Propriedades da chia

· 27 de agosto de 2013

A chia é tão “poderosa” que já conquistou muitos adeptos. Por isso, vem fazendo sucesso no Brasil e em muitos outros países.

Embora também possa ser encontrada sob a forma de cápsulas feitas com o óleo da semente e também em farinha (feita da semente), para obter todos os seus nutrientes o ideal é consumir a semente, e os benefícios são muitos!

Mais saúde com a semente de chia

Apesar de ter ganhado evidência recentemente, baseada nos resultados de estudos feitos no início da década de noventa, a chia é um alimento milenar que tinha grande importância na vida de civilizações pré-colombianas.

Estes povos usavam-na para ter mais energia e estudos recentes da Universidade do Alabama comprovaram que a estratégia procede, já que o ômega 3 presente na chia ajuda a melhorar o condicionamento físico.

A chia é uma fonte riquíssima em ômega 3, que além de melhorar o desempenho físico ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a baixar a pressão arterial. A semente também é antioxidante e combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Por essas características, é um alimento rejuvenescedor e também anticancerígeno.

Além disso, a chia é rica em potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B. Por ser rica em cálcio e ferro, é uma excelente opção para a aquisição destes minerais que não podem ser adquiridos de fontes animais por razões diversas.

Leia também: Cafés da manhã com sementes de chia

Grande amiga da dieta

chia. HealthGauge

Ela é uma rica fonte de proteínas e fibras. Essa combinação a torna uma excelente aliada de qualquer dieta de emagrecimento. Além disso, já mencionamos antes que ela aumenta a resistência física, melhorando o desempenho na prática de exercícios.

Além disso, é conhecida por formar uma espécie de gel quando entra em contato com água. Quando ingerida, esta propriedade retarda a digestão e aumenta consideravelmente a saciedade.

As fibras presentes nessa semente aumentam a sensibilidade à insulina, ajudando a combater e controlar a diabetes tipo 2.

Elas também ajudam a queimar a gordura abdominal. Isso melhora não só a aparência de quem consome a semente, mas também a saúde.

Afinal, o excesso de gordura abdominal é um fator que torna o indivíduo mais propenso a problemas como infarto e derrame.

E não deixe de conferir: Arroz com verduras e chia: pobre em calorias e colesterol

Suas fibras também melhoram as funções gastrointestinais em geral. Assim, contribuem inclusive para a digestão e para regular a atividade intestinal. Se o seu objetivo é aliar perda de peso e saúde, a chia é a aliada ideal!

Imagem oferecida por Glenn.

  • Coelho, M. S., & de las Mercedes Salas-Mellado, M. (2014). Revisão: Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnológicas da semente de chia (Salvia hispanica L) em alimentos/Review: Chemical composition, functional properties and technological applications of chia (Salvia hispanica L) seeds in foods. Brazilian Journal of Food Technology, 17(4), 259.