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Propriedades da chia

Propriedades da chia

Última atualização: 06 Março, 2019

A chia é tão “poderosa” que já conquistou muitos adeptos. Por isso, vem fazendo sucesso no Brasil e em muitos outros países.

Embora também possa ser encontrada sob a forma de cápsulas feitas com o óleo da semente e também em farinha (feita da semente), para obter todos os seus nutrientes o ideal é consumir a semente, e os benefícios são muitos!

Mais saúde com a semente de chia

Apesar de ter ganhado evidência recentemente, baseada nos resultados de estudos feitos no início da década de noventa, a chia é um alimento milenar que tinha grande importância na vida de civilizações pré-colombianas.

Estes povos usavam-na para ter mais energia e estudos recentes da Universidade do Alabama comprovaram que a estratégia procede, já que o ômega 3 presente na chia ajuda a melhorar o condicionamento físico.

A chia é uma fonte riquíssima em ômega 3, que além de melhorar o desempenho físico ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a baixar a pressão arterial. A semente também é antioxidante e combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Por essas características, é um alimento rejuvenescedor e também anticancerígeno.

Além disso, a chia é rica em potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B. Por ser rica em cálcio e ferro, é uma excelente opção para a aquisição destes minerais que não podem ser adquiridos de fontes animais por razões diversas.

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Grande amiga da dieta

chia. HealthGauge

Ela é uma rica fonte de proteínas e fibras. Essa combinação a torna uma excelente aliada de qualquer dieta de emagrecimento. Além disso, já mencionamos antes que ela aumenta a resistência física, melhorando o desempenho na prática de exercícios.

Além disso, é conhecida por formar uma espécie de gel quando entra em contato com água. Quando ingerida, esta propriedade retarda a digestão e aumenta consideravelmente a saciedade.

As fibras presentes nessa semente aumentam a sensibilidade à insulina, ajudando a combater e controlar a diabetes tipo 2.

Elas também ajudam a queimar a gordura abdominal. Isso melhora não só a aparência de quem consome a semente, mas também a saúde.

Afinal, o excesso de gordura abdominal é um fator que torna o indivíduo mais propenso a problemas como infarto e derrame.

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Suas fibras também melhoram as funções gastrointestinais em geral. Assim, contribuem inclusive para a digestão e para regular a atividade intestinal. Se o seu objetivo é aliar perda de peso e saúde, a chia é a aliada ideal!

Imagem oferecida por Glenn.

Cafés da manhã com sementes de chia

Cafés da manhã com sementes de chia

Os cafés da manhã com sementes de chia nos fornecem um extra de nutrientes e energia para enfrentar o dia da melhor forma.



  • Coelho, M. S., & de las Mercedes Salas-Mellado, M. (2014). Revisão: Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnológicas da semente de chia (Salvia hispanica L) em alimentos/Review: Chemical composition, functional properties and technological applications of chia (Salvia hispanica L) seeds in foods. Brazilian Journal of Food Technology, 17(4), 259.