Os motivos para parar de fumar

Os motivos para parar de fumar são muitos, mas às vezes são ignorados devido à força que o vício exerce sobre os fumantes. O principal motivo para abandonar o tabaco é a preservação da qualidade de vida. A partir disso, mais benefícios são obtidos.
Os motivos para parar de fumar

Última atualização: 18 Fevereiro, 2021

Os motivos para parar de fumar são inúmeros, mas as razões para fumar são poucas. Geralmente, este é um hábito adquirido inconscientemente, que posteriormente gera uma dependência física e psicológica difícil de ser quebrada.

Um grande número de fumantes na verdade não gosta de fumar. Eles fazem isso compulsivamente, embora sintam que estão prejudicando os pulmões. A dependência é tão forte que eles continuam a fazê-lo, mesmo sem sentir nenhum prazer óbvio.

Embora existam muitos motivos para parar de fumar, não é bom fazê-lo apenas por causa da pressão externa ou de um sentimento de culpa. O certo a fazer é conhecer os benefícios de uma vida sem o cigarro. Aqui estão alguns motivos pelos quais vale a pena pensar em parar.

Ter mais tempo de vida, um dos principais motivos para parar de fumar

Neta com a avó
De acordo com estudos, o hábito de fumar reduz a expectativa de vida.

Este é um fato comprovado cientificamente: fumar encurta a vida. Um estudo de mais de 50 anos, publicado pelo British Medical Journal, indica que um fumante viverá em média uma década a menos que um não fumante. O aumento da expectativa de vida é um dos principais motivos para contemplar a ideia de parar de fumar.

Prevenir doenças que afetam a qualidade de vida

Todos nós sabemos que fumar pode causar inúmeras doenças. As mais graves são os diferentes tipos de câncer, problemas cardiovasculares e doenças respiratórias. Tudo isso, e muitos mais, pode levar a uma diminuição acentuada na qualidade de vida. Não é só que sua vida é encurtada, mas você pode viver vários anos entre remédios, hospitais, etc.

Aumentar o rendimento físico

Os fumantes se cansam mais facilmente. Subir escadas ou fazer uma longa caminhada pode se tornar uma verdadeira façanha para eles. Isso os priva da prática de muitos esportes e atividades físicas que exigem alguma força respiratória. Um dos motivos para parar de fumar é aumentar o rendimento físico e, assim, ter acesso a atividades saudáveis ​​e divertidas.

Melhorar a aparência física

Fumar prejudica a aparência da pele, tornando-a mais seca e envelhecendo-a precocemente. Também causa mau hálito e vários problemas dentários. Na verdade, os dentes costumam ficar amarelados, assim como as unhas e os dedos. Soma-se a isso o cheiro exalado por quem fuma. Ao parar de fumar, você melhora a sua aparência pessoal.

Aumentar a sensação de autocontrole

Mulher respirando ar puro
Por ser um processo difícil, em que um vício deve ser superado, parar de fumar estimula o autocontrole.

Parar de fumar não é fácil, mas não é tão difícil quando há uma decisão consciente. Exigirá caráter, temperança e perseverança. É um desafio que pode levá-lo a aumentar sua força de vontade e, portanto, o seu autocontrole. Não apenas seu corpo se beneficia, mas você também se torna mais forte como pessoa.

Economizar dinheiro, um dos motivos para parar de fumar

Hoje, os cigarros têm um custo elevado em muitos países. Se você somar o que gastou em seu vício por um ano, poderá se surpreender. Um dos incentivos para parar de fumar pode ser exatamente este: economizar o dinheiro que costumava gastar com cigarros para usá-lo em outras coisas que deseja fazer ou comprar.

Proteger a saúde dos outros e da natureza

De uma forma ou de outra, as pessoas próximas a você acabam afetadas pelo seu vício. Fumar em casa, por exemplo, fará os outros se tornarem fumantes passivos por inspirarem a fumaça do cigarro. Da mesma forma, em maior ou menor grau, você contribuirá para a poluição ambiental. Além disso, os resíduos do tabaco são a maior fonte de lixo nas ruas.

Sentir mais liberdade

Fumar é uma atividade que envolve múltiplos condicionamentos. Se você for fazer um voo longo ou for a uma reunião social onde fumar é impossível, você se sentirá tenso e deslocado. Da mesma forma, um fumante tem que sair de muitos lugares toda vez que deseja fumar. Se você parar de fumar, todo esse condicionamento desaparecerá e você poderá se mover e se integrar com mais fluidez a todos os lugares.

Servir de exemplo para os mais novos

É muito comum que o hábito de fumar seja adquirido na juventude. Se não você fuma, está enviando uma mensagem aos mais novos: o tabaco faz mal. Mais do que com suas palavras, você ensina as novas gerações com o seu exemplo. Então, um dos motivos para parar de fumar é evitar que os jovens caiam nessa dependência, o que, sem dúvida, não vai trazer nada de bom para eles.

Pode interessar a você...
Prejuízos do tabaco na cavidade oral
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Prejuízos do tabaco na cavidade oral

Está demonstrado cientificamente que o consumo de tabaco produz um maior risco de câncer oral, lesões orais e doenças periodontais. Quer saber mais?



  • Leal, B. M., Ocampo, M. A., & Cicero, R. (2010). Niveles de asertividad, perfil sociodemográfico, dependencia a la nicotina y motivos para fumar en una población de fumadores que acude a un tratamiento para dejar de fumar. Salud mental, 33(6), 489-497.
  • Shaw, M., Mitchell, R., & Dorling, D. (2000, January 1). Time for a smoke? One cigarette reduces your life by 11 minutes. BMJ. https://doi.org/10.1136/bmj.320.7226.53
  • Alavanja, M., Baron, J. A., Brownson, R. C., Buffler, P. A., DeMarini, D. M., Djordjevic, M. V., … Zaridze, D. (2004). Tobacco smoke and involuntary smoking. In IARC Monographs on the Evaluation of Carcinogenic Risks to Humans (Vol. 83, pp. 1–1413). International Agency for Research on Cancer.
  • Buczkowski K, Marcinowicz L, Czachowski S, Piszczek E. Motivations toward smoking cessation, reasons for relapse, and modes of quitting: results from a qualitative study among former and current smokers. Patient Prefer Adherence. 2014;8:1353–1363. Published 2014 Oct 1. doi:10.2147/PPA.S67767
  • Sealock T, Sharma S. Smoking Cessation. [Updated 2019 Feb 17]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482442/