso. Confira!

Os cereais são realmente eficazes para perder peso?

perder peso com cereais

Ultimamente existem muitas sugestões sobre substituir um jantar por uma porção de cereais. Muitos são os fabricantes que tentam nos convencer de que essa substituição é ideal para o emagrecimento.

Mas temos que ter cuidado, porque os cereais são complementos na nossa dieta, e não devem substituir uma refeição, seja ela o almoço ou o jantar.

Os cereais, como mencionamos, funcionam como complementos na dieta e, portanto ajudam na perda de peso. O segredo de consumi-los e obter resultados está nos seguintes aspectos:

Os cereais são saciantes e evitam que comamos entre as refeições. Fornecem nutrientes e fibras para nos manter saciados até a próxima refeição.

Podemos, por exemplo, complementar os cerais com alguma proteína. Daremos uma dica.

Na hora do jantar, você pode preparar um pedaço de salmão ou peru assado e, em seguida, comer um prato de aveia com alguma fruta. Essa combinação é ideal, já que o índice calórico é muito baixo e, consequentemente, perderemos peso.

É importante saber que não podemos de forma alguma exagerar no consumo de cereais. O recomendado é comer uma xícara de aveia ou semente de chia por dia.

Por serem digestivos, nutritivos e nos saciar, podemos conseguir perder até meio quilo na semana.

Mas, atenção, não exagere no consumo. Lembre-se de que não basta complementar a dieta com o consumo de cereais; também é indicado praticar algum exercício.

Os melhores cereais para perder peso

Cereais para perder peso: o famoso cereal Teff

teff para perder peso

Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar do Teff.  Mas saiba que no mundo das celebridades, ele está no auge do seu consumo.

Diversos estudos demostraram que ele é eficaz para o emagrecimento e para manter a forma, além de contribuir para uma excelente saúde.

Mas o que é Teff? Este é um cereal que sempre se consumiu na África.

Existe a mas de 5000 anos e se comercializa em todos os países do mundo. Por esse motivo, não é difícil encontrá-lo em um supermercado comum ou em lojas de produtos naturais.

É ideal para manter a boa saúde graças a seu complemento vitamínico, e por seu alto conteúdo de ferro, por exemplo.

Além de ser um excelente nutriente, também é rico em carboidratos, fibras e não contém glúten. Indicadíssimo para pessoas com diabetes do tipo II. Mas afinal, qual é o seu segredo no auxílio da perda de peso?

É saciante, regula a queima de gorduras, é fácil de digerir, auxilia na prisão de ventre e é inacreditavelmente saudável para eliminar as toxinas favorecendo ainda mais o trânsito intestinal.

E como o consumimos? Muito fácil! Você pode misturá-lo com leite no café da manhã, fazer pão, bolos, bolachas e barras nutricionais.

Você só precisa de uma pequena quantidade para saciar sua fome e absorver os nutrientes. Não é incrível?

Cereais para perder peso: a aveia

aveia e morangos para perder peso

Certamente que você já sabia! A aveia se destaca como um dos melhores alimentos. Na verdade, a Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) menciona esse cereal como um dos mais nutrientes e saudáveis; ideal para ser incluído na nossa pirâmide alimentar.

Recomendamos a leitura: Quanto mais aveia, melhor

E mais… esse cereal  também é excelente para a perda de peso, você sabia? Ele atua como um saciante maravilhoso, regulador alimentício e excelente digestivo,  atuando na eliminação de gorduras gradativamente.

Mas para obter esses resultados, você deverá consumi-lo diariamente.

Contém fibra, vitaminas e minerais, além de oligoelementos. Não tenha dúvida, também é muito indicado para pessoas diabéticas, já que consegue regular o nível de açúcar no sangue.

Se você tiver problemas no fígado, recomendamos seu uso. Graças à lecitina, atua na limpeza e depuração. A aveia consegue sozinha depurar e eliminar as toxinas do nosso corpo, eliminando elementos nocivos, como a queima da gordura.

Portanto, a aveia é um presente natural que não podemos desperdiçar.

Ela ajudará a perder peso, e esse é um grande motivo para inclui-la diariamente no café da manhã, combinado-a com frutas, leite, ou, inclusive, você poderá preparar uma saborosa água com aveia e bebê-la nas refeições.

Cereais para perder peso: semente de chia

sementes chia

O consumo dessas sementes estão na moda. Mesmo que não seja precisamente um cereal, seus benefícios devem ser mencionados.

Apesar de sua longa tradição terapêutica em matéria de saúde e nutrição, somente agora está se redescobrindo o valor das sementes de chia, ideal também para perder peso. Mas qual é a origem da sua fama?

Por que são tão desejadas?

Em primeiro lugar, devemos saber que as sementes de chia são uma excelente fonte de fibra e antioxidantes, cálcio, proteínas e ácidos graxos ômega 3.

Um verdadeiro tesouro de propriedades que evitam que tenhamos vontade de beliscar entre as refeições graças aos seu efeito saciante.

E outra informação surpreendente, por exemplo, as sementes de chia absorvem seu peso em água, por esse motivo é indicado combiná-la com líquidos, com vitaminas e até com iogurtes.

Leia também: Maravilhas do iogurte

Ela nos sacia e nos fornece grandes benefícios nutricionais.

São digestivas, previnem a prisão de ventre, e também são ótimas para regular o açúcar no sangue.

As sementes de chia são realmente fantásticas e vale a pena inclui-las em nossa dieta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Jayachandran M., Chen J., Chung SSM., Xu B., A critical review on the impacts of b glucans on gut microbiota and human health. J Nutr Biochem, 2018. 61: 101-110.
  • Karl J. Ph, Maydani M, et al. Substituting whole grains for refined grains in a 6 week randomized trial favorably affects energy balance metrics in healthy men and postmenopausal women. The American Journal of Clinical Nutrition. Marzo 2017. 105 (3): 589-599.
  • Kikuchi I, Nozaki S, et al. Effects of whole grain bread on visceral fat obesity in Japanese subjects: a randomized double-blind study. Plant Foods for Human Nutrition. Septiembre 2018. 73 (3): 161-165.
  • My Plate. U. S. Department of Agriculture. Grains.
  • Rebello C. J, O’Neil C. E, et al. Dietary fiber and satiety: the effects of oats on satiety. Nutritional Reviews. Febrero 2016. 74 (2): 131-47.
  • Serra Majem L, Bautista Castaño I. Relationship between bread and obesity. British Journal of Nutrition. Abril 2015. 113 (Suppl 2): S29-35.
  • Stanhope KL., Sugar consumption, metabolic disease and obesity: the state of the controversy. Crit Rev Clin Lab Sci, 2016. 53 (1): 52-67.
  • Warrilow A., Mellor D., McKune A., Pumpa K., Dietary fat, fibre, satiation, and satiety a systematic review of acute studies. Eur J Clin Nutr, 2019. 73 (3): 333-344.
  • Wu W-Ch, Inui A, et al. Weight loss induced by whole grain rich diet is through a good microbiota-independent mechanism. World Journal of Diabetes. Febrero 2020. 11 (2): 26-32.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.